Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646 |
Resumo: | Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado. |
id |
UPM_400a39ab71f93f6fec875b9c89f8e4f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23646 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/0475857286175034Costa, Gustavo LopesMeirelles, Dimaria Silva ehttp://lattes.cnpq.br/47481742136161412018-06-20T17:46:35Z2020-05-28T18:04:32Z2020-05-28T18:04:32Z2017-08-04Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado.This study seeks to understand social business models from the logic of creation, configuration and sharing of social value. Through qualitative research with managers from three social organizations and four partners, analyzes and interpretations related to the design of the business model of these organizations were carried out. It starts from a conceptual model where the creation of value is based on the attendance of the social needs, objectifying the social transformation. The configuration of social value is supported by the social mission, cultural norms and moral values of the company and the multiple actors that make up its value network. Shared value is based on the sustainability of all members of the value network. As a conclusion, it was identified that when the social organization has the configuration of its well-structured business model and has a well-structured network of partners, the organization is more able to create social value, to appropriate the results and share the Social value created.application/pdfCOSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646business modelsocial businesscreationconfiguration and sharing of social valueporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessmodelo de negóciosnegócios sociaiscriaçãoconfiguração e compartilhamento de valor socialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16768/GUSTAVO%20LOPES%20COSTA.pdf.jpgModelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGhobril, Alexandre Nabilhttp://lattes.cnpq.br/1005402746038293May, Marcia Ramoshttp://lattes.cnpq.br/9797736652719602BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALGUSTAVO LOPES COSTA.pdfGUSTAVO LOPES COSTA.pdfapplication/pdf1585410https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ebb4338d-4714-4c16-bfcc-7111c71dd21c/download09913a08e0145bf81273a004da714a4fMD51TEXTGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.txtGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.txtExtracted texttext/plain300829https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f3819da6-57c2-425f-89a9-da410308556a/downloadaa8ced4ba54375eec2dd30d28c62c976MD52THUMBNAILGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.jpgGUSTAVO LOPES COSTA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/19873d17-9b7b-42e5-81f4-a6b85e8606c3/download85a7547e455b6e7761cc9d68a9d74e57MD5310899/236462022-03-14 16:24:55.879http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23646https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:24:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social |
title |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social |
spellingShingle |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social Costa, Gustavo Lopes modelo de negócios negócios sociais criação configuração e compartilhamento de valor social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social |
title_full |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social |
title_fullStr |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social |
title_full_unstemmed |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social |
title_sort |
Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social |
author |
Costa, Gustavo Lopes |
author_facet |
Costa, Gustavo Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0475857286175034 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gustavo Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Meirelles, Dimaria Silva e |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4748174213616141 |
contributor_str_mv |
Meirelles, Dimaria Silva e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
modelo de negócios negócios sociais criação configuração e compartilhamento de valor social |
topic |
modelo de negócios negócios sociais criação configuração e compartilhamento de valor social CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Este estudo busca compreender modelos de negócios sociais a partir da lógica de criação, configuração e compartilhamento de valor social. Por meio de uma pesquisa qualitativa com gestores de três organizações sociais e quatro parceiros, foram realizadas análises e interpretações relacionadas ao desenho do modelo de negócios dessas organizações. Parte-se de um modelo conceitual onde a criação de valor é baseada no atendimento das necessidades sociais, objetivando a transformação social. A configuração do valor social é apoiada na missão social, normas culturais e nos valores morais da empresa e dos múltiplos atores que compõem a sua rede de valor. O valor compartilhado é baseado na sustentabilidade de todos os membros da rede de valor. Como conclusão, identificou-se que quando a organização social tem a configuração do seu modelo de negócios bem estruturada e conta com uma rede de parceiros também bem estruturados, a organização tem mais condições de criar valor social, de se apropriar dos resultados e compartilhar o valor social criado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-20T17:46:35Z 2020-05-28T18:04:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646 |
identifier_str_mv |
COSTA, Gustavo Lopes. Modelos de negócios sociais: a criação, configuração e compartilhamento de valor social. 2017. 137 f. Dissertação (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23646 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ebb4338d-4714-4c16-bfcc-7111c71dd21c/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f3819da6-57c2-425f-89a9-da410308556a/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/19873d17-9b7b-42e5-81f4-a6b85e8606c3/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09913a08e0145bf81273a004da714a4f aa8ced4ba54375eec2dd30d28c62c976 85a7547e455b6e7761cc9d68a9d74e57 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819988754038784 |