Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600 |
Resumo: | Esta pesquisa busca investigar eventos que aproximaram Lina Bo Bardi das artes cinematográficas e seus contextos sociais, políticos e culturais, dando especial atenção aos seguintes longas-metragens: A Compadecida, de 1968, filmado no sertão de Pernambuco, com direção de George Jonas; e Prata Palomares, rodado em 1970, na cidade de Florianópolis, sob direção de André Faria. As cenografias para cinema, ou arquiteturas cênicas, são sublinhadas por esta disserta ção como ação concreta na trajetória da arquiteta, não como um desvio de percurso, dadas ao acaso, mas um desdobramentos de uma prática multidisciplinar, amparada pelo vasto arcabouço de referências que mescla, entre outros, o racionalismo europeu apreendido em sua formação italiana e o nacional-popular, em incursão pelo Nordeste brasileiro. Neste complexo diálogo entre arquitetura e cinema, as histórias e teorias de ambas as disciplinas são sobrepostas a fim de embasar a investigação sobre a atuação de Lina Bo Bardi no cinema e os procedimentos projetuais adotados pela arquiteta na tessitura dos filmes. |
id |
UPM_2daf1a1a2a271aea603770da32b9ef7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/30600 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Blas, Rafael VieiraGuerra Neto, Abílio da Silva2022-09-27T14:04:08Z2022-09-27T14:04:08Z2022-08-05Esta pesquisa busca investigar eventos que aproximaram Lina Bo Bardi das artes cinematográficas e seus contextos sociais, políticos e culturais, dando especial atenção aos seguintes longas-metragens: A Compadecida, de 1968, filmado no sertão de Pernambuco, com direção de George Jonas; e Prata Palomares, rodado em 1970, na cidade de Florianópolis, sob direção de André Faria. As cenografias para cinema, ou arquiteturas cênicas, são sublinhadas por esta disserta ção como ação concreta na trajetória da arquiteta, não como um desvio de percurso, dadas ao acaso, mas um desdobramentos de uma prática multidisciplinar, amparada pelo vasto arcabouço de referências que mescla, entre outros, o racionalismo europeu apreendido em sua formação italiana e o nacional-popular, em incursão pelo Nordeste brasileiro. Neste complexo diálogo entre arquitetura e cinema, as histórias e teorias de ambas as disciplinas são sobrepostas a fim de embasar a investigação sobre a atuação de Lina Bo Bardi no cinema e os procedimentos projetuais adotados pela arquiteta na tessitura dos filmes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLina Bo BardiarquiteturacinemacenografiaLina Bo Bardi: aproximações com o cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/5218253515771817http://lattes.cnpq.br/9459946974243577Anelli, Renato Luiz Sobralhttp://lattes.cnpq.br/1479357603158076Lima, ZeulerThis research seeks to investigate events that brought Lina Bo Bardi closer to the cinematographic arts and their social, political, and cultural contexts, paying special attention to the following feature films: A Compadecida, from 1968, filmed in the backlands of Pernambuco, directed by George Jonas; and Prata Palomares, shot in 1970, in the city of Florianópolis, directed by André Faria. The set designs for cinema, or scenic architectures, are underlined by this dissertation as a concrete action in the architect’s trajectory, not as a deviation from the path, given by chance, but as an unfolding of multidisciplinary practice, supported by the vast framework of references that mixes, among others, the European rationalism apprehended in its Italian formation and the national-popular, incursion in the Brazilian Northeast. In this complex dialogue between architecture and cinema, the stories and theories of both disciplines are superimposed to base the investi gation on Lina Bo Bardi’s performance in cinema and the design procedures adopted by the architect in the fabric of the films.Lina Bo Bardiarchitecturecinemaset designBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)UPMArquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOORIGINALDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docxDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docxRafael Vieira Blasapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document11726https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d366f9a5-20c7-47f2-b9c1-396a57690510/download8d08534bd77ca388260175dd45821f6aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca63abfe-0575-4c1e-a92e-5330d1fcf212/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/729544c1-f228-4f60-8ae9-05598f1afd93/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docx.txtDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docx.txtExtracted texttext/plain143https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60928ee7-6e10-4b1c-8cd0-d3791ba36e35/download8492d8f048737a2694494e77364aaec3MD5410899/306002023-01-05 01:04:51.64http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/30600https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-01-05T01:04:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema |
title |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema |
spellingShingle |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema Blas, Rafael Vieira Lina Bo Bardi arquitetura cinema cenografia |
title_short |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema |
title_full |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema |
title_fullStr |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema |
title_full_unstemmed |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema |
title_sort |
Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema |
author |
Blas, Rafael Vieira |
author_facet |
Blas, Rafael Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blas, Rafael Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guerra Neto, Abílio da Silva |
contributor_str_mv |
Guerra Neto, Abílio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lina Bo Bardi arquitetura cinema cenografia |
topic |
Lina Bo Bardi arquitetura cinema cenografia |
description |
Esta pesquisa busca investigar eventos que aproximaram Lina Bo Bardi das artes cinematográficas e seus contextos sociais, políticos e culturais, dando especial atenção aos seguintes longas-metragens: A Compadecida, de 1968, filmado no sertão de Pernambuco, com direção de George Jonas; e Prata Palomares, rodado em 1970, na cidade de Florianópolis, sob direção de André Faria. As cenografias para cinema, ou arquiteturas cênicas, são sublinhadas por esta disserta ção como ação concreta na trajetória da arquiteta, não como um desvio de percurso, dadas ao acaso, mas um desdobramentos de uma prática multidisciplinar, amparada pelo vasto arcabouço de referências que mescla, entre outros, o racionalismo europeu apreendido em sua formação italiana e o nacional-popular, em incursão pelo Nordeste brasileiro. Neste complexo diálogo entre arquitetura e cinema, as histórias e teorias de ambas as disciplinas são sobrepostas a fim de embasar a investigação sobre a atuação de Lina Bo Bardi no cinema e os procedimentos projetuais adotados pela arquiteta na tessitura dos filmes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-27T14:04:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-27T14:04:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d366f9a5-20c7-47f2-b9c1-396a57690510/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca63abfe-0575-4c1e-a92e-5330d1fcf212/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/729544c1-f228-4f60-8ae9-05598f1afd93/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60928ee7-6e10-4b1c-8cd0-d3791ba36e35/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d08534bd77ca388260175dd45821f6a e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 8492d8f048737a2694494e77364aaec3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819972277764096 |