Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blas, Rafael Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600
Resumo: Esta pesquisa busca investigar eventos que aproximaram Lina Bo Bardi das artes cinematográficas e seus contextos sociais, políticos e culturais, dando especial atenção aos seguintes longas-metragens: A Compadecida, de 1968, filmado no sertão de Pernambuco, com direção de George Jonas; e Prata Palomares, rodado em 1970, na cidade de Florianópolis, sob direção de André Faria. As cenografias para cinema, ou arquiteturas cênicas, são sublinhadas por esta disserta ção como ação concreta na trajetória da arquiteta, não como um desvio de percurso, dadas ao acaso, mas um desdobramentos de uma prática multidisciplinar, amparada pelo vasto arcabouço de referências que mescla, entre outros, o racionalismo europeu apreendido em sua formação italiana e o nacional-popular, em incursão pelo Nordeste brasileiro. Neste complexo diálogo entre arquitetura e cinema, as histórias e teorias de ambas as disciplinas são sobrepostas a fim de embasar a investigação sobre a atuação de Lina Bo Bardi no cinema e os procedimentos projetuais adotados pela arquiteta na tessitura dos filmes.
id UPM_2daf1a1a2a271aea603770da32b9ef7d
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/30600
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Blas, Rafael VieiraGuerra Neto, Abílio da Silva2022-09-27T14:04:08Z2022-09-27T14:04:08Z2022-08-05Esta pesquisa busca investigar eventos que aproximaram Lina Bo Bardi das artes cinematográficas e seus contextos sociais, políticos e culturais, dando especial atenção aos seguintes longas-metragens: A Compadecida, de 1968, filmado no sertão de Pernambuco, com direção de George Jonas; e Prata Palomares, rodado em 1970, na cidade de Florianópolis, sob direção de André Faria. As cenografias para cinema, ou arquiteturas cênicas, são sublinhadas por esta disserta ção como ação concreta na trajetória da arquiteta, não como um desvio de percurso, dadas ao acaso, mas um desdobramentos de uma prática multidisciplinar, amparada pelo vasto arcabouço de referências que mescla, entre outros, o racionalismo europeu apreendido em sua formação italiana e o nacional-popular, em incursão pelo Nordeste brasileiro. Neste complexo diálogo entre arquitetura e cinema, as histórias e teorias de ambas as disciplinas são sobrepostas a fim de embasar a investigação sobre a atuação de Lina Bo Bardi no cinema e os procedimentos projetuais adotados pela arquiteta na tessitura dos filmes.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLina Bo BardiarquiteturacinemacenografiaLina Bo Bardi: aproximações com o cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/5218253515771817http://lattes.cnpq.br/9459946974243577Anelli, Renato Luiz Sobralhttp://lattes.cnpq.br/1479357603158076Lima, ZeulerThis research seeks to investigate events that brought Lina Bo Bardi closer to the cinematographic arts and their social, political, and cultural contexts, paying special attention to the following feature films: A Compadecida, from 1968, filmed in the backlands of Pernambuco, directed by George Jonas; and Prata Palomares, shot in 1970, in the city of Florianópolis, directed by André Faria. The set designs for cinema, or scenic architectures, are underlined by this dissertation as a concrete action in the architect’s trajectory, not as a deviation from the path, given by chance, but as an unfolding of multidisciplinary practice, supported by the vast framework of references that mixes, among others, the European rationalism apprehended in its Italian formation and the national-popular, incursion in the Brazilian Northeast. In this complex dialogue between architecture and cinema, the stories and theories of both disciplines are superimposed to base the investi gation on Lina Bo Bardi’s performance in cinema and the design procedures adopted by the architect in the fabric of the films.Lina Bo Bardiarchitecturecinemaset designBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)UPMArquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOORIGINALDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docxDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docxRafael Vieira Blasapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document11726https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d366f9a5-20c7-47f2-b9c1-396a57690510/download8d08534bd77ca388260175dd45821f6aMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca63abfe-0575-4c1e-a92e-5330d1fcf212/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/729544c1-f228-4f60-8ae9-05598f1afd93/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docx.txtDivulgação não autorizada pelo(a) autor(a).docx.txtExtracted texttext/plain143https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60928ee7-6e10-4b1c-8cd0-d3791ba36e35/download8492d8f048737a2694494e77364aaec3MD5410899/306002023-01-05 01:04:51.64http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/30600https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-01-05T01:04:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
title Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
spellingShingle Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
Blas, Rafael Vieira
Lina Bo Bardi
arquitetura
cinema
cenografia
title_short Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
title_full Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
title_fullStr Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
title_full_unstemmed Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
title_sort Lina Bo Bardi: aproximações com o cinema
author Blas, Rafael Vieira
author_facet Blas, Rafael Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blas, Rafael Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guerra Neto, Abílio da Silva
contributor_str_mv Guerra Neto, Abílio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Lina Bo Bardi
arquitetura
cinema
cenografia
topic Lina Bo Bardi
arquitetura
cinema
cenografia
description Esta pesquisa busca investigar eventos que aproximaram Lina Bo Bardi das artes cinematográficas e seus contextos sociais, políticos e culturais, dando especial atenção aos seguintes longas-metragens: A Compadecida, de 1968, filmado no sertão de Pernambuco, com direção de George Jonas; e Prata Palomares, rodado em 1970, na cidade de Florianópolis, sob direção de André Faria. As cenografias para cinema, ou arquiteturas cênicas, são sublinhadas por esta disserta ção como ação concreta na trajetória da arquiteta, não como um desvio de percurso, dadas ao acaso, mas um desdobramentos de uma prática multidisciplinar, amparada pelo vasto arcabouço de referências que mescla, entre outros, o racionalismo europeu apreendido em sua formação italiana e o nacional-popular, em incursão pelo Nordeste brasileiro. Neste complexo diálogo entre arquitetura e cinema, as histórias e teorias de ambas as disciplinas são sobrepostas a fim de embasar a investigação sobre a atuação de Lina Bo Bardi no cinema e os procedimentos projetuais adotados pela arquiteta na tessitura dos filmes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-27T14:04:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-27T14:04:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d366f9a5-20c7-47f2-b9c1-396a57690510/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ca63abfe-0575-4c1e-a92e-5330d1fcf212/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/729544c1-f228-4f60-8ae9-05598f1afd93/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/60928ee7-6e10-4b1c-8cd0-d3791ba36e35/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d08534bd77ca388260175dd45821f6a
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
8492d8f048737a2694494e77364aaec3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819972277764096