Confluências entre o samba rural paulista e fado de raiz lisboeta: como o feminino é representado neste cenário?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Navarro, Maria José de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28831
Resumo: Esta tese traz consigo a incumbência de mostrar as confluências entre o samba e o fado desde suas raízes como forma simbólica de representação popular. Outra função desta é trazer à luz o nome de mulheres esquecidas na história e registrar suas contribuições como bens culturais. A descoberta mais relevante foi a ancestralidade africana do samba e do fado. Do samba já era sabido, decorrente da dissertação do Mestrado. Embora descobriu-se novas informações, no entanto, o fado ter sido descoberto no século XlX no Rio de Janeiro e, a descrição era de que se assemelhava a capoeira baiana. Esta pesquisa bibliográfica a qual utilizou-se o método antropológico, encontrou na cultura portuguesa e brasileira as raízes ancestrais africanas, tanto no fado lisboeta como no Samba, principalmente o paulista, que emerge em Bom Jesus de Pirapora, envolvido pela dicotomia do sagrado e profano, que vem desde o lundu e o fado lisboeta desde o lundum. Abordamos as questões de comunicação entre a literatura, artes plásticas e a música, que envolvem o universo do fado e do samba, assim como o papel representacional feminino neste cenário desde suas raízes até a contemporaneidade, para tanto trouxemos do samba nomes que devem ser registrados como: Carmen Miranda, Clara Nunes, Inezita Barroso, Dona Maria Ester, até Roberta de Oliveira e Fabiana Cozza, enquanto no fado: Maria Severa, Amália Rodrigues até Mariza, esta última o maior expoente do fado na atualidade.
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Esta pesquisa bibliográfica a qual utilizou-se o método antropológico, encontrou na cultura portuguesa e brasileira as raízes ancestrais africanas, tanto no fado lisboeta como no Samba, principalmente o paulista, que emerge em Bom Jesus de Pirapora, envolvido pela dicotomia do sagrado e profano, que vem desde o lundu e o fado lisboeta desde o lundum. Abordamos as questões de comunicação entre a literatura, artes plásticas e a música, que envolvem o universo do fado e do samba, assim como o papel representacional feminino neste cenário desde suas raízes até a contemporaneidade, para tanto trouxemos do samba nomes que devem ser registrados como: Carmen Miranda, Clara Nunes, Inezita Barroso, Dona Maria Ester, até Roberta de Oliveira e Fabiana Cozza, enquanto no fado: Maria Severa, Amália Rodrigues até Mariza, esta última o maior expoente do fado na atualidade.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28831Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessancestralidade africanasamba paulistafado lisboetasagrado e profanoConfluências entre o samba rural paulista e fado de raiz lisboeta: como o feminino é representado neste cenário?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987http://lattes.cnpq.br/1785651022339114Ramos, Rosângela PatriotaPederiva, Ana Bárbara AparecidaThis thesis has the task of showing the confluences between samba and fado, from their foundations, as a symbolic form of popular representation. Another role of it is bringing to light the name of forgotten women in History and register their contributions as cultural objects. The most relevant discoveries were the ancestralities of samba and fado. Regarding samba this was aleady known, resulting from the Master¿s thesis, though new information has been discovered. Nevertheless, it was concluded that fado has been found in its first manifestations in the 19th century in Rio de Janeiro. It was described as resembling capoeira baiana. In this bibliographic research, in which the anthropological methodology was used, it was found in Portuguese and Brazilian culture the African ancestral roots, both in Lisbon fado and samba, mainly paulista, which emerges in Bom Jesus de Pirapora. Both genres are enveloped by the dichotomy between the sacred and profane, which has come from lundu and Lisbon fado since lundum. Weadressed the communication traits between literature, fine arts and music, which involves the fado and samba universe, as well as the female representational role in this scenario from its origins to the contemporary. For this purpose, webrought from samba names that must be registered as: Carmen Miranda, Clara Nunes, Inezita Barroso, Dona Maria Ester, uptill Roberta de Oliveira and Fabiana Cozza. Where as in fado Maria Severa, Amália Rodrigues and Mariza stand out, the latter being the greatest exponent of fado now a days.african ancestrysamba paulistalisbon fadosymbolic formCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)Educação, Arte e História da CulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEORIGINALMaria José de Oliveira Navarro.pdfMaria José de Oliveira Navarro.pdfMaria José de Oliveira Navarroapplication/pdf1988261https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/18054fa1-ae57-47ed-ba31-88dec99986be/download8ac2320d1081e461491a8d8d77f4410cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/05374a4e-0e3e-4a19-8b87-81bd2550c8a1/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8fe4afa1-4e08-4ef7-8846-290e2816bff9/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTMaria José de Oliveira Navarro.pdf.txtMaria José de Oliveira Navarro.pdf.txtExtracted texttext/plain301170https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/23382683-e22d-411e-82e1-a33bc039aebf/download8ca0ec1a05871a5a276741451e1aa83cMD56THUMBNAILMaria José de Oliveira Navarro.pdf.jpgMaria José de Oliveira Navarro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5fc38a77-d100-436e-8275-6c551a961cd4/download06af2961a7b5f050628292e99588fb70MD5710899/288312022-03-14 21:28:41.484http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28831https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:28:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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