Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirolo, Ester Anholeto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176
Resumo: Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores.
id UPM_6f77ff79b71017e78010fb8d62dad8af
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25176
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/6477705977816776Pirolo, Ester AnholetoAlvarez, Aurora Gedra Ruizhttp://lattes.cnpq.br/91021618945849502017-02-07T18:25:33Z2020-05-28T18:12:15Z2020-05-28T18:12:15Z2016-08-11Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores.This paper aims to investigate the persuasion strategies used in two educational websites in order to show how, by their own means, each one builds an ethos toned by their reader’s passions and also the effects which it intends to give to the audience. As a result, leading them to believe and be abided by their discourses. The sites of the study are from State Department of Education and the São Paulo’s State Teacher’s Union known as APEOESP. As the basis of this study is from the Discourse Analysis and Rhetoric, the theoretical foundation is, consequently, rooted in authors as Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristotle, Chaim Perelman, Lucie Olbrechts-Tyteca and more. From this reflection, the analysis reaches texts and links dedicated to the subject of violence on state schools of São Paulo, moreover how they present themselves to the target readers. The corpus investigation points out that these portals are similar on the grounds that they keep an authoritarian discourse and on the top of that they have shown crystalized realities revealed in a dictatorial way, however these institutions highlight an antagonistic ethé. On one hand, the APEOESP website reveals a belligerent, hyperbolic tone always ready to report what it considers lack of action of the State Department of Education. On the other hand, the State Department of Education’s expresses in a more cautious and undisturbed way by telling that the conflicts are normal in the schools and are under control. Having checked the hypothesis that each one of the enunciatee balance its ethos, the effect it intends to make on the readers confirms that both of them are capable of persuading and manipulating their interlocutors.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfPirolo, Ester Anholeto. Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas. 2016. 157 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176discourseethospersuasionviolenceeducationporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdiscursoethospersuasãoviolênciaeducaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICACNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/12938/Ester%20Anholeto%20Pirolo.pdf.jpgDois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBarros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426Batista, Ronaldo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4540894174449403Pinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721Campos, Norma Discini dehttp://lattes.cnpq.br/0026069375576358BrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasORIGINALEster Anholeto Pirolo.pdfEster Anholeto Pirolo.pdfapplication/pdf2171967https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa698ef7-f064-4bfa-947b-9a4c5558aa8f/downloadcb74f69003499e68e8f4e1560df4c37cMD51TEXTEster Anholeto Pirolo.pdf.txtEster Anholeto Pirolo.pdf.txtExtracted texttext/plain334665https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e9682fc-fd95-4b29-b4e3-2b6fc4a0ba31/downloadcbf8234622e1643580d9b18c22702360MD52THUMBNAILEster Anholeto Pirolo.pdf.jpgEster Anholeto Pirolo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cb1ff762-5534-4809-9ddc-b283fbaa0f41/download3c177a2ba8a799daa988ddc2119cfe6cMD5310899/251762022-03-14 17:50:01.576http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/25176https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:50:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
title Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
spellingShingle Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
Pirolo, Ester Anholeto
discurso
ethos
persuasão
violência
educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
title_full Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
title_fullStr Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
title_full_unstemmed Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
title_sort Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas
author Pirolo, Ester Anholeto
author_facet Pirolo, Ester Anholeto
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6477705977816776
dc.contributor.author.fl_str_mv Pirolo, Ester Anholeto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9102161894584950
contributor_str_mv Alvarez, Aurora Gedra Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
ethos
persuasão
violência
educação
topic discurso
ethos
persuasão
violência
educação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Este trabalho pretende investigar as estratégias de persuasão utilizadas em dois sites do campo educacional, a fim de mostrar como cada um deles, à sua maneira, constrói um ethos ajustado às paixões de seus leitores e aos efeitos que pretende provocar nesse público para se fazer crer e ter a adesão aos seus discursos. Trata-se dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o do sindicato dos professores APEOESP. Adotamos como alicerce teórico os fundamentos da Análise do Discurso e da Retórica, apoiando-nos, sobretudo, nos estudos de Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Aristóteles, Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca, entre outros. A partir da reflexão teórica, nossa análise alcança textos e links que se dedicam ao tema da violência nas escolas públicas paulistas e, também, os textos pelos quais os sites se apresentam ao público leitor. A análise do corpus nos aponta que os portais, mesmo evidenciando ethé antagônicos entre si, assemelham-se no fato de construírem discursos autoritários, que desejam mostrar realidades cristalizadas, vistas no modo de dizer impositivo utilizado pelas duas instituições. A APEOESP revela-se, num tom beligerante, hiperbólico, sempre pronta a denunciar o que considera falta de ação da Secretaria de Educação do Estado diante dos inúmeros casos de violência que ocorrem nas escolas públicas paulistas. A Secretaria de Educação, por sua vez, expressa-se num tom mais cauteloso, sereno, como uma instituição protetora dos membros da comunidade escolar, mostrando que os casos de conflito são normais nas escolas e estão sob controle. Verificamos que a hipótese de que cada um dos enunciadores harmoniza seu ethos aos efeitos que pretende causar nos leitores se confirma e que ambos são, pois, eficazes em persuadir e manipular seus interlocutores.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-07T18:25:33Z
2020-05-28T18:12:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pirolo, Ester Anholeto. Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas. 2016. 157 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176
identifier_str_mv Pirolo, Ester Anholeto. Dois olhares sobre a educação: discursos dos portais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e do sindicato APEOESP sobre a violência nas escolas públicas paulistas. 2016. 157 f. Tese (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fa698ef7-f064-4bfa-947b-9a4c5558aa8f/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0e9682fc-fd95-4b29-b4e3-2b6fc4a0ba31/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cb1ff762-5534-4809-9ddc-b283fbaa0f41/download
bitstream.checksum.fl_str_mv cb74f69003499e68e8f4e1560df4c37c
cbf8234622e1643580d9b18c22702360
3c177a2ba8a799daa988ddc2119cfe6c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819978794663936