Desenvolvimento e avaliação de um curso para agentes comunitários de saúde sobre o transtorno do espectro alcoólico fetal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bakargi, Giselle Morais Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22739
Resumo: O Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal descreve um conjunto de efeitos que podem ocorrer em um indivíduo que foi exposto ao álcool durante o seu desenvolvimento intrauterino. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver e avaliar uma capacitação breve, sobre o referido transtorno para profissionais do programa Estratégia Saúde da Família do município de Franca/SP e, para tanto, o método utilizado foi o experimental de intervenção. A relação à mudança de conhecimento foi avaliada por meio de um questionário de conhecimento específico, aplicado em dois momentos distintos: antes e imediatamente após o curso. Para verificar a aceitação do curso aplicou-se um questionário de satisfação. O curso foi de caráter presencial e teve a duração de três horas e trinta minutos, sendo ministrado à vinte e nove Agentes Comunitários de Saúde (83% do total de profissionais atuantes no município), os quais atendem 4.500 famílias. Os resultados indicaram que houve retenção estatisticamente significativa do conhecimento (Z= -4,014: p<0,001), a média de acertos inicial foi de 6,7 e a final 8,5. As pontuações mínimas alcançadas antes e após o curso foram de 3 e 7 pontos respectivamente. Quanto a qualificação dos participantes para identificar uma criança com a Síndrome Fetal Alcoólica, o caso mais grave do espectro, a porcentagem variou de 14% no primeiro momento, para 76% após a realização da capacitação. Em relação ao nível de satisfação da intervenção educativa 80% da amostra indicou os conceitos “Muito bom e Bom”. Portanto, houve melhora significativa do conhecimento sobre os efeitos fetais imediatos e tardios do álcool consumido na gestação entre os profissionais que fizerem a capacitação breve. Novas pesquisas devem ser realizadas para assegurar esses resultados, aplicando um follow-up na intenção de verificar a retenção do conteúdo a longo prazo.
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O curso foi de caráter presencial e teve a duração de três horas e trinta minutos, sendo ministrado à vinte e nove Agentes Comunitários de Saúde (83% do total de profissionais atuantes no município), os quais atendem 4.500 famílias. Os resultados indicaram que houve retenção estatisticamente significativa do conhecimento (Z= -4,014: p<0,001), a média de acertos inicial foi de 6,7 e a final 8,5. As pontuações mínimas alcançadas antes e após o curso foram de 3 e 7 pontos respectivamente. Quanto a qualificação dos participantes para identificar uma criança com a Síndrome Fetal Alcoólica, o caso mais grave do espectro, a porcentagem variou de 14% no primeiro momento, para 76% após a realização da capacitação. Em relação ao nível de satisfação da intervenção educativa 80% da amostra indicou os conceitos “Muito bom e Bom”. Portanto, houve melhora significativa do conhecimento sobre os efeitos fetais imediatos e tardios do álcool consumido na gestação entre os profissionais que fizerem a capacitação breve. Novas pesquisas devem ser realizadas para assegurar esses resultados, aplicando um follow-up na intenção de verificar a retenção do conteúdo a longo prazo.Fetal Alcohol Spectrum Disorder describes a set of effects that may occur in an individual who has been exposed to alcohol during their intrauterine development. In this sense, the purpose of this research was to develop and evaluate a brief training on this disorder for professionals of the Family Health Strategy program in the city of Franca/SP. The method used was the experimental intervention. The relation to knowledge change was evaluated by means of a questionnaire of specific knowledge, applied in two distinct moments: before and immediately after the course. To verify the acceptance of the course, a satisfaction questionnaire was applied. The course was attended in class and lasted for three hours and thirty minutes. Twenty-nine Community Health Agents (83% of the total number of professionals working in the municipality) were attended by 4.500 families. The results indicated that there was a statistically significant retention of knowledge (Z = -4.014: p<0.001), the mean initial guess was 6.7 and the final 8.5. The minimum scores achieved before and after the course were 3 and 7 points respectively. Regarding the qualification of the participants to identify a child with Fetal Alcohol Syndrome, the most severe case of the spectrum, the percentage ranged from 14% in the first moment to 76% after the training. Regarding the level of satisfaction of the educational intervention, 80% of the sample indicated the concepts "Very Good and Good". Therefore, there was a significant improvement in the knowledge about the immediate and late fetal effects of the alcohol consumed in the gestation among the professionals who did the brief training. Further research should be done to ensure these results by applying a follow up to verify long term content retention.application/pdfBAKARGI, Giselle Morais Lima. Desenvolvimento e avaliação de um curso para agentes comunitários de saúde sobre o transtorno do espectro alcoólico fetal. 2018. [97] f. Dissertação (Distúrbios do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22739trainingcommunity health agentsfetal alcohol spectrum disordersfamily health strategyprimary health careporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscapacitaçãoagentes comunitários de saúdetranstorno do espectro alcoólico fetalestratégia saúde da famíliaatenção primária à saúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16009/Giselle%20Morais%20Lima%20Bakargi%20%281%29.pdf.jpgDesenvolvimento e avaliação de um curso para agentes comunitários de saúde sobre o transtorno do espectro alcoólico fetalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPaula, Cristiane Silvestre dehttp://lattes.cnpq.br/8241114701792148Grinfeld, Hermannhttp://lattes.cnpq.br/2290909910212297BrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)UPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALGiselle Morais Lima Bakargi (1).pdfGiselle Morais Lima Bakargi (1).pdfapplication/pdf4811011https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2c9febc4-d552-4fe3-b50e-f431dbdfe072/download04776ccd86795b15eb182bda1e718e21MD51TEXTGiselle Morais Lima Bakargi (1).pdf.txtGiselle Morais Lima Bakargi (1).pdf.txtExtracted texttext/plain184358https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c72094dd-1a0c-4ec6-8013-b2ea24e9398b/download67d6b5b891e92c3f1cb5ffc55b440395MD52THUMBNAILGiselle Morais Lima Bakargi (1).pdf.jpgGiselle Morais Lima Bakargi (1).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1150https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b735555a-d771-4106-b391-2dffcaf2109d/downloadf3ae729e0d07fc4c1ca4082b68c2fe65MD5310899/227392023-11-07 18:55:18.677http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/22739https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-07T18:55:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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