Relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado: estudo comparativo entre empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23315 |
Resumo: | O presente projeto tem o propósito de investigar qual a relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período 1999 a 2016. Empresários e executivos acreditavam que a chave para o sucesso no negócio estava associada aos seus ativos tangíveis e ao que estes eram capazes de produzir. Porém, mais recentemente percebeu-se que o valor de uma empresa não se restringia aos ativos tangíveis, mas também aos ativos que não possuíam forma física, tais como marcas, capital intelectual e patentes, entre outros ativos intangíveis. Não obstante o esforço do Internacional Accounting Standards Board – IASB por meio do IAS 38 - em atribuir valor aos ativos intangíveis, o sistema de registro baseado no conservadorismo e custo histórico não atende à demanda do mercado em valorizar a totalidade dos ativos intangíveis. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio de proxies de acordo com a metodologia proposta por Gu & Lev (2011), a taxa do Euribor e o Credit Default Swap como proxy de risco país e análise de sensibilidade para a ponderação do Ebitda e para premissas de crescimento econômico. A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa por meio de testes com a utilização de análise de correlação e regressão com dados em painel com a utilização do software STATA-15 a fim de constatar o impacto dos ativos intangíveis no valor de mercado da empresa. A amostra é extraída da base de dados Capital IQ e todos os dados são de empresas de capital aberto, listadas na Alemanha, Inglaterra e Portugal no período de 1999 a 2016, com frequência anual. Os resultados sugerem que o comprehension value (CV) tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas, e que o intangible capital (IC) e o intangibles-driven-earnings (IDE) são positivamente relacionados com os gastos de pesquisa e desenvolvimento (RD) e gastos de vendas, gerais e administrativos (SGA), variáveis financeiras para medir os intangíveis. |
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http://lattes.cnpq.br/0075062531510292Vasconcelos, Tiago deForte, Denishttp://lattes.cnpq.br/24012417844904682019-02-28T19:24:59Z2020-05-28T18:03:03Z2020-05-28T18:03:03Z2018-09-20O presente projeto tem o propósito de investigar qual a relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período 1999 a 2016. Empresários e executivos acreditavam que a chave para o sucesso no negócio estava associada aos seus ativos tangíveis e ao que estes eram capazes de produzir. Porém, mais recentemente percebeu-se que o valor de uma empresa não se restringia aos ativos tangíveis, mas também aos ativos que não possuíam forma física, tais como marcas, capital intelectual e patentes, entre outros ativos intangíveis. Não obstante o esforço do Internacional Accounting Standards Board – IASB por meio do IAS 38 - em atribuir valor aos ativos intangíveis, o sistema de registro baseado no conservadorismo e custo histórico não atende à demanda do mercado em valorizar a totalidade dos ativos intangíveis. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio de proxies de acordo com a metodologia proposta por Gu & Lev (2011), a taxa do Euribor e o Credit Default Swap como proxy de risco país e análise de sensibilidade para a ponderação do Ebitda e para premissas de crescimento econômico. A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa por meio de testes com a utilização de análise de correlação e regressão com dados em painel com a utilização do software STATA-15 a fim de constatar o impacto dos ativos intangíveis no valor de mercado da empresa. A amostra é extraída da base de dados Capital IQ e todos os dados são de empresas de capital aberto, listadas na Alemanha, Inglaterra e Portugal no período de 1999 a 2016, com frequência anual. Os resultados sugerem que o comprehension value (CV) tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas, e que o intangible capital (IC) e o intangibles-driven-earnings (IDE) são positivamente relacionados com os gastos de pesquisa e desenvolvimento (RD) e gastos de vendas, gerais e administrativos (SGA), variáveis financeiras para medir os intangíveis.The present project is aimed to investigate the relation of intangible assets, macroeconomic data and market value of German, English and Portuguese public companies from 1999 to 2016. Entrepreneurs and executives believed that the key to success in business was associated with its tangible assets and what they were able to produce. More recently, however, it was realized that the value of a company is not restricted to tangible assets, but also to the assets with no physical form, such as trademarks, intellectual capital, patents, and other intangible assets. Notwithstanding the efforts of the International Accounting Standards Board - IASB through IAS 38 - to attribute value to intangible assets, the bookkeeping based on conservatism and historical cost does not meet the market demand to value all intangible assets. Despite the efforts to try to measure intangible assets and its impacts in value creation to the companies, there is still a huge gap between theory and practice, which makes the intangible assets study a frequent challenge to the market. The verification of the impact of the intangibles on the company's market value is made through proxies according to the methodology proposed by Gu & Lev (2011), the Euribor rate and the Credit Default Swap as a country risk proxy and sensitivity analysis for the weighting weighing of Ebitda and for economic growth assumptions. The methodological approach is a test-based quantitative research by using analysis of correlation and regression with panel data using STATA-15 software in order to determine the impact of intangible assets on the market value of the company. The sample was extracted from the Capital IQ database of all public companies listed in Germany, England and Portugal from 1999 to 2016 on annual basis. The results suggest that the comprehension value (CV) has a positive and significant relation with the market value of the companies and that the intangible capital (IC) and the intangibles-driven-earnings (IDE) are positively related to the research and development (RD) and sales expenses, general and administrative (SGA) expenses, financial variables to measure intangibles.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfVASCONCELOS, Tiago de. Relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado: estudo comparativo entre empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23315intangible assetsmacroeconomic datamarket valuesensitive testcredit default swappanel dataGermanyPortugalEnglandporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessativos intangíveisambiente macroeconômicovalor de mercadoteste de sensibilidadedados em painelInglaterraAlemanhaPortugalCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/18087/TIAGO%20DE%20VASCONCELOS.pdf.jpgRelação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado: estudo comparativo entre empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBasso, Leonardo Fernando CruzBarros, Lucas Ayres B. de CamposJucá, Michele NascimentoSerra, Ricardo GoulartBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALTIAGO DE VASCONCELOS.pdfTIAGO DE VASCONCELOS.pdfapplication/pdf1844326https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6cdde0f2-3874-4986-a44b-29574b3452be/downloadb973d005b692dacac2d8b2ca6de78362MD51TEXTTIAGO DE VASCONCELOS.pdf.txtTIAGO DE VASCONCELOS.pdf.txtExtracted texttext/plain288350https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d3a45d45-fee7-44fd-bee3-e4e0d694f221/downloadd59f3ec12efe09857250851335af5d55MD52THUMBNAILTIAGO DE VASCONCELOS.pdf.jpgTIAGO DE VASCONCELOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e394e2e-0abf-404d-9541-08f26d1b1f8a/downloadf44a5e3d75eafd4dbb9055511c320434MD5310899/233152022-03-14 16:08:21.97http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23315https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:08:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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