"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Waldirene
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795
Resumo: Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation.
id UPM_7850749e60394fdf53c044bee182187a
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24795
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:42:48Z2020-05-28T18:10:56Z2008-06-062020-05-28T18:10:56Z2007-03-05ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation.Partindo da articulação dos códigos projetivos e a experiência visual do observador a partir da manipulação arbitrária de sombras projetadas e de construções gráficas concebidas para distorcer imagens em perspectiva, a artista Regina Silveira impõe ao mundo visível seus mais importantes paradoxos visuais, Simulacros. Tendo como dado básico a sombra, onde são articuladas todas as arbitrariedades visuais presentes, como uma obra referencial, Simulacros revela a estrutura subjacente de todo o conjunto, a fotografia. Submersa nesse universo conceitual perverso onde a subversão do código enfatiza sua artificialidade, a fotografia se insere no trabalho da artista não só como um recurso eficaz na manipulação de visualidades, mas empresta a ele todo o seu potencial imaginário, dando visibilidade ao jogo dialético entre a realidade propriamente dita e a sua representação.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieEducação, Arte e História da CulturaUPMBREducação, Arte e Históriafotografiasimulacrorealidadevisualidadevisibilidadearte contemporâneaphotographySimulacrorealityvisualityvisibilitycontemporary artCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES"Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAlmeida, Jane Mary Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8328548533414301Oliveira, Mirtes Cristina Marins dehttp://lattes.cnpq.br/6183285195062611Azevedo, Wilton Luiz dehttp://lattes.cnpq.br/1812469494223175http://lattes.cnpq.br/9947434364837531André, Waldirenehttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4145/Waldirene%20Andre.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/1910/1/Waldirene%20Andre.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/247952020-05-28 15:10:56.142Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
title "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
spellingShingle "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
André, Waldirene
fotografia
simulacro
realidade
visualidade
visibilidade
arte contemporânea
photography
Simulacro
reality
visuality
visibility
contemporary art
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
title_full "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
title_fullStr "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
title_full_unstemmed "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
title_sort "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira
author André, Waldirene
author_facet André, Waldirene
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Jane Mary Pereira de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8328548533414301
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6183285195062611
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Azevedo, Wilton Luiz de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1812469494223175
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9947434364837531
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Waldirene
contributor_str_mv Almeida, Jane Mary Pereira de
Oliveira, Mirtes Cristina Marins de
Azevedo, Wilton Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
simulacro
realidade
visualidade
visibilidade
arte contemporânea
topic fotografia
simulacro
realidade
visualidade
visibilidade
arte contemporânea
photography
Simulacro
reality
visuality
visibility
contemporary art
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv photography
Simulacro
reality
visuality
visibility
contemporary art
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description Starting at the articulation of projective codes and at the visual experience of the viewer coming from the arbitrary manipulation of projected shadows and of graphic constructions conceived in order to distort images in perspective, the artist Regine Silveira imposes to the visible world its most important visual paradoxes, Simulacros. Having as basic data the shadow, where all the present visual arbitrariness is articulated, as a referential work, Simulacros reveals the subjacent structure of an entire set, the photography. Submerged in this cruel conceptual universe where the code subversion emphasizes its artificiality, photography is inserted in the artist s work not only as an efficient resource in the visualities manipulation, but also lends to it all its imaginary power, giving visibility to the dialectical game between reality itself and its representation.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-05
dc.date.available.fl_str_mv 2008-06-06
2020-05-28T18:10:56Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:48Z
2020-05-28T18:10:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795
identifier_str_mv ANDRÉ, Waldirene. "Simulacros" e a fotografia: considerações sobre uma relação essencial na obra da artista Regina Silveira. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação, Arte e História da Cultura
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação, Arte e História
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177218595815424