Mobiliário e arquitetura moderna brasileira: a contribuição da loja de móveis Branco & Preto (1952 a 1970)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25940 |
Resumo: | A presente pesquisa traça um panorama da arquitetura e do mobiliário produzido no Brasil desde o início do século XX, dando destaque para o móvel moderno brasileiro produzido entre as décadas de 1950 e 1970 e para a arquitetura residencial burguesa. Tem também como base analisar a produção articulada desse mesmo mobiliário e da arquitetura residencial moderna paulistana. Naquele período, a sociedade formada pelos arquitetos da loja Branco & Preto e o novo momento político que permeava o cenário nacional incentivaram a inserção e levaram à consolidação do ideário moderno em São Paulo. Essa produção significou, mediante a contribuição da loja de móveis Branco & Preto, um sinônimo de parceria e cooperação, ao atuar como mediadora da inter-relação entre o móvel e a arquitetura residencial propriamente dita. O objetivo geral é evidenciar e caracterizar a relação necessária entre a arquitetura moderna e o mobiliário produzido no período supracitado, que foi proporcionada pela disseminação e assimilação no Brasil do ideário e das práticas modernistas. O mobiliário projetado nesses anos vinha de uma linha produzida com requinte e excesso de ornamentos e consistia em elemento indissociável da expressão daquela arquitetura. Sendo assim, a pesquisa parte do pressuposto de que a relação entre os espaços internos e a casca arquitetônica encontrava no mobiliário um dos principais suportes de expressão de vanguarda. Ademais, é inevitável considerarmos o fato de que o mobiliário expressa valores culturais, estéticos, econômicos e sociais agregados, temas que o enriquecem e tornam complexas as suas características específicas e influências artísticas, bem como as técnicas de produção. As questões levantadas serão evidenciadas com a reconstituição, através de desenhos e maquetes da loja Branco & Preto localizada na Rua Vieira de Carvalho, nas reconstituições das salas da residência de Roberto Aflalo e da residência Pacaembu projetos dos arquitetos Plínio Croce e Roberto Aflalo de 1955, nas reconstituições da sala de estar da residência Maria Luisa e Oscar Americano de 1952 e do primeiro pavimento da residência Jardim América de 1956 ambos projetos do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke, além do desenvolvimento de desenhos e maquetes de móveis inéditos de autoria dos membros da loja. |
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Essa produção significou, mediante a contribuição da loja de móveis Branco & Preto, um sinônimo de parceria e cooperação, ao atuar como mediadora da inter-relação entre o móvel e a arquitetura residencial propriamente dita. O objetivo geral é evidenciar e caracterizar a relação necessária entre a arquitetura moderna e o mobiliário produzido no período supracitado, que foi proporcionada pela disseminação e assimilação no Brasil do ideário e das práticas modernistas. O mobiliário projetado nesses anos vinha de uma linha produzida com requinte e excesso de ornamentos e consistia em elemento indissociável da expressão daquela arquitetura. Sendo assim, a pesquisa parte do pressuposto de que a relação entre os espaços internos e a casca arquitetônica encontrava no mobiliário um dos principais suportes de expressão de vanguarda. Ademais, é inevitável considerarmos o fato de que o mobiliário expressa valores culturais, estéticos, econômicos e sociais agregados, temas que o enriquecem e tornam complexas as suas características específicas e influências artísticas, bem como as técnicas de produção. As questões levantadas serão evidenciadas com a reconstituição, através de desenhos e maquetes da loja Branco & Preto localizada na Rua Vieira de Carvalho, nas reconstituições das salas da residência de Roberto Aflalo e da residência Pacaembu projetos dos arquitetos Plínio Croce e Roberto Aflalo de 1955, nas reconstituições da sala de estar da residência Maria Luisa e Oscar Americano de 1952 e do primeiro pavimento da residência Jardim América de 1956 ambos projetos do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke, além do desenvolvimento de desenhos e maquetes de móveis inéditos de autoria dos membros da loja.This research provides an overview of the architecture and the furniture produced in Brazil since the early twentieth century, giving prominence to the modern mobile Brazilian produced between the 1950s and 1970s and the bourgeois residential architecture. It also has as a basis to analyze production articulated this same furniture and modern residential architecture in São Paulo. At that time, the company formed by architects Store Branco & Preto and the new political moment that permeated the national scene encouraged the insertion and led to the consolidation of the modern ideas in São Paulo. This production meant by the contribution of the furniture store Branco & Preto, a synonym of partnership and cooperation, to act as a mediator of the interrelationship between the mobile and residential architecture itself. The overall goal is to demonstrate and characterize the necessary relationship between modern architecture and furniture produced during the stated period, which was provided by the dissemination and assimilation in Brazil's modernist ideas and practices. The furniture designed these years came from a line produced with refinement and excess ornaments and consisted of an inseparable element of the expression of that architecture. Thus, the research assumes that the relationship between the interior spaces and architectural shell found in the furniture of the main supports of expression forefront. Moreover, it is inevitable considering the fact that the furniture expresses cultural values, aesthetic, economic and social aggregates, themes that enrich and make it complex to its specific characteristics and artistic influences, as well as production techniques. The issues raised will be evidenced by reconstituting, through drawings and models Branco & Preto Store located in Rua Vieira de Carvalho, the reconstructions of the halls of residence and the residence of Roberto Aflalo Pacaembu - designs of architects Plinio Croce and Roberto Aflalo 1955 in reconstructions of the living room of the house Maria Luisa and Oscar Americano 1952 and the first floor of the residence, 1956 Jardim America - both designs of architect Oswaldo Arthur Bratke, besides the development of drawings and models of mobile unpublished authored by members of store.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25940porUniversidade Presbiteriana Mackenziearquitetura modernadesigndesigner brasileirointeriores e mobiliáriomodern architecturedesignBrazilian designerinteriors and furnitureCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2530/Bruno%20Silva%20Dias.pdf.jpgMobiliário e arquitetura moderna brasileira: a contribuição da loja de móveis Branco & Preto (1952 a 1970)Furniture and Brazilian modern architecture: the contribution of the furniture store Branco & Preto (1952 to 1970)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPerrone, Rafael Antonio Cunhahttp://lattes.cnpq.br/3627961063335220Peixoto, Marta Silveirahttp://lattes.cnpq.br/5058603540533124BRArquitetura e UrbanismoUPMArquitetura e UrbanismoORIGINALBruno Silva Dias.pdfBruno Silva Dias.pdfapplication/pdf13548853https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d510ab62-4aef-4c05-9387-129b0d38d423/download7968699b375ad4490fa4676d5d0889d4MD51TEXTBruno Silva Dias.pdf.txtBruno Silva Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain256459https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a02ce66e-6308-49f6-80c7-b68f6212ae9c/download73181adefb513f75edb647c061e7335fMD52THUMBNAILBruno Silva Dias.pdf.jpgBruno Silva Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a7ab4a6e-01ff-42da-a1bd-d7f75055d11a/download0d074b0d79ac0570ea2b5af6581f0f69MD5310899/259402022-03-14 18:51:42.837oai:dspace.mackenzie.br:10899/25940https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:51:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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A presente pesquisa traça um panorama da arquitetura e do mobiliário produzido no Brasil desde o início do século XX, dando destaque para o móvel moderno brasileiro produzido entre as décadas de 1950 e 1970 e para a arquitetura residencial burguesa. Tem também como base analisar a produção articulada desse mesmo mobiliário e da arquitetura residencial moderna paulistana. Naquele período, a sociedade formada pelos arquitetos da loja Branco & Preto e o novo momento político que permeava o cenário nacional incentivaram a inserção e levaram à consolidação do ideário moderno em São Paulo. Essa produção significou, mediante a contribuição da loja de móveis Branco & Preto, um sinônimo de parceria e cooperação, ao atuar como mediadora da inter-relação entre o móvel e a arquitetura residencial propriamente dita. O objetivo geral é evidenciar e caracterizar a relação necessária entre a arquitetura moderna e o mobiliário produzido no período supracitado, que foi proporcionada pela disseminação e assimilação no Brasil do ideário e das práticas modernistas. O mobiliário projetado nesses anos vinha de uma linha produzida com requinte e excesso de ornamentos e consistia em elemento indissociável da expressão daquela arquitetura. Sendo assim, a pesquisa parte do pressuposto de que a relação entre os espaços internos e a casca arquitetônica encontrava no mobiliário um dos principais suportes de expressão de vanguarda. Ademais, é inevitável considerarmos o fato de que o mobiliário expressa valores culturais, estéticos, econômicos e sociais agregados, temas que o enriquecem e tornam complexas as suas características específicas e influências artísticas, bem como as técnicas de produção. As questões levantadas serão evidenciadas com a reconstituição, através de desenhos e maquetes da loja Branco & Preto localizada na Rua Vieira de Carvalho, nas reconstituições das salas da residência de Roberto Aflalo e da residência Pacaembu projetos dos arquitetos Plínio Croce e Roberto Aflalo de 1955, nas reconstituições da sala de estar da residência Maria Luisa e Oscar Americano de 1952 e do primeiro pavimento da residência Jardim América de 1956 ambos projetos do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke, além do desenvolvimento de desenhos e maquetes de móveis inéditos de autoria dos membros da loja. |
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