Casa da Bênção: a construção de uma identidade interpentecostal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25571 |
Resumo: | Este trabalho teve como objeto de pesquisa a ITEJ, Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus conhecida popularmente como CB, Casa da Bênção. Trata-se de uma Igreja pentecostal cujo crescimento constitui mais um fenômeno religioso brasileiro a qual, embora em muitas ocasiões tenha chamado a atenção da imprensa, tem sido pouco estudada no meio acadêmico. Fundada em 1964 pelo casal Doriel de Oliveira e Ruth Brunelli de Oliveira, a CB tem sua origem na Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo, fundada e presidida pelo missionário Manoel de Mello. A CB é uma das mais antigas denominações pentecostais no Brasil. Dela saíram muitas outras igrejas do mesmo perfil, que se espalharam pelo território nacional. Inicialmente, a CB orbitava entre o pentecostalismo clássico, característico das Assembleias de Deus, e os movimentos de cura divina e de campanhas evangelísticas, em tendas de lona trazidas ao Brasil pelos fundadores da Igreja do Evangelho Quadrangular. Encantado pelo movimento pentecostal apresentado pelos missionários norteamericanos Harold Williams e Raymond Boatwright, Manoel de Mello, que atuava como diácono na Assembleia de Deus, seguiu-os por um tempo, até fundar o seu próprio movimento, que denominou Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo. Doriel e seu irmão Ducler, ainda muito jovens, seguiram Manoel de Mello. Doriel e sua mulher Ruth plantaram a Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo em Belo Horizonte e após romperem com essa denominação, deram início à CB e transferiram sua sede para Brasília, onde permanece, numa suntuosa catedral que abriga milhares de pessoas e conta com 3.195 igrejas espalhadas pelo Brasil, bem como outras (cujo número não foi revelado por sua secretaria geral) espalhadas em 14 países. Sua teologia, embora conserve aspectos do pentecostalismo clássico, denota traços característicos do neopentecostalismo, devido à abertura para algumas práticas e crenças próprias desse novo modelo pentecostal. |
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Inicialmente, a CB orbitava entre o pentecostalismo clássico, característico das Assembleias de Deus, e os movimentos de cura divina e de campanhas evangelísticas, em tendas de lona trazidas ao Brasil pelos fundadores da Igreja do Evangelho Quadrangular. Encantado pelo movimento pentecostal apresentado pelos missionários norteamericanos Harold Williams e Raymond Boatwright, Manoel de Mello, que atuava como diácono na Assembleia de Deus, seguiu-os por um tempo, até fundar o seu próprio movimento, que denominou Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo. Doriel e seu irmão Ducler, ainda muito jovens, seguiram Manoel de Mello. Doriel e sua mulher Ruth plantaram a Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo em Belo Horizonte e após romperem com essa denominação, deram início à CB e transferiram sua sede para Brasília, onde permanece, numa suntuosa catedral que abriga milhares de pessoas e conta com 3.195 igrejas espalhadas pelo Brasil, bem como outras (cujo número não foi revelado por sua secretaria geral) espalhadas em 14 países. Sua teologia, embora conserve aspectos do pentecostalismo clássico, denota traços característicos do neopentecostalismo, devido à abertura para algumas práticas e crenças próprias desse novo modelo pentecostal.This paper analised the ITEJ, Igreja Tabernáculo Evangélico de Jesus, popularly known as CB, Casa da Bênção. It is a Pentecostal church whose growth constitutes another Brazilian phenomenon which, although it has drawn the attention of the press many times, it has not enough being studied academically. Founded in 1964 by the couple Doriel de Oliveira and Ruth Brunelli de Oliveira, CB has its origins in the church Pentecostal o Brasil para Cristo founded and presided by the missionary Manoel de Mello. CB is one of the earliest Pentecostal denominations in Brazil. From it many other churches with the same profile were organized and spread throughout the country. Initially, CB revolved around classical Pentecostalism, whose main adept is Assembleia de Deus and the divine healing movements and evangelistic campaigns in canvas tents, brought to Brazil by the founders of Igreja do Evangelho Quadrangular. Marveled by the Pentecostal movement presented by the American missionaries Harold Williams and Raymond Boatwright, Manoel de Mello that worked as an Assemblies of God deacon, followed them for a while until he founded his own moment that was called Igreja Pentecostal o Brasil para Cristo. Doriel and his brother, Ducler, still at a very young age, followed Manoel de Mello. Doriel and his wife started the church called Igreja Pentecostal o Brasil para Cristo in the city of Belo Horizonte. After rupturing with that denomination, Doriel started CB, transferring its headquartes to the city of Brasilia where stands a magnificent cathedral that gathers thousands of people and has around 3,195 churches around Brazil, as well as others (whose number was not revealed by its general secretariat) spread in 14 countries. Its theology, although keeps traits of classical Pentecostalism, has strong neopentecostalism features due to opening to some practices and beliefs which belong to this new Pentecostal model.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25571porUniversidade Presbiteriana MackenzieCasa da BênçãopentecostalismosOliveira, Doriel deBlessing HousepentecostalismsOliveira, Doriel deCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4667/Walter%20Brunelli.pdf.jpgCasa da Bênção: a construção de uma identidade interpentecostalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBitun, Ricardohttp://lattes.cnpq.br/3152919547730130Campos, Leonildo Silveirahttp://lattes.cnpq.br/7704623587837753BRReligiãoUPMCiências da ReligiãoORIGINALWalter Brunelli.pdfWalter Brunelli.pdfapplication/pdf4320578https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d97a6f4f-86b6-45f2-9bfd-e138ad128825/download1b344f8adec3399fd24ec70f8bb72bcbMD51TEXTWalter Brunelli.pdf.txtWalter Brunelli.pdf.txtExtracted texttext/plain336139https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d69fcd5f-ba84-4d5f-aa09-2f8f43dafe78/downloadae7c186cfbaf6af9c84f9b6de1cbab70MD52THUMBNAILWalter Brunelli.pdf.jpgWalter Brunelli.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c8c2fb35-5572-4ff1-8128-67265409481e/download640159c25011bb7aca42b0c391fb0ec9MD5310899/255712022-03-14 18:14:35.086oai:dspace.mackenzie.br:10899/25571https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:14:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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