Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24697 |
Resumo: | Aborda questões pertinentes à música e sua relação com a Reforma Protestante do século XVI, que tem como principal expoente o Monge Agostiniano Martinho Lutero. Aponta as implicações dos ideais da Reforma na arte musical por ter exercido papel de suma importância na divulgação dos princípios luteranos. Mostra o lugar ocupado pela música na trajetória do reformador desde sua infância até o ambiente acadêmico, bem como a relevância dessa temática em toda a sua obra. Registra o legado deixado pelo reformador para o universo da música litúrgica e sua repercussão até os dias atuais. Apresenta Martinho Lutero como compositor e revela seu intuito de tornar a música, principalmente a destinada para a liturgia, uma prerrogativa de todos os participantes das missas, e não apenas dos clérigos, como acontecia até então. Destaca os usos da música na obra do reformador, que a vê como ferramenta pedagógica, por ser veículo de comunicação para suas doutrinas; e também como objeto de estudo, já que seu ensino é incentivado por ele a partir das séries iniciais. Conclui que Lutero ainda se mostra pertinente para a contemporaneidade dada sua preocupação em fazer uso da música como instrumento de formação e também de informação |
id |
UPM_4034b0d2ddb59f25740070b26a7027e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24697 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2277468751962116Almeida, Suenia Barbosa deAquino, Maria Aparecida dehttp://lattes.cnpq.br/02385219040480862016-03-15T19:42:01Z2020-05-28T18:10:39Z2011-08-052020-05-28T18:10:39Z2011-02-18Aborda questões pertinentes à música e sua relação com a Reforma Protestante do século XVI, que tem como principal expoente o Monge Agostiniano Martinho Lutero. Aponta as implicações dos ideais da Reforma na arte musical por ter exercido papel de suma importância na divulgação dos princípios luteranos. Mostra o lugar ocupado pela música na trajetória do reformador desde sua infância até o ambiente acadêmico, bem como a relevância dessa temática em toda a sua obra. Registra o legado deixado pelo reformador para o universo da música litúrgica e sua repercussão até os dias atuais. Apresenta Martinho Lutero como compositor e revela seu intuito de tornar a música, principalmente a destinada para a liturgia, uma prerrogativa de todos os participantes das missas, e não apenas dos clérigos, como acontecia até então. Destaca os usos da música na obra do reformador, que a vê como ferramenta pedagógica, por ser veículo de comunicação para suas doutrinas; e também como objeto de estudo, já que seu ensino é incentivado por ele a partir das séries iniciais. Conclui que Lutero ainda se mostra pertinente para a contemporaneidade dada sua preocupação em fazer uso da música como instrumento de formação e também de informaçãoAddresses issues relevant to the music and its relationship with the Protestant Reformation of the sixteenth century, whose main exponent the Augustinian monk Martin Luther. Pointed out the implications of the ideals of the Reformation in the art of music because he has exercised very important role in disseminating the principles Lutherans. Shows the place occupied by music in the path of reformer from his childhood to the academic context and the relevance of this theme throughout his work. Join the legacy left by the reformer to the world of liturgical music and its impact to this day. Presents Luther as a composer and reveals his intention of making music, especially those intended for the liturgy, a prerogative of all participants of the masses, not just the clergy, as was the case until then. Emphasizes the uses of music in the work of the reformer who view it as a pedagogical tool, to be a communication vehicle for their doctrines, and also as an object of study, since their education is encouraged by him from the early grades. It concludes that Luther still appears relevant to contemporary given their concern to make use of music as a training tool and also for informationapplication/pdfALMEIDA, Suenia Barbosa de. Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24697porUniversidade Presbiteriana Mackenziereforma protestanteMartinho Luteromúsicaeducaçãoprotestant reformationMartin LuthermusiceducationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3971/Suenia%20Barbosa%20de%20Almeida.pdf.jpgMartinho Lutero e os usos da música: o passado ainda cantainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAmbrogi, Ingrid Höttehttp://lattes.cnpq.br/6330995631263989Poloni, Delacir Aparecida Ramoshttp://lattes.cnpq.br/2583728581192595BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALSuenia Barbosa de Almeida.pdfSuenia Barbosa de Almeida.pdfapplication/pdf2650943https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/692df40f-84e1-48ab-abff-20a921f3fb59/download16efc6cedb5575a3b41dd014f82d78f6MD51TEXTSuenia Barbosa de Almeida.pdf.txtSuenia Barbosa de Almeida.pdf.txtExtracted texttext/plain231280https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c3c597e3-c70f-4578-a73c-7603298e55f1/downloadbf06806d395e072465d4fb2c50d1d0e1MD52THUMBNAILSuenia Barbosa de Almeida.pdf.jpgSuenia Barbosa de Almeida.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cd79b1b8-d69a-4579-8856-5aeeac190587/download9ae683b0e5a87969c4eeb5889e2e4a2cMD5310899/246972022-03-14 17:15:40.901oai:dspace.mackenzie.br:10899/24697https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:15:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta |
title |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta |
spellingShingle |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta Almeida, Suenia Barbosa de reforma protestante Martinho Lutero música educação protestant reformation Martin Luther music education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
title_short |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta |
title_full |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta |
title_fullStr |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta |
title_full_unstemmed |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta |
title_sort |
Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta |
author |
Almeida, Suenia Barbosa de |
author_facet |
Almeida, Suenia Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2277468751962116 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Suenia Barbosa de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aquino, Maria Aparecida de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0238521904048086 |
contributor_str_mv |
Aquino, Maria Aparecida de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reforma protestante Martinho Lutero música educação |
topic |
reforma protestante Martinho Lutero música educação protestant reformation Martin Luther music education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
protestant reformation Martin Luther music education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
Aborda questões pertinentes à música e sua relação com a Reforma Protestante do século XVI, que tem como principal expoente o Monge Agostiniano Martinho Lutero. Aponta as implicações dos ideais da Reforma na arte musical por ter exercido papel de suma importância na divulgação dos princípios luteranos. Mostra o lugar ocupado pela música na trajetória do reformador desde sua infância até o ambiente acadêmico, bem como a relevância dessa temática em toda a sua obra. Registra o legado deixado pelo reformador para o universo da música litúrgica e sua repercussão até os dias atuais. Apresenta Martinho Lutero como compositor e revela seu intuito de tornar a música, principalmente a destinada para a liturgia, uma prerrogativa de todos os participantes das missas, e não apenas dos clérigos, como acontecia até então. Destaca os usos da música na obra do reformador, que a vê como ferramenta pedagógica, por ser veículo de comunicação para suas doutrinas; e também como objeto de estudo, já que seu ensino é incentivado por ele a partir das séries iniciais. Conclui que Lutero ainda se mostra pertinente para a contemporaneidade dada sua preocupação em fazer uso da música como instrumento de formação e também de informação |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-05 2020-05-28T18:10:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:01Z 2020-05-28T18:10:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALMEIDA, Suenia Barbosa de. Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24697 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Suenia Barbosa de. Martinho Lutero e os usos da música: o passado ainda canta. 2011. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/692df40f-84e1-48ab-abff-20a921f3fb59/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c3c597e3-c70f-4578-a73c-7603298e55f1/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cd79b1b8-d69a-4579-8856-5aeeac190587/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16efc6cedb5575a3b41dd014f82d78f6 bf06806d395e072465d4fb2c50d1d0e1 9ae683b0e5a87969c4eeb5889e2e4a2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820009256845312 |