Musicalidade e adolescência : bagagens culturais de estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintal, Victor Jürgenn Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33714
Resumo: Considerando a predisposição humana à música e a crescente busca pela compreensão dessa temática contextualizada a uma contemporaneidade repleta de informações que colocam o indivíduo numa posição anestésica e incompreensível, pergunta-se: Qual seria a bagagem cultural/musical que jovens no Ensino Médio trazem consigo? A pesquisa assim, buscou além de compreender o termo musicalidade, evidenciar as formas e meios pelos quais esta se constitui em um indivíduo, especialmente em jovens estudantes do Ensino Médio, e que por consequência os aparamentam com uma bagagem cultural musical. A aspiração deste trabalho foi ampliar a compreensão de musicalidade e de sua mediação visando seu desenvolvimento singular em cada indivíduo considerando seu contexto e bagagem sociocultural e histórico. Para problematizar o conceito de musicalidade e compreender a relevância desta temática identificou-se educadores, intelectuais e pesquisadores que dissertam sobre a musicalidade e a sua formação na humanidade. Dialogou-se com autores como Willems (1956), Suzuki (1916), Zuckerkandl (1976), Gembris (2006), Swanwick (1986) e Gardner (1983) quanto ao conceito de musicalidade e os caminhos pedagógicos e cognitivos para a estimulação da mesma; Contier (1985), Canton (2009), Sarti (2004), Reguillo (2000) e Certeau (2008a) quanto à influência artística musical na esfera sociocultural de uma sociedade; Dussel (2009), Martins (2018ª), Frith (2001), Gohn (2003), Andrade (2009), Tagg (2011a) e Schroeder (2005) ao analisar a função mediadora dos ambientes didáticos e pedagógicos musicais. A pesquisa de campo com estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual em Contagem/MG revelou aspectos relacionados à memória e à afetividade, como a influência da família, amigos e escola, assim como a importância do acesso à cultura de modo amplo como definidores das bagagens culturais na edificação da musicalidade destes estudantes, revelando a desafiadora necessidade de ambientes didáticos e escolares preparados e capazes de inter-relacionarem o conhecimento musical com as bagagens culturais musicais que os jovens trazem consigo.
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spelling Quintal, Victor Jürgenn FerreiraMartins, Mirian Celeste Ferreira Dias2023-11-06T12:31:00Z2023-11-06T12:31:00Z2023-08-21Considerando a predisposição humana à música e a crescente busca pela compreensão dessa temática contextualizada a uma contemporaneidade repleta de informações que colocam o indivíduo numa posição anestésica e incompreensível, pergunta-se: Qual seria a bagagem cultural/musical que jovens no Ensino Médio trazem consigo? A pesquisa assim, buscou além de compreender o termo musicalidade, evidenciar as formas e meios pelos quais esta se constitui em um indivíduo, especialmente em jovens estudantes do Ensino Médio, e que por consequência os aparamentam com uma bagagem cultural musical. A aspiração deste trabalho foi ampliar a compreensão de musicalidade e de sua mediação visando seu desenvolvimento singular em cada indivíduo considerando seu contexto e bagagem sociocultural e histórico. Para problematizar o conceito de musicalidade e compreender a relevância desta temática identificou-se educadores, intelectuais e pesquisadores que dissertam sobre a musicalidade e a sua formação na humanidade. Dialogou-se com autores como Willems (1956), Suzuki (1916), Zuckerkandl (1976), Gembris (2006), Swanwick (1986) e Gardner (1983) quanto ao conceito de musicalidade e os caminhos pedagógicos e cognitivos para a estimulação da mesma; Contier (1985), Canton (2009), Sarti (2004), Reguillo (2000) e Certeau (2008a) quanto à influência artística musical na esfera sociocultural de uma sociedade; Dussel (2009), Martins (2018ª), Frith (2001), Gohn (2003), Andrade (2009), Tagg (2011a) e Schroeder (2005) ao analisar a função mediadora dos ambientes didáticos e pedagógicos musicais. A pesquisa de campo com estudantes de Ensino Médio de uma escola estadual em Contagem/MG revelou aspectos relacionados à memória e à afetividade, como a influência da família, amigos e escola, assim como a importância do acesso à cultura de modo amplo como definidores das bagagens culturais na edificação da musicalidade destes estudantes, revelando a desafiadora necessidade de ambientes didáticos e escolares preparados e capazes de inter-relacionarem o conhecimento musical com as bagagens culturais musicais que os jovens trazem consigo.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33714Universidade Presbiteriana Mackenziesociocultural;bagagemescolamediação culturalMusicalidade e adolescência : bagagens culturais de estudantes do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/7167254305943668https://orcid.org/0000-0002-3418-0471http://lattes.cnpq.br/5507868004552566Vieira, Marili Moreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3317058339527444https://orcid.org/0000-0002-8472-8212Marques, Thais Maurahttp://lattes.cnpq.br/6733271472219860Schwartz, Rosana Maria Pires Barbatohttp://lattes.cnpq.br/8177502122038987https://orcid.org/0000-0003-3734-0941Makino, Jéssica Mamihttp://lattes.cnpq.br/0929873470085756https://orcid.org/0000-0001-8653-3550Considering the human predisposition to music and the growing search for understanding this theme contextualized in a contemporary world full of information that places the individual in an anesthetic and incomprehensible position, the question arises: What would be the cultural/musical background that young people in high school bring with them? The research thus sought, in addition to understanding the term musicality, to highlight the ways and means by which it is constituted in an individual, especially in young high school students, and which consequently equips them with a musical cultural background. The aspiration of this work was to expand the understanding of musicality and its mediation, aiming for its unique development in each individual considering their sociocultural and historical context and background. To problematize the concept of musicality and understand the relevance of this theme, educators, intellectuals and researchers who speak about musicality and its formation in humanity were identified. He discussed with authors such as Willems (1956), Suzuki (1916), Zuckerkandl (1976), Gembris (2006), Swanwick (1986) and Gardner (1983) regarding the concept of musicality and the pedagogical and cognitive paths for stimulating same; Contier (1985), Canton (2009), Sarti (2004), Reguillo (2000) and Certeau (2008a) regarding the artistic musical influence on the sociocultural sphere of a society; Dussel (2009), Martins (2018ª), Frith (2001), Gohn (2003), Andrade (2009), Tagg (2011a) and Schroeder (2005) when analyzing the mediating function of musical didactic and pedagogical environments. Field research with high school students from a state school in Contagem/MG revealed aspects related to memory and affectivity, such as the influence of family, friends and school, as well as the importance of access to culture in a broad way as defining cultural baggage in building the musicality of these students, revealing the challenging need for teaching and school environments prepared and capable of interrelating musical knowledge with the musical cultural baggage that young people bring with them.socioculturalbaggageschoolcultural mediationBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAORIGINALVictor Jürgenn Ferreira Quintal.pdfVictor Jürgenn Ferreira Quintal.pdfapplication/pdf2017764https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b23b9ddb-2bde-4af0-ba5e-7bdb9f8adf1b/download28d65fb73a8a21f64bc4fa8c2948a215MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/45d45b91-a71d-4a34-8d4b-faf929ffff68/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTVictor Jürgenn Ferreira Quintal.pdf.txtVictor Jürgenn Ferreira Quintal.pdf.txtExtracted texttext/plain165980https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4da628bf-ca8f-4128-8bc1-35a235d4d282/downloadff2a4cd8f10e3b2aab292e5383bbae26MD53THUMBNAILVictor Jürgenn Ferreira Quintal.pdf.jpgVictor Jürgenn Ferreira Quintal.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2955https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bd284caa-bf61-47bd-bbbe-9871915ef363/downloadf8725b066d208ebb907838b2bc3e31ceMD5410899/337142023-11-07 01:00:20.234oai:dspace.mackenzie.br:10899/33714https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-07T01:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - 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