Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Camila Maximiano dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23459
Resumo: Em um novo caminho para estudar pequenas empresas que não as teorias de empreendedorismo, buscamos compreender, sob o ponto de vista dos stakeholders internos, como os valores relativos à competição organizacional estão sendo construídos em uma pequena empresa industrial do polo cerâmico da cidade de Pedreira , São Paulo . Esses valores são construídos pelos stakeholder s nas interações sociais por meio de linguagem, orientam suas ações e são refletidos na s práticas organizacionais, comportamentos e procedimentos típicos observados nas organizações. A partir do paradigma interpretativo, na perspectiva interacionista e com base no método qualitativo, optamos pela est ratégia de estudo de caso único. R ealizamos , na empresa escolhida para a construção do material empírico, o total de 13 entrevistas , sendo em pro fundidade com o fundador e semi estruturada com demais stakeholders internos , além de utilizarmos observações não participantes e documentos , fazendo uso da análise qualitativa para apresentação e in terpretação d esses mate riais discursivos . Os resultados revela ra m dez valores relativos à competição organizacional: conhecimento especializado do fundador, abertura a oportunidades, informalidade nos procedimentos, compromisso com o crescimento, cumprimento de certas obrigações legais, enfrentamento de desafios, presenteísmo , não transparência, pessoalidade nas relações e não compromisso com o outro , que , por vezes, estiveram subjacentes às práticas com somente alguns indivíduos do mesmo grupo de stakeholders . Sobretudo, esses valores foram orientados pelas visões de mundo do fundador , necessidades organizacionais e aspectos do contexto econômico, social e político em que seus stakeholders est avam inseridos . O estudo de valores relativos à competição organizacional nessa peque na empresa foi um primeiro passo para discutir questões relativas à sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras.
id UPM_54bd6a721ef25c49a595f21d3c40bebc
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23459
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8337097124162117Santos, Camila Maximiano dosDomenico, Silvia Marcia Russi dehttp://lattes.cnpq.br/60460351742933272016-03-15T19:26:15Z2020-05-28T18:04:03Z2014-12-112020-05-28T18:04:03Z2014-08-14Em um novo caminho para estudar pequenas empresas que não as teorias de empreendedorismo, buscamos compreender, sob o ponto de vista dos stakeholders internos, como os valores relativos à competição organizacional estão sendo construídos em uma pequena empresa industrial do polo cerâmico da cidade de Pedreira , São Paulo . Esses valores são construídos pelos stakeholder s nas interações sociais por meio de linguagem, orientam suas ações e são refletidos na s práticas organizacionais, comportamentos e procedimentos típicos observados nas organizações. A partir do paradigma interpretativo, na perspectiva interacionista e com base no método qualitativo, optamos pela est ratégia de estudo de caso único. R ealizamos , na empresa escolhida para a construção do material empírico, o total de 13 entrevistas , sendo em pro fundidade com o fundador e semi estruturada com demais stakeholders internos , além de utilizarmos observações não participantes e documentos , fazendo uso da análise qualitativa para apresentação e in terpretação d esses mate riais discursivos . Os resultados revela ra m dez valores relativos à competição organizacional: conhecimento especializado do fundador, abertura a oportunidades, informalidade nos procedimentos, compromisso com o crescimento, cumprimento de certas obrigações legais, enfrentamento de desafios, presenteísmo , não transparência, pessoalidade nas relações e não compromisso com o outro , que , por vezes, estiveram subjacentes às práticas com somente alguns indivíduos do mesmo grupo de stakeholders . Sobretudo, esses valores foram orientados pelas visões de mundo do fundador , necessidades organizacionais e aspectos do contexto econômico, social e político em que seus stakeholders est avam inseridos . O estudo de valores relativos à competição organizacional nessa peque na empresa foi um primeiro passo para discutir questões relativas à sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras.In a new way to study small businesses than the theories of entrepreneurship, we seek to understand from the point of view of internal stakeholders, the figures relating to organizational competition are being built in a small industrial company in the cer amic hub of the city of Pedreira, São Paulo. These values are constructed by stakeholders in social interactions through language, guide their actions and are reflected in organizational practices, procedures and typical behavior observed in organization s. From the interpretive paradigm, the interactionist perspective and based on the qualitative method, we chose a single case study strategy. We conduct the company chosen to build the empirical material, the total of 13 interviews, in - depth with the found er and semistructured with other internal stakeholders, and we use non - participating observations and documents, making use of qualitative analysis for presentation and interpretation of these discursive materials. The results revealed ten values related to organizational competition: expert knowledge of the founder, opening opportunities, informal procedures, commitment to growth, compliance with certain legal obligations, facing challenges, immediacy, no transparency, personhood in relationships and non - compliance with commitments, which sometimes were underlying practices with only a few individuals of the same group of stakeholders. Above all, these values were guided by worldviews of the founder, organizational needs and aspects of economic, social and political context in which stakeholders were inserted. The study of organizational values related to competition in this small company was a first step to discuss issues relating to the survival of Brazilian micro and small enterprises.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23459porUniversidade Presbiteriana Mackenzievalores relativos à competição organizacionalstakeholderspequenas empresasvalues related to organizational competitionstakeholderssmall businessesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2783/Camila%20Maximiano%20dos%20Santos.pdf.jpgValores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIETeixeira, Maria Luisa Mendeshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901Martins, Maria do Carmo Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2082496726890687BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALCamila Maximiano dos Santos.pdfCamila Maximiano dos Santos.pdfapplication/pdf872313https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eb84b1b8-0faf-48a3-8c7a-4e6c6f62cbad/downloadb9b634d650acc1bbc15d198ccf09bc95MD51TEXTCamila Maximiano dos Santos.pdf.txtCamila Maximiano dos Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain232490https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b8fb3aae-4b1b-4825-887d-ff002d9272d0/downloadc1085bc94f855e4a677f6ffdc033fbd6MD52THUMBNAILCamila Maximiano dos Santos.pdf.jpgCamila Maximiano dos Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3b5baff7-6828-4d94-a166-f9ca3c5e3978/download83380c9d3d02feb1e434d4271a198762MD5310899/234592022-03-14 16:15:23.415oai:dspace.mackenzie.br:10899/23459https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:15:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
title Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
spellingShingle Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
Santos, Camila Maximiano dos
valores relativos à competição organizacional
stakeholders
pequenas empresas
values related to organizational competition
stakeholders
small businesses
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
title_full Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
title_fullStr Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
title_full_unstemmed Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
title_sort Valores relativos à competição organizacional: um estudo em uma pequena empresa do polo cerâmico de pedreira
author Santos, Camila Maximiano dos
author_facet Santos, Camila Maximiano dos
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8337097124162117
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Camila Maximiano dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domenico, Silvia Marcia Russi de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6046035174293327
contributor_str_mv Domenico, Silvia Marcia Russi de
dc.subject.por.fl_str_mv valores relativos à competição organizacional
stakeholders
pequenas empresas
topic valores relativos à competição organizacional
stakeholders
pequenas empresas
values related to organizational competition
stakeholders
small businesses
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv values related to organizational competition
stakeholders
small businesses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Em um novo caminho para estudar pequenas empresas que não as teorias de empreendedorismo, buscamos compreender, sob o ponto de vista dos stakeholders internos, como os valores relativos à competição organizacional estão sendo construídos em uma pequena empresa industrial do polo cerâmico da cidade de Pedreira , São Paulo . Esses valores são construídos pelos stakeholder s nas interações sociais por meio de linguagem, orientam suas ações e são refletidos na s práticas organizacionais, comportamentos e procedimentos típicos observados nas organizações. A partir do paradigma interpretativo, na perspectiva interacionista e com base no método qualitativo, optamos pela est ratégia de estudo de caso único. R ealizamos , na empresa escolhida para a construção do material empírico, o total de 13 entrevistas , sendo em pro fundidade com o fundador e semi estruturada com demais stakeholders internos , além de utilizarmos observações não participantes e documentos , fazendo uso da análise qualitativa para apresentação e in terpretação d esses mate riais discursivos . Os resultados revela ra m dez valores relativos à competição organizacional: conhecimento especializado do fundador, abertura a oportunidades, informalidade nos procedimentos, compromisso com o crescimento, cumprimento de certas obrigações legais, enfrentamento de desafios, presenteísmo , não transparência, pessoalidade nas relações e não compromisso com o outro , que , por vezes, estiveram subjacentes às práticas com somente alguns indivíduos do mesmo grupo de stakeholders . Sobretudo, esses valores foram orientados pelas visões de mundo do fundador , necessidades organizacionais e aspectos do contexto econômico, social e político em que seus stakeholders est avam inseridos . O estudo de valores relativos à competição organizacional nessa peque na empresa foi um primeiro passo para discutir questões relativas à sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-11
2020-05-28T18:04:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:26:15Z
2020-05-28T18:04:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23459
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/eb84b1b8-0faf-48a3-8c7a-4e6c6f62cbad/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b8fb3aae-4b1b-4825-887d-ff002d9272d0/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3b5baff7-6828-4d94-a166-f9ca3c5e3978/download
bitstream.checksum.fl_str_mv b9b634d650acc1bbc15d198ccf09bc95
c1085bc94f855e4a677f6ffdc033fbd6
83380c9d3d02feb1e434d4271a198762
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820048852123648