A tatuagem como processo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24617 |
Resumo: | De modo geral a tatuagem não é uma prática reconhecida como pertencente ao âmbito artístico mas geralmente ao campo da cultura. No entanto, há especificidades da tatuagem que se assemelham as práticas artísticas: o desenho, cores, pintura, composição etc. Além disso, os comportamentos de seus materiais bem como de seu suporte permitem relacionar seu processo com o âmbito da arte contemporânea conhecido como process art que tem como principais questões o comportamento dos materiais e especificidades dos meios bem como a crCada tatuagem deve ser desenvolvida para uma parte específica do corpo de uma determinada pessoa. Logo, o processo torna-se específico e dependente das propriedades deste corpo. Fatores externos como incidência do sol, cicatrizes e luminosidade artificial sobre a região tatuada, bem como fatores internos como metabolismo, regeneração celular afetam a tatuagem constantemente. Deste modo, pode-se dizer que a tatuagem é um processo constante que sofre modificações até a destruição completa de seu suporte, a pele. Ao refletir sobre a tatuagem como um processo aberto, esta pesquisa permite o estabelecimento de relações entre o processo na tatuagem e a process art. Deste modo dois pontos de destaque serão desenvolvidos: (i) serão mapeados momentos nos quais artistas contemporâneos e bioartistas utilizaram tatuagens em suas obras e processos; (ii) através do registro de um trabalho teórico-prático chamado de biotatuagens o processo da tatuagem será apresentado e descrito. As biotatuagens são imagens abstratas escolhidas pelo tatuador e adaptadas para se adequarem a uma dada região do corpo de uma pessoa específica. Tratam-se de tatuagens concebidas de modo a incorporar variáveis e modificações em suas estruturas durante o processo. A etapa prática permite focar na tatuagem não como objeto finalizado na pele, mas antes em todo seu processo. |
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Fatores externos como incidência do sol, cicatrizes e luminosidade artificial sobre a região tatuada, bem como fatores internos como metabolismo, regeneração celular afetam a tatuagem constantemente. Deste modo, pode-se dizer que a tatuagem é um processo constante que sofre modificações até a destruição completa de seu suporte, a pele. Ao refletir sobre a tatuagem como um processo aberto, esta pesquisa permite o estabelecimento de relações entre o processo na tatuagem e a process art. Deste modo dois pontos de destaque serão desenvolvidos: (i) serão mapeados momentos nos quais artistas contemporâneos e bioartistas utilizaram tatuagens em suas obras e processos; (ii) através do registro de um trabalho teórico-prático chamado de biotatuagens o processo da tatuagem será apresentado e descrito. As biotatuagens são imagens abstratas escolhidas pelo tatuador e adaptadas para se adequarem a uma dada região do corpo de uma pessoa específica. Tratam-se de tatuagens concebidas de modo a incorporar variáveis e modificações em suas estruturas durante o processo. A etapa prática permite focar na tatuagem não como objeto finalizado na pele, mas antes em todo seu processo.Generally speaking the tattoo is not a practice recognized as belonging to the artistic context, however, its characteristics and behavior of its materials as well as its support enable to relate its process with the process art. Each tattoo should be developed for a particular part of a particular person's body. Therefore, the process becomes specific and dependent on the properties of this body. External factors such as incidence of the sun, scars and artificial light on the tattooed area, as well as internal factors such as metabolism, cell regeneration etc. affect the tattoo constantly. Thus, it can be said that the tattoo is an ongoing process that undergoes changes until the complete destruction of its support, the skin. Reflecting on the tattoo as an open process, this research allows the establishment of relations between the tattoo process and process art. Thus two outstanding points will be developed: (i) moments in which contemporary artists and bioartistas used tattoos on his works and processes will be mapped; (Ii) by recording a theoretical and practical work called biotattoos the tattoo process will be shown and described. The biotattoos are abstract images chosen by the tattoo artist and adapted to fit a given region of the body of a specific person. These are tattoos designed to incorporate variables and changes in their structures during the procedure. The practical step allows to focus on the tattoo not as a finished object finalized in the skin, but rather in all its process.application/pdfSAD, Breno Bitarello. A tatuagem como processo. 2016. 170 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24617tattooprocessprocess arttattoo as a processbiotattoosporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesstatuagemprocessoprocess arttatuagem como processobiotatuagemCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/11972/Breno%20Bitarello%20Sad.pdf.jpgA tatuagem como processoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEHooper, Silvana Seabrahttp://lattes.cnpq.br/8311529534023655Nunes, Raquel RenóStalbaum, Brett OwenSuppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4926118547072736BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALBreno Bitarello Sad.pdfBreno Bitarello Sad.pdfapplication/pdf9716865https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/017f7a42-4633-44b0-ada7-8a66c9b4d14e/download1ada94da9c70fb9c9a6505499c3aa5e9MD51TEXTBreno Bitarello Sad.pdf.txtBreno Bitarello Sad.pdf.txtExtracted texttext/plain244844https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9eb5e469-3dde-4e03-883a-6c4dbb38fd1e/download8de6287b68378dc3191d213e65892fe6MD52THUMBNAILBreno Bitarello Sad.pdf.jpgBreno Bitarello Sad.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1067https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ab560fbe-e8cd-4b33-8b22-3bd1388cee70/download6d46b37bbf052df509e0a1c8a21eaa7eMD5310899/246172022-03-14 15:30:00.309http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24617https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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