Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176 |
Resumo: | Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores. |
id |
UPM_6f77ff79b71017e78010fb8d62dad8af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25176 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6477705977816776Pirolo, Ester AnholetoAlvarez, Aurora Gedra Ruizhttp://lattes.cnpq.br/91021618945849502017-02-07T18:25:33Z2020-05-28T18:12:15Z2020-05-28T18:12:15Z2016-08-11Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores.This paper aims to investigate the persuasion strategies used in two educational websites in order to show how, by their own means, each one builds an ethos toned by their reader’s passions and also the effects which it intends to give to the audience. As a result, leading them to believe and be abided by their discourses. The sites of the study are from State Department of Education and the São Paulo’s State Teacher’s Union known as APEOESP. As the basis of this study is from the Discourse Analysis and Rhetoric, the theoretical foundation is, consequently, rooted in authors as Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristotle, Chaim Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca and more. From this reflection, the analysis reaches texts and links dedicated to the subject of violence on state schools of São Paulo, moreover how they present themselves to the target readers. The corpus investigation points out that these portals are similar on the grounds that they keep an authoritarian discourse and on the top of that they have shown crystalized realities revealed in a dictatorial way, however these institutions highlight an antagonistic ethé. On one hand, the APEOESP website reveals a belligerent, hyperbolic tone always ready to report what it considers lack of action of the State Department of Education. On the other hand, the State Department of Education’s expresses in a more cautious and undisturbed way by telling that the conflicts are normal in the schools and are under control. Having checked the hypothesis that each one of the enunciatee balance its ethos, the effect it intends to make on the readers confirms that both of them are capable of persuading and manipulating their interlocutors.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfPirolo, Ester Anholeto. Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas. 2016. 157 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176discourseethospersuasionviolenceeducationporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdiscursoethospersuasãoviolênciaeducaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12938/Ester%20Anholeto%20Pirolo.pdf.jpgDois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBarros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426Batista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Pinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721Campos, Norma Discini dehttp://lattes.cnpq.br/0026069375576358BrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALEster Anholeto Pirolo.pdfEster Anholeto Pirolo.pdfapplication/pdf2171967https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa698ef7-f064-4bfa-947b-9a4c5558aa8f/downloadcb74f69003499e68e8f4e1560df4c37cMD51TEXTEster Anholeto Pirolo.pdf.txtEster Anholeto Pirolo.pdf.txtExtracted texttext/plain334665https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e9682fc-fd95-4b29-b4e3-2b6fc4a0ba31/downloadcbf8234622e1643580d9b18c22702360MD52THUMBNAILEster Anholeto Pirolo.pdf.jpgEster Anholeto Pirolo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cb1ff762-5534-4809-9ddc-b283fbaa0f41/download3c177a2ba8a799daa988ddc2119cfe6cMD5310899/251762022-03-14 17:50:01.576http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25176https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:50:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas |
title |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas |
spellingShingle |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas Pirolo, Ester Anholeto discurso ethos persuasão violência educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
title_short |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas |
title_full |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas |
title_fullStr |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas |
title_full_unstemmed |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas |
title_sort |
Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas |
author |
Pirolo, Ester Anholeto |
author_facet |
Pirolo, Ester Anholeto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6477705977816776 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pirolo, Ester Anholeto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9102161894584950 |
contributor_str_mv |
Alvarez, Aurora Gedra Ruiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso ethos persuasão violência educação |
topic |
discurso ethos persuasão violência educação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-08-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-07T18:25:33Z 2020-05-28T18:12:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:12:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pirolo, Ester Anholeto. Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas. 2016. 157 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176 |
identifier_str_mv |
Pirolo, Ester Anholeto. Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas. 2016. 157 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa698ef7-f064-4bfa-947b-9a4c5558aa8f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e9682fc-fd95-4b29-b4e3-2b6fc4a0ba31/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cb1ff762-5534-4809-9ddc-b283fbaa0f41/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb74f69003499e68e8f4e1560df4c37c cbf8234622e1643580d9b18c22702360 3c177a2ba8a799daa988ddc2119cfe6c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819978794663936 |