Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23211 |
Resumo: | Um processo de busca de soluções para as complexas questões ambientais, econômicas e sociais nas organizações depende da ação coordenada entre diversos atores sociais envolvidos na teia do desenvolvimento sustentável e exige que estas reaprendam uma nova maneira de fazer negócios. Neste cenário que envolve múltiplos atores sociais, relações, contextos e interesses, a aprendizagem social tem emergido como uma abordagem híbrida para a resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Trata-se de uma realidade diferente para as organizações cujo foco não é somente apoiar a resolução de problemas socioambientais, mas também a transformação de crises em oportunidades de geração de produtos e serviços sustentáveis. Assim, este estudo discutiu como uma organização de grande porte do setor químico está socialmente aprendendo a lidar com a dialética entre a busca pelo retorno sobre os investimentos para os acionistas e pelos benefícios para os seus outros públicos de interesse. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa orientada pela proposta de análise de narrativas de Boje. Assume a pesquisa, desta forma, uma abordagem pós-moderna, suportada pelos pressupostos do construtivismo social. Os dados, construídos por meio de entrevistas, conversas informais, documentos textuais e audiovisuais, e observação não participante, foram analisados seguindo a orientação da análise de antenarrativas. Os resultados descrevem como o processo de aprendizagem social para sustentabilidade (no caso, para uma agricultura sustentável) em uma organização com fins lucrativos contempla uma estratégia com base em competências desenvolvidas pela organização, um modelo de implementação e gestão sistêmico, parcerias estratégicas robustas; e uma grande capacidade de articulação para gerenciar os múltiplos atores sociais, interesses, contextos, espaços de aprendizagem, parceiros, conflitos e relações de poder. Por fim, a tese discute o significado do conceito de aprendizagem social para sustentabilidade em organizações com fins lucrativos. |
id |
UPM_409902e1eb70ba34e6f247c306119f64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23211 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8568710701792092D'angelo, Marcia JulianaBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/00747601848263262016-03-15T19:31:00Z2020-05-28T18:02:45Z2013-12-042020-05-28T18:02:45Z2013-05-07Um processo de busca de soluções para as complexas questões ambientais, econômicas e sociais nas organizações depende da ação coordenada entre diversos atores sociais envolvidos na teia do desenvolvimento sustentável e exige que estas reaprendam uma nova maneira de fazer negócios. Neste cenário que envolve múltiplos atores sociais, relações, contextos e interesses, a aprendizagem social tem emergido como uma abordagem híbrida para a resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Trata-se de uma realidade diferente para as organizações cujo foco não é somente apoiar a resolução de problemas socioambientais, mas também a transformação de crises em oportunidades de geração de produtos e serviços sustentáveis. Assim, este estudo discutiu como uma organização de grande porte do setor químico está socialmente aprendendo a lidar com a dialética entre a busca pelo retorno sobre os investimentos para os acionistas e pelos benefícios para os seus outros públicos de interesse. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa orientada pela proposta de análise de narrativas de Boje. Assume a pesquisa, desta forma, uma abordagem pós-moderna, suportada pelos pressupostos do construtivismo social. Os dados, construídos por meio de entrevistas, conversas informais, documentos textuais e audiovisuais, e observação não participante, foram analisados seguindo a orientação da análise de antenarrativas. Os resultados descrevem como o processo de aprendizagem social para sustentabilidade (no caso, para uma agricultura sustentável) em uma organização com fins lucrativos contempla uma estratégia com base em competências desenvolvidas pela organização, um modelo de implementação e gestão sistêmico, parcerias estratégicas robustas; e uma grande capacidade de articulação para gerenciar os múltiplos atores sociais, interesses, contextos, espaços de aprendizagem, parceiros, conflitos e relações de poder. Por fim, a tese discute o significado do conceito de aprendizagem social para sustentabilidade em organizações com fins lucrativos.The search for solutions for environment, economic and social complex issues in organizations rely on coordinated actions among several social actors involved in the sustainable development web and demand they learn a new way to do business. In this scenario which involves multiple social actors, relations, contexts and interests, the social learning has emerged as a hybrid approach to environment and social complex problem solving. It is a different situation for organizations whose focus is not only support such problem solving, but transforming crisis into opportunity to generate sustainable products and services. Therefore, this study discussed how a large organization on chemical segment is socially learning to deal with the dialectic between the return on investments for your shareholders and the benefits for the others stakeholders. It was conducted a qualitative research on Boje s antenarrative analysis orientated. The research assumed, therefore, a postmodern approach, supported by social constructivism assumptions. The data, built on through interviews, informal conversations, textual and audiovisual and documents, and non-participant observation, were analyzed according to antenarrative analysis. The results describe how the social learning process for sustainability (in this case, for a sustainable agriculture) in a for-profit organization encompass a strategy based on developed competencies by the organization; systemic management and implementation model; strong and strategic partnerships; a huge articulation capability to manage multiple social actors, interests, contexts, learning spaces, partners, conflicts and power relations. Finally, the thesis discuss the concept meaning of social learning process for sustainability in a for-profit organization.Universidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfD'ANGELO, Marcia Juliana. Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23211porUniversidade Presbiteriana Mackenzieaprendizagem social para sustentabilidadenegócios sustentáveismúltiplos atoresantenarrativassocial learning for sustainabilitysustainable businessmultiple actorsantenarrativesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3074/Marcia%20Juliana%20dAngelo.pdf.jpgAprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interessesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEJacobi, Pedro Robertohttp://lattes.cnpq.br/6799067928413168Demajorovic, Jacqueshttp://lattes.cnpq.br/9459149100534130Godoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Sambiase, Marta Fabianohttp://lattes.cnpq.br/1235732641318213BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALMarcia Juliana dAngelo.pdfMarcia Juliana dAngelo.pdfapplication/pdf3114863https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0de01755-7317-42f5-82b5-142349b252eb/download6ea2ef42e1d25f3846093c228d053e2fMD51TEXTMarcia Juliana dAngelo.pdf.txtMarcia Juliana dAngelo.pdf.txtExtracted texttext/plain496036https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d73a2130-b35f-4147-836c-60c5da058e2d/download9e5ddec3e1b530d13b71fdb2b4cef964MD52THUMBNAILMarcia Juliana dAngelo.pdf.jpgMarcia Juliana dAngelo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/591cfcf0-e562-4223-8391-e1608f2f5991/download5ae169242ea8c6916ec4d3ecb9f1852fMD5310899/232112022-03-14 16:01:52.64oai:dspace.mackenzie.br:10899/23211https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:01:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses |
title |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses |
spellingShingle |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses D'angelo, Marcia Juliana aprendizagem social para sustentabilidade negócios sustentáveis múltiplos atores antenarrativas social learning for sustainability sustainable business multiple actors antenarratives CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses |
title_full |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses |
title_fullStr |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses |
title_sort |
Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses |
author |
D'angelo, Marcia Juliana |
author_facet |
D'angelo, Marcia Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8568710701792092 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'angelo, Marcia Juliana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brunstein, Janette |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0074760184826326 |
contributor_str_mv |
Brunstein, Janette |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem social para sustentabilidade negócios sustentáveis múltiplos atores antenarrativas |
topic |
aprendizagem social para sustentabilidade negócios sustentáveis múltiplos atores antenarrativas social learning for sustainability sustainable business multiple actors antenarratives CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
social learning for sustainability sustainable business multiple actors antenarratives |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Um processo de busca de soluções para as complexas questões ambientais, econômicas e sociais nas organizações depende da ação coordenada entre diversos atores sociais envolvidos na teia do desenvolvimento sustentável e exige que estas reaprendam uma nova maneira de fazer negócios. Neste cenário que envolve múltiplos atores sociais, relações, contextos e interesses, a aprendizagem social tem emergido como uma abordagem híbrida para a resolução de problemas ambientais e sociais complexos. Trata-se de uma realidade diferente para as organizações cujo foco não é somente apoiar a resolução de problemas socioambientais, mas também a transformação de crises em oportunidades de geração de produtos e serviços sustentáveis. Assim, este estudo discutiu como uma organização de grande porte do setor químico está socialmente aprendendo a lidar com a dialética entre a busca pelo retorno sobre os investimentos para os acionistas e pelos benefícios para os seus outros públicos de interesse. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa qualitativa orientada pela proposta de análise de narrativas de Boje. Assume a pesquisa, desta forma, uma abordagem pós-moderna, suportada pelos pressupostos do construtivismo social. Os dados, construídos por meio de entrevistas, conversas informais, documentos textuais e audiovisuais, e observação não participante, foram analisados seguindo a orientação da análise de antenarrativas. Os resultados descrevem como o processo de aprendizagem social para sustentabilidade (no caso, para uma agricultura sustentável) em uma organização com fins lucrativos contempla uma estratégia com base em competências desenvolvidas pela organização, um modelo de implementação e gestão sistêmico, parcerias estratégicas robustas; e uma grande capacidade de articulação para gerenciar os múltiplos atores sociais, interesses, contextos, espaços de aprendizagem, parceiros, conflitos e relações de poder. Por fim, a tese discute o significado do conceito de aprendizagem social para sustentabilidade em organizações com fins lucrativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-12-04 2020-05-28T18:02:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:31:00Z 2020-05-28T18:02:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
D'ANGELO, Marcia Juliana. Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23211 |
identifier_str_mv |
D'ANGELO, Marcia Juliana. Aprendizagem social para a sustentabilidade: um estudo sobre negócios sustentáveis em contextos de múltiplos atores sociais, relações e interesses. 2013. 231 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0de01755-7317-42f5-82b5-142349b252eb/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d73a2130-b35f-4147-836c-60c5da058e2d/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/591cfcf0-e562-4223-8391-e1608f2f5991/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ea2ef42e1d25f3846093c228d053e2f 9e5ddec3e1b530d13b71fdb2b4cef964 5ae169242ea8c6916ec4d3ecb9f1852f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820060751364096 |