Pulp fiction: diálogos com outras mídias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483 |
Resumo: | Essa dissertação ocupa-se em estudar os aspectos formais do filme Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, sob uma perspectiva intermidiática. Para tanto, procura-se avaliar em que medida o estilo do diretor recorre a signos e procedimentos geradores de sentido inerentes à linguagem de outros meios de comunicação, como a televisão, as histórias em quadrinhos, os videogames e o próprio passado do cinema. Nesses termos, a pesquisa se divide, essencialmente, em três partes principais: o exame dos procedimentos narrativos do filme (que concernem a elipses temporais, flashbacks e uma estrutura circular intercalada por três histórias paralelas), seguido da discussão a respeito da violência ostensiva na tela (que compreende a estilização da violência gráfica com base na saturação de signos visuais e na hibridização de diversas mídias) e a análise da constituição dos diálogos (que estão pautados no diálogo socrático e na concepção pósmoderna da paródia). Em síntese, a fim de sustentar a pressuposição de que Pulp Fiction (1994) configura-se como um expoente do cinema pós-moderno, esse estudo se apoia no pensamento crítico de autores que trabalham tanto com teorias do cinema e da intermidialidade, quanto com teorias da linguagem e da pós-modernidade, como Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984). |
id |
UPM_47e23208a1fe1e753410bfa411fa8b0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25483 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6573639208092932Lima, Douglas SáppiaAtik, Maria Luiza Guarnierihttp://lattes.cnpq.br/16020192385523652017-02-07T20:23:11Z2020-05-28T18:13:35Z2020-05-28T18:13:35Z2015-08-19Essa dissertação ocupa-se em estudar os aspectos formais do filme Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, sob uma perspectiva intermidiática. Para tanto, procura-se avaliar em que medida o estilo do diretor recorre a signos e procedimentos geradores de sentido inerentes à linguagem de outros meios de comunicação, como a televisão, as histórias em quadrinhos, os videogames e o próprio passado do cinema. Nesses termos, a pesquisa se divide, essencialmente, em três partes principais: o exame dos procedimentos narrativos do filme (que concernem a elipses temporais, flashbacks e uma estrutura circular intercalada por três histórias paralelas), seguido da discussão a respeito da violência ostensiva na tela (que compreende a estilização da violência gráfica com base na saturação de signos visuais e na hibridização de diversas mídias) e a análise da constituição dos diálogos (que estão pautados no diálogo socrático e na concepção pósmoderna da paródia). Em síntese, a fim de sustentar a pressuposição de que Pulp Fiction (1994) configura-se como um expoente do cinema pós-moderno, esse estudo se apoia no pensamento crítico de autores que trabalham tanto com teorias do cinema e da intermidialidade, quanto com teorias da linguagem e da pós-modernidade, como Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984).This dissertation minds the formal aspects of the film Pulp Fiction (1994), by Quentin Tarantino, under a perspective of intermediality. Henceforth, it aims to assess the extent in which the director’s style fall back on signs and meaning settlements inherent to the language of other means of communication, such as the television, the comic books, video games and the past of the cinema itself. In these terms, the research divides itself into three main segments: the examination of the film narrative procedures (that concerns temporal ellipsis, flashbacks and a round structure intricate by three parallel stories); followed up by the discussion regarding the ostensive violence on the screen (which comprehends to the graphic violence stylization grounded on the saturation of visual signs and on the hybridization of different medias) and the analysis of dialogue constitution (which are granted within the Socratic dialogue and the post-modern conception of parody). In synthesis, in order to sustain the assumption that Pulp Fiction (1994) configures itself as a post-modern exponent, this research relies on the critical thoughts from authors who worked both with film and intermediality theories, as with language and post-modernity theories, such as Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984).application/pdfLIMA, Douglas Sáppia. Pulp fiction: diálogos com outras mídias. 2015. 146 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483intermedialitycinemapulp fictionnarrativeporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessintermidialidadecinemanarrativapulp fictionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12916/Douglas%20S%c3%a1ppia%20Lima.pdf.jpgPulp fiction: diálogos com outras mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEHanna, Vera Lucia Harabagihttp://lattes.cnpq.br/7378861073762519Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/6626056211570317BrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALDouglas Sáppia Lima.pdfDouglas Sáppia Lima.pdfapplication/pdf79969952https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ed794f3-0240-48bf-9b2b-1e21f72bb363/download154a170e39d893548ed8b0ab6d86077aMD51TEXTDouglas Sáppia Lima.pdf.txtDouglas Sáppia Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain276051https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/753b8995-107c-4271-af65-0f463048b665/downloade74de9d7b6df8187a45e469fe5f612e6MD52THUMBNAILDouglas Sáppia Lima.pdf.jpgDouglas Sáppia Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7752d6e-b2d1-4771-a5fd-45a06f4e38af/downloadd5e88cfbf41152eb409585d8b2de5e9aMD5310899/254832022-03-14 18:08:44.486http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25483https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:08:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias |
title |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias |
spellingShingle |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias Lima, Douglas Sáppia intermidialidade cinema narrativa pulp fiction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias |
title_full |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias |
title_fullStr |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias |
title_full_unstemmed |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias |
title_sort |
Pulp fiction: diálogos com outras mídias |
author |
Lima, Douglas Sáppia |
author_facet |
Lima, Douglas Sáppia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6573639208092932 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Douglas Sáppia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Atik, Maria Luiza Guarnieri |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1602019238552365 |
contributor_str_mv |
Atik, Maria Luiza Guarnieri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
intermidialidade cinema narrativa |
topic |
intermidialidade cinema narrativa pulp fiction CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
pulp fiction |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Essa dissertação ocupa-se em estudar os aspectos formais do filme Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, sob uma perspectiva intermidiática. Para tanto, procura-se avaliar em que medida o estilo do diretor recorre a signos e procedimentos geradores de sentido inerentes à linguagem de outros meios de comunicação, como a televisão, as histórias em quadrinhos, os videogames e o próprio passado do cinema. Nesses termos, a pesquisa se divide, essencialmente, em três partes principais: o exame dos procedimentos narrativos do filme (que concernem a elipses temporais, flashbacks e uma estrutura circular intercalada por três histórias paralelas), seguido da discussão a respeito da violência ostensiva na tela (que compreende a estilização da violência gráfica com base na saturação de signos visuais e na hibridização de diversas mídias) e a análise da constituição dos diálogos (que estão pautados no diálogo socrático e na concepção pósmoderna da paródia). Em síntese, a fim de sustentar a pressuposição de que Pulp Fiction (1994) configura-se como um expoente do cinema pós-moderno, esse estudo se apoia no pensamento crítico de autores que trabalham tanto com teorias do cinema e da intermidialidade, quanto com teorias da linguagem e da pós-modernidade, como Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984). |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-07T20:23:11Z 2020-05-28T18:13:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:13:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Douglas Sáppia. Pulp fiction: diálogos com outras mídias. 2015. 146 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483 |
identifier_str_mv |
LIMA, Douglas Sáppia. Pulp fiction: diálogos com outras mídias. 2015. 146 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ed794f3-0240-48bf-9b2b-1e21f72bb363/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/753b8995-107c-4271-af65-0f463048b665/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7752d6e-b2d1-4771-a5fd-45a06f4e38af/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
154a170e39d893548ed8b0ab6d86077a e74de9d7b6df8187a45e469fe5f612e6 d5e88cfbf41152eb409585d8b2de5e9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819992365334528 |