Pulp fiction: diálogos com outras mídias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Douglas Sáppia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483
Resumo: Essa dissertação ocupa-se em estudar os aspectos formais do filme Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, sob uma perspectiva intermidiática. Para tanto, procura-se avaliar em que medida o estilo do diretor recorre a signos e procedimentos geradores de sentido inerentes à linguagem de outros meios de comunicação, como a televisão, as histórias em quadrinhos, os videogames e o próprio passado do cinema. Nesses termos, a pesquisa se divide, essencialmente, em três partes principais: o exame dos procedimentos narrativos do filme (que concernem a elipses temporais, flashbacks e uma estrutura circular intercalada por três histórias paralelas), seguido da discussão a respeito da violência ostensiva na tela (que compreende a estilização da violência gráfica com base na saturação de signos visuais e na hibridização de diversas mídias) e a análise da constituição dos diálogos (que estão pautados no diálogo socrático e na concepção pósmoderna da paródia). Em síntese, a fim de sustentar a pressuposição de que Pulp Fiction (1994) configura-se como um expoente do cinema pós-moderno, esse estudo se apoia no pensamento crítico de autores que trabalham tanto com teorias do cinema e da intermidialidade, quanto com teorias da linguagem e da pós-modernidade, como Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984).
id UPM_47e23208a1fe1e753410bfa411fa8b0c
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25483
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/6573639208092932Lima, Douglas SáppiaAtik, Maria Luiza Guarnierihttp://lattes.cnpq.br/16020192385523652017-02-07T20:23:11Z2020-05-28T18:13:35Z2020-05-28T18:13:35Z2015-08-19Essa dissertação ocupa-se em estudar os aspectos formais do filme Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, sob uma perspectiva intermidiática. Para tanto, procura-se avaliar em que medida o estilo do diretor recorre a signos e procedimentos geradores de sentido inerentes à linguagem de outros meios de comunicação, como a televisão, as histórias em quadrinhos, os videogames e o próprio passado do cinema. Nesses termos, a pesquisa se divide, essencialmente, em três partes principais: o exame dos procedimentos narrativos do filme (que concernem a elipses temporais, flashbacks e uma estrutura circular intercalada por três histórias paralelas), seguido da discussão a respeito da violência ostensiva na tela (que compreende a estilização da violência gráfica com base na saturação de signos visuais e na hibridização de diversas mídias) e a análise da constituição dos diálogos (que estão pautados no diálogo socrático e na concepção pósmoderna da paródia). Em síntese, a fim de sustentar a pressuposição de que Pulp Fiction (1994) configura-se como um expoente do cinema pós-moderno, esse estudo se apoia no pensamento crítico de autores que trabalham tanto com teorias do cinema e da intermidialidade, quanto com teorias da linguagem e da pós-modernidade, como Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984).This dissertation minds the formal aspects of the film Pulp Fiction (1994), by Quentin Tarantino, under a perspective of intermediality. Henceforth, it aims to assess the extent in which the director’s style fall back on signs and meaning settlements inherent to the language of other means of communication, such as the television, the comic books, video games and the past of the cinema itself. In these terms, the research divides itself into three main segments: the examination of the film narrative procedures (that concerns temporal ellipsis, flashbacks and a round structure intricate by three parallel stories); followed up by the discussion regarding the ostensive violence on the screen (which comprehends to the graphic violence stylization grounded on the saturation of visual signs and on the hybridization of different medias) and the analysis of dialogue constitution (which are granted within the Socratic dialogue and the post-modern conception of parody). In synthesis, in order to sustain the assumption that Pulp Fiction (1994) configures itself as a post-modern exponent, this research relies on the critical thoughts from authors who worked both with film and intermediality theories, as with language and post-modernity theories, such as Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984).application/pdfLIMA, Douglas Sáppia. Pulp fiction: diálogos com outras mídias. 2015. 146 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483intermedialitycinemapulp fictionnarrativeporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessintermidialidadecinemanarrativapulp fictionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12916/Douglas%20S%c3%a1ppia%20Lima.pdf.jpgPulp fiction: diálogos com outras mídiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEHanna, Vera Lucia Harabagihttp://lattes.cnpq.br/7378861073762519Corradin, Flavia Maria Ferraz Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/6626056211570317BrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALDouglas Sáppia Lima.pdfDouglas Sáppia Lima.pdfapplication/pdf79969952https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ed794f3-0240-48bf-9b2b-1e21f72bb363/download154a170e39d893548ed8b0ab6d86077aMD51TEXTDouglas Sáppia Lima.pdf.txtDouglas Sáppia Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain276051https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/753b8995-107c-4271-af65-0f463048b665/downloade74de9d7b6df8187a45e469fe5f612e6MD52THUMBNAILDouglas Sáppia Lima.pdf.jpgDouglas Sáppia Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7752d6e-b2d1-4771-a5fd-45a06f4e38af/downloadd5e88cfbf41152eb409585d8b2de5e9aMD5310899/254832022-03-14 18:08:44.486http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25483https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:08:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Pulp fiction: diálogos com outras mídias
title Pulp fiction: diálogos com outras mídias
spellingShingle Pulp fiction: diálogos com outras mídias
Lima, Douglas Sáppia
intermidialidade
cinema
narrativa
pulp fiction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Pulp fiction: diálogos com outras mídias
title_full Pulp fiction: diálogos com outras mídias
title_fullStr Pulp fiction: diálogos com outras mídias
title_full_unstemmed Pulp fiction: diálogos com outras mídias
title_sort Pulp fiction: diálogos com outras mídias
author Lima, Douglas Sáppia
author_facet Lima, Douglas Sáppia
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6573639208092932
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Douglas Sáppia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Atik, Maria Luiza Guarnieri
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1602019238552365
contributor_str_mv Atik, Maria Luiza Guarnieri
dc.subject.por.fl_str_mv intermidialidade
cinema
narrativa
topic intermidialidade
cinema
narrativa
pulp fiction
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv pulp fiction
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Essa dissertação ocupa-se em estudar os aspectos formais do filme Pulp Fiction (1994), de Quentin Tarantino, sob uma perspectiva intermidiática. Para tanto, procura-se avaliar em que medida o estilo do diretor recorre a signos e procedimentos geradores de sentido inerentes à linguagem de outros meios de comunicação, como a televisão, as histórias em quadrinhos, os videogames e o próprio passado do cinema. Nesses termos, a pesquisa se divide, essencialmente, em três partes principais: o exame dos procedimentos narrativos do filme (que concernem a elipses temporais, flashbacks e uma estrutura circular intercalada por três histórias paralelas), seguido da discussão a respeito da violência ostensiva na tela (que compreende a estilização da violência gráfica com base na saturação de signos visuais e na hibridização de diversas mídias) e a análise da constituição dos diálogos (que estão pautados no diálogo socrático e na concepção pósmoderna da paródia). Em síntese, a fim de sustentar a pressuposição de que Pulp Fiction (1994) configura-se como um expoente do cinema pós-moderno, esse estudo se apoia no pensamento crítico de autores que trabalham tanto com teorias do cinema e da intermidialidade, quanto com teorias da linguagem e da pós-modernidade, como Mauro Baptista Vedia (2010), Linda Hutcheon (1991) e Mikhail Bakhtin (1984).
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-07T20:23:11Z
2020-05-28T18:13:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:13:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Douglas Sáppia. Pulp fiction: diálogos com outras mídias. 2015. 146 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483
identifier_str_mv LIMA, Douglas Sáppia. Pulp fiction: diálogos com outras mídias. 2015. 146 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7ed794f3-0240-48bf-9b2b-1e21f72bb363/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/753b8995-107c-4271-af65-0f463048b665/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b7752d6e-b2d1-4771-a5fd-45a06f4e38af/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 154a170e39d893548ed8b0ab6d86077a
e74de9d7b6df8187a45e469fe5f612e6
d5e88cfbf41152eb409585d8b2de5e9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819992365334528