Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lia Carrari
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24432
Resumo: The current worldwide popularity of on-line games has resulted in the formation of virtual communities with hundreds of people. This is due to the daily interaction of people in games called Massive Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs). These communities are culturally diverse and permeated by social ties estabilished through different ways in the game s virtual world. The present research held a study on the communities found in World of Warcraft through social network analysis. The goal of this approach was to define a typology of social ties and study the behavioural patterns related to the structure of these networks. This involved the construction of an efficient data collecting system, as well as analysis tools. That particular methodology verified that this kind of organization can be characterized as an emergent adaptive complex system. To that end, different theories were utilized, such as graph theory, Kohonen networks algebra and software engineering.
id UPM_ad8ad96aee76878bfff54b1a2fd82d3a
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24432
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-04-18T21:39:48Z2020-05-28T18:08:47Z2009-09-012020-05-28T18:08:47Z2009-02-11RODRIGUES, Lia Carrari. Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24432The current worldwide popularity of on-line games has resulted in the formation of virtual communities with hundreds of people. This is due to the daily interaction of people in games called Massive Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs). These communities are culturally diverse and permeated by social ties estabilished through different ways in the game s virtual world. The present research held a study on the communities found in World of Warcraft through social network analysis. The goal of this approach was to define a typology of social ties and study the behavioural patterns related to the structure of these networks. This involved the construction of an efficient data collecting system, as well as analysis tools. That particular methodology verified that this kind of organization can be characterized as an emergent adaptive complex system. To that end, different theories were utilized, such as graph theory, Kohonen networks algebra and software engineering.Atualmente a popularidade mundial de jogos on-line tem resultado na formação de comunidades virtuais com centenas de pessoas. Isso se deve à interação diária das pessoas em jogos chamados Massive Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs). Estas comunidades são culturalmente diversificadas e permeadas por laços sociais estabelecidos de diferentes maneiras no ambiente virtual do jogo. A presente pesquisa realizou um estudo de comunidades do jogo World of Warcraft por meio da abordagem da análise de redes sociais. O intuito desta abordagem foi definir uma tipologia de laços sociais e estudar padrões de comportamento vinculados à estrutura destas. Isso envolveu a construção de um sistema de coleta de dados eficiente desta rede, assim como ferramentas de análise. Com esta metodologia, verificou-se que este tipo de organização pode ser caracterizada como um sistema complexo adaptativo emergente. Para isso, foram utilizadas diferentes teorias, como a teoria dos grafos, redes de Kohonen, álgebra e engenharia de software.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEngenharia ElétricaUPMBREngenharia Elétricaredes sociaissistemas emergentestipologia de laços sociaiscomunidades virtuaisMMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)social networksemergent systemsmodelingvirtual communitiesMMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOAnálise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMustaro, Pollyana Notargiacomohttp://lattes.cnpq.br/5131975026612008Lima, Clodoaldo Aparecido de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/3017337174053381Colugnati, Fernando Antonio Basilehttp://lattes.cnpq.br/1622643885752324http://lattes.cnpq.br/6314425985652419Rodrigues, Lia Carrarihttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10321/Lia%20Carrari%20Rodrigues1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10322/Lia%20Carrari%20Rodrigues2.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/10323/Lia%20Carrari%20Rodrigues3.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2756/7/Divulga%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20autorizada%20pelo%20autor.docxinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/244322020-05-28 15:08:47.819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
title Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
spellingShingle Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
Rodrigues, Lia Carrari
redes sociais
sistemas emergentes
tipologia de laços sociais
comunidades virtuais
MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)
social networks
emergent systems
modeling
virtual communities
MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
title_full Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
title_fullStr Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
title_full_unstemmed Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
title_sort Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada
author Rodrigues, Lia Carrari
author_facet Rodrigues, Lia Carrari
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mustaro, Pollyana Notargiacomo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5131975026612008
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lima, Clodoaldo Aparecido de Moraes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3017337174053381
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Colugnati, Fernando Antonio Basile
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622643885752324
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6314425985652419
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lia Carrari
contributor_str_mv Mustaro, Pollyana Notargiacomo
Lima, Clodoaldo Aparecido de Moraes
Colugnati, Fernando Antonio Basile
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
sistemas emergentes
tipologia de laços sociais
comunidades virtuais
MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)
topic redes sociais
sistemas emergentes
tipologia de laços sociais
comunidades virtuais
MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)
social networks
emergent systems
modeling
virtual communities
MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv social networks
emergent systems
modeling
virtual communities
MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Games)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description The current worldwide popularity of on-line games has resulted in the formation of virtual communities with hundreds of people. This is due to the daily interaction of people in games called Massive Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs). These communities are culturally diverse and permeated by social ties estabilished through different ways in the game s virtual world. The present research held a study on the communities found in World of Warcraft through social network analysis. The goal of this approach was to define a typology of social ties and study the behavioural patterns related to the structure of these networks. This involved the construction of an efficient data collecting system, as well as analysis tools. That particular methodology verified that this kind of organization can be characterized as an emergent adaptive complex system. To that end, different theories were utilized, such as graph theory, Kohonen networks algebra and software engineering.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-09-01
2020-05-28T18:08:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:39:48Z
2020-05-28T18:08:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Lia Carrari. Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24432
identifier_str_mv RODRIGUES, Lia Carrari. Análise de redes sociais em comunidades virtuais emergentes de jogos on-line por meio de coleta de dados automatizada. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2009.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Elétrica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Engenharia Elétrica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177236425801728