Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512 |
Resumo: | A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político e tem por objetivo geral observar as transformações ocorridas no perfil da boneca Barbie, ao analisar os mecanismos discursivos e imagéticos utilizados pelo discurso publicitário para a transformação da identidade da boneca. Como ponto motivador, partiu-se da importância de se considerar as relações estabelecidas entre transformações sócio históricas e construção identitária de um produto, por meio da publicidade – no caso, as mudanças ocorridas em 2016, com inovações profundas observadas e indicativas de nova identidade da boneca Barbie. A análise das peças selecionadas para esta pesquisa – que procuraram não só ilustrar o percurso evolutivo do texto publicitário, mas também marcar a constituição identitária da boneca ao longo de sua existência – foi realizada à luz de conceitos de discurso e dialogismo, apontados por Bakhtin (2003, 2006); da noção de identidade, conforme Bauman (2005) e de elementos de verbo-visualidade, fundamentada por Brait (2013). Com este estudo, verifica-se a importância do discurso publicitário para a fixação de valores sócio-culturais e para a construção da identidade de um produto. |
id |
UPM_74dccb6e34d3258ee3a14e37b6c443b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25512 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299Daher, Mariana de Alcantara CalilBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/60335529743927782018-01-23T11:46:13Z2020-05-28T18:13:40Z2020-05-28T18:13:40Z2017-12-12A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político e tem por objetivo geral observar as transformações ocorridas no perfil da boneca Barbie, ao analisar os mecanismos discursivos e imagéticos utilizados pelo discurso publicitário para a transformação da identidade da boneca. Como ponto motivador, partiu-se da importância de se considerar as relações estabelecidas entre transformações sócio históricas e construção identitária de um produto, por meio da publicidade – no caso, as mudanças ocorridas em 2016, com inovações profundas observadas e indicativas de nova identidade da boneca Barbie. A análise das peças selecionadas para esta pesquisa – que procuraram não só ilustrar o percurso evolutivo do texto publicitário, mas também marcar a constituição identitária da boneca ao longo de sua existência – foi realizada à luz de conceitos de discurso e dialogismo, apontados por Bakhtin (2003, 2006); da noção de identidade, conforme Bauman (2005) e de elementos de verbo-visualidade, fundamentada por Brait (2013). Com este estudo, verifica-se a importância do discurso publicitário para a fixação de valores sócio-culturais e para a construção da identidade de um produto.This dissertation place oneself in the line search Language, literature and Society: speech in communication, religious speech, pedagogic speech, politic speech and has as a general goal to observe the transformations in Barbie’s doll profile, during the analyses of the discursive and image mechanisms used for the advertising speech to transform the identity of the doll. As a motivational point, this work has started from the importance of considerate the relations between the social and historical transformations and the construction of a product’s identity from the advertising – in that case, the transformations occurred in 2016, with deep innovations that was observed and that indicates some new identity to Barbie doll. The analyses of the selected propagandas for this work – that intend not only to illustrate the evolutionary trajectory of the advertising text but also to mark the constitution of the doll’s identity during the years – was made from concepts of speech and dialogism, indicated for Bakhtin (2003, 2006); identity notions, as Bauman (2005) and verbal-visuality elements, predicated on Brait (2013). With this study, can be verified the importance of the advertising speech for the fixation of social and historical values and for the construction of a products identity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfDAHER, Mariana de Alcantara Calil. Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie. 2017. 69 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512Barbie (toy)dialogismidentityverbal-visualityadvertisingporUniversidade Presbiteriana MackenzieBarbie (boneca)dialogismoidentidadeverbo-visualidadepublicidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15484/Mariana%20de%20Alcantara%20Calil%20%20Daher1.pdf.jpgNow can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMuraro, Marlon Luiz ClasenAndrade, Carlos Augusto BasptistaBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMLetrasORIGINALMariana de Alcantara Calil Daher1.pdfMariana de Alcantara Calil Daher1.pdfapplication/pdf1434729https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f39e42d8-86df-4a6d-b44f-f702f41ff327/downloada823a1b99b8191e797f4d4158f25545fMD51TEXTMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.txtMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.txtExtracted texttext/plain129338https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/56fdf784-633b-4e3e-bf7f-e7c5eb34e0af/downloade2fc3d30425da58dafd42cde534babf1MD52THUMBNAILMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.jpgMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31817ba8-75b7-4866-ace4-592699b2b9fa/download74acfc5a2d82fb5f24726efaced4ad9eMD5310899/255122022-03-14 18:10:36.103oai:dspace.mackenzie.br:10899/25512https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie |
title |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie |
spellingShingle |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie Daher, Mariana de Alcantara Calil Barbie (boneca) dialogismo identidade verbo-visualidade publicidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie |
title_full |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie |
title_fullStr |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie |
title_full_unstemmed |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie |
title_sort |
Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie |
author |
Daher, Mariana de Alcantara Calil |
author_facet |
Daher, Mariana de Alcantara Calil |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daher, Mariana de Alcantara Calil |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6033552974392778 |
contributor_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Barbie (boneca) dialogismo identidade verbo-visualidade publicidade |
topic |
Barbie (boneca) dialogismo identidade verbo-visualidade publicidade CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político e tem por objetivo geral observar as transformações ocorridas no perfil da boneca Barbie, ao analisar os mecanismos discursivos e imagéticos utilizados pelo discurso publicitário para a transformação da identidade da boneca. Como ponto motivador, partiu-se da importância de se considerar as relações estabelecidas entre transformações sócio históricas e construção identitária de um produto, por meio da publicidade – no caso, as mudanças ocorridas em 2016, com inovações profundas observadas e indicativas de nova identidade da boneca Barbie. A análise das peças selecionadas para esta pesquisa – que procuraram não só ilustrar o percurso evolutivo do texto publicitário, mas também marcar a constituição identitária da boneca ao longo de sua existência – foi realizada à luz de conceitos de discurso e dialogismo, apontados por Bakhtin (2003, 2006); da noção de identidade, conforme Bauman (2005) e de elementos de verbo-visualidade, fundamentada por Brait (2013). Com este estudo, verifica-se a importância do discurso publicitário para a fixação de valores sócio-culturais e para a construção da identidade de um produto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-23T11:46:13Z 2020-05-28T18:13:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:13:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DAHER, Mariana de Alcantara Calil. Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie. 2017. 69 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512 |
identifier_str_mv |
DAHER, Mariana de Alcantara Calil. Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie. 2017. 69 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo . |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f39e42d8-86df-4a6d-b44f-f702f41ff327/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/56fdf784-633b-4e3e-bf7f-e7c5eb34e0af/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31817ba8-75b7-4866-ace4-592699b2b9fa/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a823a1b99b8191e797f4d4158f25545f e2fc3d30425da58dafd42cde534babf1 74acfc5a2d82fb5f24726efaced4ad9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819988541177856 |