Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28558 |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de estudar obras cinematográficas da indústria de entretenimento norte-americano (Hollywood), em busca de relacionar os elementos de composição formal e estrutural do cinema com teorias e conceitos psicanalíticos, visando investigar o uso de técnicas de manipulação emocional do público espectador. Para alcançar o objetivo proposto, são analisados, em ordem crescente de complexidade: (1) o meio cinematográfico, suas formas e suas abordagens de estudo; (2) a abordagem cultural de análise cinematográfica; (3) os elementos estruturantes da construção narrativa fílmica; (4) as teorias sobre estrutura narrativa e o envolvimento emocional gerado pelo "o narrar histórias (Storytelling); (5) a leitura psicanalítica do cinema e seus principais conceitos; e, por fim; (6) a literatura técnica de manipulação emocional exposta por participantes da indústria cinematográfica norte-americana. A análise de obras cinematográficas, com seus respectivos cruzamentos teóricos, permite formular o argumento de que os elementos técnicos de roteirização são ferramentas que roteiristas hollywoodianos usam, de forma intencional, para produzir o maior impacto emocional possível no espectador, acionando três processos psíquicos descritos pela psicanálise - a empatia, a identificação e a catarse - que constituem a própria sequência estruturante da narrativa do cinema: As análises apresentadas nesta tese contribuem para o campo de estudos interdisciplinares na medida em que estabelecem relações entre a recepção psíquica de produtos culturais - como o cinema - e a história social. |
id |
UPM_2e79b7b94fa53c6cabe1502d19ddb52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/28558 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/9520043604080391Trevisan, Enrico RosaAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/02077085620413252021-12-18T21:40:01Z2021-12-18T21:40:01Z2021-02-03O presente trabalho tem o objetivo de estudar obras cinematográficas da indústria de entretenimento norte-americano (Hollywood), em busca de relacionar os elementos de composição formal e estrutural do cinema com teorias e conceitos psicanalíticos, visando investigar o uso de técnicas de manipulação emocional do público espectador. Para alcançar o objetivo proposto, são analisados, em ordem crescente de complexidade: (1) o meio cinematográfico, suas formas e suas abordagens de estudo; (2) a abordagem cultural de análise cinematográfica; (3) os elementos estruturantes da construção narrativa fílmica; (4) as teorias sobre estrutura narrativa e o envolvimento emocional gerado pelo "o narrar histórias (Storytelling); (5) a leitura psicanalítica do cinema e seus principais conceitos; e, por fim; (6) a literatura técnica de manipulação emocional exposta por participantes da indústria cinematográfica norte-americana. A análise de obras cinematográficas, com seus respectivos cruzamentos teóricos, permite formular o argumento de que os elementos técnicos de roteirização são ferramentas que roteiristas hollywoodianos usam, de forma intencional, para produzir o maior impacto emocional possível no espectador, acionando três processos psíquicos descritos pela psicanálise - a empatia, a identificação e a catarse - que constituem a própria sequência estruturante da narrativa do cinema: As análises apresentadas nesta tese contribuem para o campo de estudos interdisciplinares na medida em que estabelecem relações entre a recepção psíquica de produtos culturais - como o cinema - e a história social.The present work aims to study cinematographic works from North American entertainment industry (Hollywood) in search of relating elements of formal and structural composition of cinema with psychoanalytical theories and concepts, aiming to investigate the intentional use of emotional manipulation techniques by the audience. To achieve the objective proposed, we have analyzed, in increasing order of complexity: (1) the cinematographic medium, its forms and its study approaches; (2) the cultural approach to film analysis; (3) the structuring elements of the film narrative construction; (4) theories about narrative structure and the emotional involvement generated by storytelling (5) the psychoanalytical reading of cinema and its main concepts and, finally; (6) the technical literature of emotional manipulation exposed by participants in the North American film industry. The analysis of cinematographic works, with their respective theoretical crossings, allows us to formulate the argument that screenplay technical elements are tools that Hollywood scriptwriters intentionally use to produce the greatest emotional impact possible on viewers, triggering three psychic processes described through psychoanalysis - empathy, identification and catharsis - which constitute the very structuring sequence of the cinema narrative. The analyzes presented in this thesis contribute to the field of interdisciplinary studies as they establish relationships between psychic reception of cultural products - as cinema - and social history.Centro Universitário SenacOutrosapplication/pdfTREVISAN, Enrico Rosa. Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood. 2021. 206 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28558cultural studiesnarrative structurecinemapsychoanalysisstorytellingporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessestudos culturaisestrutura narrativacinemapsicanálisestorytellingCNPQ::CIENCIAS HUMANASCinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESanti, Pedro Luiz Ribeiro deDuarte, Marcos NepomucenoBrito, Emerson Rodrigues deLopes, Ana Lucia de SouzaBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALENRICO ROSA TREVISAN.pdfEnrico Rosa Trevisanapplication/pdf3136737https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d17eedfb-522c-4a43-8bc3-62b61dc30425/downloadb6cb264951416809d31e40d4de203823MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f9a84c5-65c7-4e8b-abf0-ba6719d9386c/download4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9a936929-8ef1-4b87-9b1c-f5d7dc98b19c/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ae7be2b5-ce4f-47bc-9a24-9cfb552a7ff1/downloadd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain2108https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/28cfd342-d6a7-4cbf-aa28-de8e4c48baff/download1ca4f25d161e955cf4b7a4aa65b8e96eMD55TEXTENRICO ROSA TREVISAN.pdf.txtENRICO ROSA TREVISAN.pdf.txtExtracted texttext/plain437503https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d6a632e5-7a8f-4e3b-b6fb-406b5afaecf4/downloadfd0a03cf83cbcb0ef5885ad1c0d23246MD58THUMBNAILENRICO ROSA TREVISAN.pdf.jpgENRICO ROSA TREVISAN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/25e88548-fae4-4175-8481-793f9513f691/downloadd737817feac523982a6389b7ca269dcbMD5910899/285582022-03-14 21:22:20.631http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/28558https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:22:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.por.fl_str_mv |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood |
title |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood |
spellingShingle |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood Trevisan, Enrico Rosa estudos culturais estrutura narrativa cinema psicanálise storytelling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood |
title_full |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood |
title_fullStr |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood |
title_full_unstemmed |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood |
title_sort |
Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood |
author |
Trevisan, Enrico Rosa |
author_facet |
Trevisan, Enrico Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9520043604080391 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisan, Enrico Rosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0207708562041325 |
contributor_str_mv |
Araujo, Paulo Roberto Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estudos culturais estrutura narrativa cinema psicanálise storytelling |
topic |
estudos culturais estrutura narrativa cinema psicanálise storytelling CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O presente trabalho tem o objetivo de estudar obras cinematográficas da indústria de entretenimento norte-americano (Hollywood), em busca de relacionar os elementos de composição formal e estrutural do cinema com teorias e conceitos psicanalíticos, visando investigar o uso de técnicas de manipulação emocional do público espectador. Para alcançar o objetivo proposto, são analisados, em ordem crescente de complexidade: (1) o meio cinematográfico, suas formas e suas abordagens de estudo; (2) a abordagem cultural de análise cinematográfica; (3) os elementos estruturantes da construção narrativa fílmica; (4) as teorias sobre estrutura narrativa e o envolvimento emocional gerado pelo "o narrar histórias (Storytelling); (5) a leitura psicanalítica do cinema e seus principais conceitos; e, por fim; (6) a literatura técnica de manipulação emocional exposta por participantes da indústria cinematográfica norte-americana. A análise de obras cinematográficas, com seus respectivos cruzamentos teóricos, permite formular o argumento de que os elementos técnicos de roteirização são ferramentas que roteiristas hollywoodianos usam, de forma intencional, para produzir o maior impacto emocional possível no espectador, acionando três processos psíquicos descritos pela psicanálise - a empatia, a identificação e a catarse - que constituem a própria sequência estruturante da narrativa do cinema: As análises apresentadas nesta tese contribuem para o campo de estudos interdisciplinares na medida em que estabelecem relações entre a recepção psíquica de produtos culturais - como o cinema - e a história social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-18T21:40:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-12-18T21:40:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TREVISAN, Enrico Rosa. Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood. 2021. 206 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28558 |
identifier_str_mv |
TREVISAN, Enrico Rosa. Cinema e psicanálise: um estudo sobre elementos técnicos de roteirização da indústria cinematográfica de Hollywood. 2021. 206 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2021. |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d17eedfb-522c-4a43-8bc3-62b61dc30425/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f9a84c5-65c7-4e8b-abf0-ba6719d9386c/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9a936929-8ef1-4b87-9b1c-f5d7dc98b19c/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ae7be2b5-ce4f-47bc-9a24-9cfb552a7ff1/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/28cfd342-d6a7-4cbf-aa28-de8e4c48baff/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d6a632e5-7a8f-4e3b-b6fb-406b5afaecf4/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/25e88548-fae4-4175-8481-793f9513f691/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b6cb264951416809d31e40d4de203823 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 1ca4f25d161e955cf4b7a4aa65b8e96e fd0a03cf83cbcb0ef5885ad1c0d23246 d737817feac523982a6389b7ca269dcb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820007328514048 |