Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gustavo Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646
Resumo: Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado.
id UPM_400a39ab71f93f6fec875b9c89f8e4f2
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23646
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/0475857286175034Costa, Gustavo LopesMeirelles, Dimaria Silva ehttp://lattes.cnpq.br/47481742136161412018-06-20T17:46:35Z2020-05-28T18:04:32Z2020-05-28T18:04:32Z2017-08-04Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado.This study seeks to understand social business models from the logic of creation, configuration and sharing of social value. Through qualitative research with managers from three social organizations and four partners, analyzes and interpretations related to the design of the business model of these organizations were carried out. It starts from a conceptual model where the creation of value is based on the attendance of the social needs, objectifying the social transformation. The configuration of social value is supported by the social mission, cultural norms and moral values of the company and the multiple actors that make up its value network. Shared value is based on the sustainability of all members of the value network. As a conclusion, it was identified that when the social organization has the configuration of its well-structured business model and has a well-structured network of partners, the organization is more able to create social value, to appropriate the results and share the Social value created.application/pdfCOSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646business modelsocial businesscreationconfiguration and sharing of social valueporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessmodelo de negóciosnegócios sociaiscriaçãoconfiguração e compartilhamento de valor socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16768/GUSTAVO%20LOPES%20COSTA.pdf.jpgModelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGhobril, Alexandre Nabilhttp://lattes.cnpq.br/1005402746038293May, Marcia Ramoshttp://lattes.cnpq.br/9797736652719602BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALGUSTAVO LOPES COSTA.pdfGUSTAVO LOPES COSTA.pdfapplication/pdf1585410https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ebb4338d-4714-4c16-bfcc-7111c71dd21c/download09913a08e0145bf81273a004da714a4fMD51TEXTGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.txtGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain300829https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f3819da6-57c2-425f-89a9-da410308556a/downloadaa8ced4ba54375eec2dd30d28c62c976MD52THUMBNAILGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.jpgGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/19873d17-9b7b-42e5-81f4-a6b85e8606c3/download85a7547e455b6e7761cc9d68a9d74e57MD5310899/236462022-03-14 16:24:55.879http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23646https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:24:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
title Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
spellingShingle Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
Costa, Gustavo Lopes
modelo de negócios
negócios sociais
criação
configuração e compartilhamento de valor social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
title_full Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
title_fullStr Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
title_full_unstemmed Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
title_sort Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
author Costa, Gustavo Lopes
author_facet Costa, Gustavo Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0475857286175034
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gustavo Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meirelles, Dimaria Silva e
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4748174213616141
contributor_str_mv Meirelles, Dimaria Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv modelo de negócios
negócios sociais
criação
configuração e compartilhamento de valor social
topic modelo de negócios
negócios sociais
criação
configuração e compartilhamento de valor social
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-20T17:46:35Z
2020-05-28T18:04:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646
identifier_str_mv COSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ebb4338d-4714-4c16-bfcc-7111c71dd21c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f3819da6-57c2-425f-89a9-da410308556a/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/19873d17-9b7b-42e5-81f4-a6b85e8606c3/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 09913a08e0145bf81273a004da714a4f
aa8ced4ba54375eec2dd30d28c62c976
85a7547e455b6e7761cc9d68a9d74e57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819988754038784