As portas da música: relações com o saber a partir das músicas de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24786 |
Resumo: | A presente pesquisa consiste em um estudo de caso sobre a prática do ensino de música com alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, a partir de músicas de seus respectivos cotidianos, em uma escola particular da cidade de São Paulo, revelando uma proposta embasada em um projeto denominado Portas da Música. Os objetivos específicos consistem em analisar as contribuições da Música enquanto prática pedagógica para a formação geral do indivíduo em ambiente escolar, e também em refletir sobre o papel docente e seus objetivos de ensino, enquanto mediador da aprendizagem e da construção do saber. Os fundamentos teóricos buscaram autores como Paulo Freire, Antônio Severino, Arminda Aberastury, Michael Young, Keith Swanwick, Teca Alencar de Brito, Sérgio Figueiredo, Maura Penna e Maria de Lourdes Sekeff, entre outros, assim como, para analisar o material escrito produzido pelos alunos no decorrer do ano letivo, utilizamos a teoria da relação com o saber , de Bernard Charlot, que diz respeito às relações epistêmicas, sociais e de identidade. Concluímos que, das relações estabelecidas pelos alunos com o saber e o aprender a partir de canções de seus cotidianos, construiu-se saberes de naturezas disciplinar, musical, que ampliaram as possibilidades de interação com o saber humano Música; e não disciplinares, de caráter filosófico-epistêmico-existencial, que possibilitaram aos educandos novas visões de mundo e de si mesmos, contribuindo direta e dignamente para o processo de humanização de cada indivíduo, para a realização digna do ser cultural sobre o ser puramente biológico, fim último da educação mediadora. |
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Os fundamentos teóricos buscaram autores como Paulo Freire, Antônio Severino, Arminda Aberastury, Michael Young, Keith Swanwick, Teca Alencar de Brito, Sérgio Figueiredo, Maura Penna e Maria de Lourdes Sekeff, entre outros, assim como, para analisar o material escrito produzido pelos alunos no decorrer do ano letivo, utilizamos a teoria da relação com o saber , de Bernard Charlot, que diz respeito às relações epistêmicas, sociais e de identidade. Concluímos que, das relações estabelecidas pelos alunos com o saber e o aprender a partir de canções de seus cotidianos, construiu-se saberes de naturezas disciplinar, musical, que ampliaram as possibilidades de interação com o saber humano Música; e não disciplinares, de caráter filosófico-epistêmico-existencial, que possibilitaram aos educandos novas visões de mundo e de si mesmos, contribuindo direta e dignamente para o processo de humanização de cada indivíduo, para a realização digna do ser cultural sobre o ser puramente biológico, fim último da educação mediadora.This dissertation is a case study about the practice of music teaching with students of 8th and 9th years of Brazilian Ensino Fundamental II (the final years of Elementary Education), with songs from their own everyday life, at a private school in São Paulo, revealing an approach based in a project named Portas da Música (Doors to Music). Its specific purposes were to analyze contributions of Music as pedagogical practice to the general education of individuals in school environment, and also to debate the teacher s role and teaching objectives, regarding the teacher as a mediator for learning and knowledge building. The theoretical foundation comprises authors such as Paulo Freire, Antônio Severino, Arminda Aberastury, Michael Young, Keith Swanwick, Teca Alencar de Brito, Sérgio Figueiredo, Maura Penna e Maria de Lourdes Sekeff, among others. For the specific purpose of the analysis of the written production by students throughout the year, we used Bernard Charlot s Theory of Relation to Knowledge , with its approach to identity, social and epistemic relations. We concluded that the relations the students established with knowledge and learning through songs from their own everyday life have enabled not only the construction of disciplinary, musical knowledge which, in its turn, expanded the possibilities of interaction with human knowledge, but also non-disciplinary philosophical-epistemic-existential knowledge, which granted the students with new world views and self-images, contributing directly and with dignity to the process of individual humanization, for the realization of the cultural being over the purely biological being, ultimate purpose of mediatory education.application/pdfBARBOSA, Carlos Eduardo Amaral. As portas da música: relações com o saber a partir das músicas de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental II. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24786porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação mediadoraeducação musical escolarmúsica e ensino fundamental IIadolescentes e músicamúsica como objeto-sabermediatory educationschool musical educationmusic and Brazilian ensino fundamental IIteenagers and musicmusic of knowledge objectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4184/Carlos%20Eduardo%20Amaral%20Barbosa.pdf.jpgAs portas da música: relações com o saber a partir das músicas de alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMizukami, Maria da Graça Nicolettihttp://lattes.cnpq.br/2121396261196481Brito, Maria Teresa Alencar dehttp://lattes.cnpq.br/3089863722224943BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALCarlos Eduardo Amaral Barbosa.pdfCarlos Eduardo Amaral Barbosa.pdfapplication/pdf959491https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7f7063a0-99d5-41a9-ae34-9a119e74a70f/downloadcfb1c55f749b9cfda65b90e662a2ffc1MD51TEXTCarlos Eduardo Amaral Barbosa.pdf.txtCarlos Eduardo Amaral Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain271286https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a02254d2-d59c-49fd-8a65-87d9d8da97cc/download79a0c43ce7bd27b76eb8734127fb6339MD52THUMBNAILCarlos Eduardo Amaral Barbosa.pdf.jpgCarlos Eduardo Amaral Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/97215c38-17de-46a8-93ba-a1e8c83c0086/download26b0882126b04b55ae0de490539d151eMD5310899/247862022-03-14 17:18:34.801oai:dspace.mackenzie.br:10899/24786https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:18:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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