"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795 |
Resumo: | Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation. |
id |
UPM_7850749e60394fdf53c044bee182187a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24795 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
2016-03-15T19:42:48Z2020-05-28T18:10:56Z2008-06-062020-05-28T18:10:56Z2007-03-05ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation.Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriafotografiasimulacrorealidadevisualidadevisibilidadearte contemporâneaphotographySimulacrorealityvisualityvisibilitycontemporary artCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlmeida, Jane Mary Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8328548533414301Oliveira, Mirtes Cristina Marins dehttp://lattes.cnpq.br/6183285195062611Azevedo, Wilton Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175http://lattes.cnpq.br/9947434364837531André, Waldirenehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4145/Waldirene%20Andre.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1910/1/Waldirene%20Andre.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247952020-05-28 15:10:56.142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira |
title |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira |
spellingShingle |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira André, Waldirene fotografia simulacro realidade visualidade visibilidade arte contemporânea photography Simulacro reality visuality visibility contemporary art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira |
title_full |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira |
title_fullStr |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira |
title_full_unstemmed |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira |
title_sort |
"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira |
author |
André, Waldirene |
author_facet |
André, Waldirene |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Jane Mary Pereira de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8328548533414301 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6183285195062611 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Azevedo, Wilton Luiz de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1812469494223175 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9947434364837531 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Waldirene |
contributor_str_mv |
Almeida, Jane Mary Pereira de Oliveira, Mirtes Cristina Marins de Azevedo, Wilton Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia simulacro realidade visualidade visibilidade arte contemporânea |
topic |
fotografia simulacro realidade visualidade visibilidade arte contemporânea photography Simulacro reality visuality visibility contemporary art CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
photography Simulacro reality visuality visibility contemporary art |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-05 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-06-06 2020-05-28T18:10:56Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:48Z 2020-05-28T18:10:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795 |
identifier_str_mv |
ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Educação, Arte e História da Cultura |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação, Arte e História |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177218595815424 |