Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daher, Mariana de Alcantara Calil
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512
Resumo: A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político e tem por objetivo geral observar as transformações ocorridas no perfil da boneca Barbie, ao analisar os mecanismos discursivos e imagéticos utilizados pelo discurso publicitário para a transformação da identidade da boneca. Como ponto motivador, partiu-se da importância de se considerar as relações estabelecidas entre transformações sócio históricas e construção identitária de um produto, por meio da publicidade – no caso, as mudanças ocorridas em 2016, com inovações profundas observadas e indicativas de nova identidade da boneca Barbie. A análise das peças selecionadas para esta pesquisa – que procuraram não só ilustrar o percurso evolutivo do texto publicitário, mas também marcar a constituição identitária da boneca ao longo de sua existência – foi realizada à luz de conceitos de discurso e dialogismo, apontados por Bakhtin (2003, 2006); da noção de identidade, conforme Bauman (2005) e de elementos de verbo-visualidade, fundamentada por Brait (2013). Com este estudo, verifica-se a importância do discurso publicitário para a fixação de valores sócio-culturais e para a construção da identidade de um produto.
id UPM_74dccb6e34d3258ee3a14e37b6c443b3
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25512
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/5720921133186299Daher, Mariana de Alcantara CalilBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/60335529743927782018-01-23T11:46:13Z2020-05-28T18:13:40Z2020-05-28T18:13:40Z2017-12-12A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político e tem por objetivo geral observar as transformações ocorridas no perfil da boneca Barbie, ao analisar os mecanismos discursivos e imagéticos utilizados pelo discurso publicitário para a transformação da identidade da boneca. Como ponto motivador, partiu-se da importância de se considerar as relações estabelecidas entre transformações sócio históricas e construção identitária de um produto, por meio da publicidade – no caso, as mudanças ocorridas em 2016, com inovações profundas observadas e indicativas de nova identidade da boneca Barbie. A análise das peças selecionadas para esta pesquisa – que procuraram não só ilustrar o percurso evolutivo do texto publicitário, mas também marcar a constituição identitária da boneca ao longo de sua existência – foi realizada à luz de conceitos de discurso e dialogismo, apontados por Bakhtin (2003, 2006); da noção de identidade, conforme Bauman (2005) e de elementos de verbo-visualidade, fundamentada por Brait (2013). Com este estudo, verifica-se a importância do discurso publicitário para a fixação de valores sócio-culturais e para a construção da identidade de um produto.This dissertation place oneself in the line search Language, literature and Society: speech in communication, religious speech, pedagogic speech, politic speech and has as a general goal to observe the transformations in Barbie’s doll profile, during the analyses of the discursive and image mechanisms used for the advertising speech to transform the identity of the doll. As a motivational point, this work has started from the importance of considerate the relations between the social and historical transformations and the construction of a product’s identity from the advertising – in that case, the transformations occurred in 2016, with deep innovations that was observed and that indicates some new identity to Barbie doll. The analyses of the selected propagandas for this work – that intend not only to illustrate the evolutionary trajectory of the advertising text but also to mark the constitution of the doll’s identity during the years – was made from concepts of speech and dialogism, indicated for Bakhtin (2003, 2006); identity notions, as Bauman (2005) and verbal-visuality elements, predicated on Brait (2013). With this study, can be verified the importance of the advertising speech for the fixation of social and historical values and for the construction of a products identity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Presbiteriana Mackenzieapplication/pdfDAHER, Mariana de Alcantara Calil. Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie. 2017. 69 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512Barbie (toy)dialogismidentityverbal-visualityadvertisingporUniversidade Presbiteriana MackenzieBarbie (boneca)dialogismoidentidadeverbo-visualidadepublicidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/15484/Mariana%20de%20Alcantara%20Calil%20%20Daher1.pdf.jpgNow can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMuraro, Marlon Luiz ClasenAndrade, Carlos Augusto BasptistaBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMLetrasORIGINALMariana de Alcantara Calil Daher1.pdfMariana de Alcantara Calil Daher1.pdfapplication/pdf1434729https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f39e42d8-86df-4a6d-b44f-f702f41ff327/downloada823a1b99b8191e797f4d4158f25545fMD51TEXTMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.txtMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.txtExtracted texttext/plain129338https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/56fdf784-633b-4e3e-bf7f-e7c5eb34e0af/downloade2fc3d30425da58dafd42cde534babf1MD52THUMBNAILMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.jpgMariana de Alcantara Calil Daher1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31817ba8-75b7-4866-ace4-592699b2b9fa/download74acfc5a2d82fb5f24726efaced4ad9eMD5310899/255122022-03-14 18:10:36.103oai:dspace.mackenzie.br:10899/25512https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
title Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
spellingShingle Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
Daher, Mariana de Alcantara Calil
Barbie (boneca)
dialogismo
identidade
verbo-visualidade
publicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
title_full Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
title_fullStr Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
title_full_unstemmed Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
title_sort Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie
author Daher, Mariana de Alcantara Calil
author_facet Daher, Mariana de Alcantara Calil
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.author.fl_str_mv Daher, Mariana de Alcantara Calil
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6033552974392778
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Barbie (boneca)
dialogismo
identidade
verbo-visualidade
publicidade
topic Barbie (boneca)
dialogismo
identidade
verbo-visualidade
publicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description A presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Língua, literatura e sociedade: discurso na comunicação, discurso religioso, discurso pedagógico, discurso político e tem por objetivo geral observar as transformações ocorridas no perfil da boneca Barbie, ao analisar os mecanismos discursivos e imagéticos utilizados pelo discurso publicitário para a transformação da identidade da boneca. Como ponto motivador, partiu-se da importância de se considerar as relações estabelecidas entre transformações sócio históricas e construção identitária de um produto, por meio da publicidade – no caso, as mudanças ocorridas em 2016, com inovações profundas observadas e indicativas de nova identidade da boneca Barbie. A análise das peças selecionadas para esta pesquisa – que procuraram não só ilustrar o percurso evolutivo do texto publicitário, mas também marcar a constituição identitária da boneca ao longo de sua existência – foi realizada à luz de conceitos de discurso e dialogismo, apontados por Bakhtin (2003, 2006); da noção de identidade, conforme Bauman (2005) e de elementos de verbo-visualidade, fundamentada por Brait (2013). Com este estudo, verifica-se a importância do discurso publicitário para a fixação de valores sócio-culturais e para a construção da identidade de um produto.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-23T11:46:13Z
2020-05-28T18:13:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAHER, Mariana de Alcantara Calil. Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie. 2017. 69 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512
identifier_str_mv DAHER, Mariana de Alcantara Calil. Now can we stop talking about my body? : discurso publicitário e o processo de (re)construção identitária da boneca Barbie. 2017. 69 f. Dissertação (Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo .
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/f39e42d8-86df-4a6d-b44f-f702f41ff327/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/56fdf784-633b-4e3e-bf7f-e7c5eb34e0af/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31817ba8-75b7-4866-ace4-592699b2b9fa/download
bitstream.checksum.fl_str_mv a823a1b99b8191e797f4d4158f25545f
e2fc3d30425da58dafd42cde534babf1
74acfc5a2d82fb5f24726efaced4ad9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819988541177856