"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Waldirene
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795
Resumo: Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.
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spelling http://lattes.cnpq.br/8328548533414301André, WaldireneAlmeida, Jane Mary Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/99474343648375312016-03-15T19:42:48Z2020-05-28T18:10:56Z2008-06-062020-05-28T18:10:56Z2007-03-05Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation.application/pdfANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795porUniversidade Presbiteriana Mackenziefotografiasimulacrorealidadevisualidadevisibilidadearte contemporâneaphotographySimulacrorealityvisualityvisibilitycontemporary artCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTEShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4145/Waldirene%20Andre.pdf.jpg"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEOliveira, Mirtes Cristina Marins dehttp://lattes.cnpq.br/6183285195062611Azevedo, Wilton Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALWaldirene Andre.pdfWaldirene Andre.pdfapplication/pdf1709451https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4eac5799-49c6-4a2b-9eca-f819cc1ae849/download0c6fa2017a4a579dda0d5489d4b3cf25MD51TEXTWaldirene Andre.pdf.txtWaldirene Andre.pdf.txtExtracted texttext/plain292062https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ff703db0-1f8c-4471-84ed-9073d6aed542/downloadf11c7e85a9bbe758beded1784d76803aMD52THUMBNAILWaldirene Andre.pdf.jpgWaldirene Andre.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/69a2799a-6498-4ea2-865b-a325942c2fa6/download58f277b30b3da44be9f9588281b1cd15MD5310899/247952022-03-14 17:19:23.823oai:dspace.mackenzie.br:10899/24795https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:19:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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