Hubs criativos : arquitetura e a indústria criativa na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garofalo, Geovana do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/19986
Resumo: O presente estudo tem como finalidade o entendimento do conceito de Hub Criativo, dentro do contexto sociocultural da Indústria Criativa. A pesquisa inicia-se com um contexto histórico acerca do surgimento do Hub, distinguindo-o dos termos correlatos “ Cluster Criativo” e “Lugar Criativo”, bem como esclarecendo como este conceito pode ser ampliado para a escala urbana, com as chamadas Cidades Criativas, a fim de reativar locais que sofreram transformações físicas com a mudança do paradigma econômico. A seguir, é realizado um levantamento e análise de alguns Hubs em São Paulo, a partir de visitas técnicas in loco e da ferramenta “Ciclo da Criatividade de Hubs Criativos” desenvolvida por Lima (2015), para comparação entre as características dos mesmos. Estudase, também, três projetos internacionais e um nacional como referências projetuais. Posteriormente, analisa-se o bairro da Mooca, entendendo seu processo de desenvolvimento com a economia industrial e, definindo alguns princípios para preservação e restauração das edificações que foram tombadas enquanto patrimônio histórico-industrial, como, por exemplo, a Casa Vanorden, antiga indústria tipográfica presente no lote de intervenção. Em seguida, alguns dados são apresentados sobre a Moda enquanto segmento da Indústria Criativa, justificando a escolha deste tema para vocação do Hub Criativo projetado. Por fim, é exposto o projeto do Hub de Inovação e Moda desenvolvido no bairro Mooca, zona leste de São Paulo, com as análises e diretrizes definidas para o local, assim como o processo arquitetônico que norteou o partido e programa definidos.
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