Impacto do uso de mídias eletrônicas no comportamento: perspectiva dos pais de crianças de 7 a 11 anos durante a pandemia da COVID-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28676 |
Resumo: | Introdução: O desenvolvimento tecnológico e generalização do acesso trouxe preocupações com o efeito psicológico do tempo de tela prolongado. Durante a pandemia da COVID-19, medidas de isolamento/distanciamento social e protocolos de segurança foram adotadas; dado esse contexto, houve aumento do uso de mídias eletrônicas (ME). Objetivos: I) descrever o tempo total de uso de diferentes ME em função da idade e sexo; II) comparar o tempo médio de uso de diferentes ME em função da idade e sexo; III) verificar se maior tempo de uso de ME, sexo e grupo etário predizem desfechos clínicos em problemas comportamentais/emocionais. Método: 277 pais/responsáveis por crianças de 7 – 11 anos preencheram os instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos, Formulário dos Pais sobre Uso de Aparelhos Eletrônicos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes/6-18 anos de maneira online. Resultados: I) Meninos e crianças de 8, 9 e 10 anos passam mais tempo em mídias envolvendo jogos, enquanto meninas e crianças de 11 anos usam mais mídias para escola/trabalho; crianças de 7 anos passam mais tempo assistindo vídeos; II) Meninas passam maior tempo nas mídias de comunicação textual, já os meninos passam mais tempo em jogos adultos. Crianças de 9 anos passam mais tempo em comunicação textual e em sites, as de 10 anos usam mais jogos e as de 10 e 11 anos usam mais redes sociais quando comparadas com crianças de outras idades; III) Ser menina reduz a chance de apresentar pontuações clínicas em 8 escalas de problemas comportamentais/emocionais; ter entre 10-11 anos aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas somáticos e reduz a chance para problemas de conduta. Com relação a mídias eletrônicas, maior tempo em: comunicação textual aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em 3 escalas; criação conteúdo aumenta a chance de ter pontuações clínicas em 5 escalas; redes sociais aumenta a chance de ter pontuações clínicas em 2 escalas; mídias para escola/trabalho aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em 2 escalas mídias de comunicação oral aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em retraimento/depressão; enquanto, maior tempo em: jogos de modo geral reduz a chance de ter pontuações clínicas em retraimento/depressão; sites diminui a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas de atenção; vídeos reduz a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas de déficit de atenção e hiperatividade. Conclusão: Tais resultados demostram quais tipos de Mídias Eletrônicas, sexo e idade podem impactar no desfecho clínico de problemas comportamentais/emocionais e este foi um dos primeiros estudos a avaliar esse tema durante a pandemia em uma amostra de crianças brasileiras. |
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Silva, Natália Sant'Anna daCarreiro, Luiz Renato Rodrigues2022-01-26T18:04:11Z2022-01-26T18:04:11Z2021-11-08Introdução: O desenvolvimento tecnológico e generalização do acesso trouxe preocupações com o efeito psicológico do tempo de tela prolongado. Durante a pandemia da COVID-19, medidas de isolamento/distanciamento social e protocolos de segurança foram adotadas; dado esse contexto, houve aumento do uso de mídias eletrônicas (ME). Objetivos: I) descrever o tempo total de uso de diferentes ME em função da idade e sexo; II) comparar o tempo médio de uso de diferentes ME em função da idade e sexo; III) verificar se maior tempo de uso de ME, sexo e grupo etário predizem desfechos clínicos em problemas comportamentais/emocionais. Método: 277 pais/responsáveis por crianças de 7 – 11 anos preencheram os instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos, Formulário dos Pais sobre Uso de Aparelhos Eletrônicos e Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes/6-18 anos de maneira online. Resultados: I) Meninos e crianças de 8, 9 e 10 anos passam mais tempo em mídias envolvendo jogos, enquanto meninas e crianças de 11 anos usam mais mídias para escola/trabalho; crianças de 7 anos passam mais tempo assistindo vídeos; II) Meninas passam maior tempo nas mídias de comunicação textual, já os meninos passam mais tempo em jogos adultos. Crianças de 9 anos passam mais tempo em comunicação textual e em sites, as de 10 anos usam mais jogos e as de 10 e 11 anos usam mais redes sociais quando comparadas com crianças de outras idades; III) Ser menina reduz a chance de apresentar pontuações clínicas em 8 escalas de problemas comportamentais/emocionais; ter entre 10-11 anos aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas somáticos e reduz a chance para problemas de conduta. Com relação a mídias eletrônicas, maior tempo em: comunicação textual aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em 3 escalas; criação conteúdo aumenta a chance de ter pontuações clínicas em 5 escalas; redes sociais aumenta a chance de ter pontuações clínicas em 2 escalas; mídias para escola/trabalho aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em 2 escalas mídias de comunicação oral aumenta a chance de apresentar pontuações clínicas em retraimento/depressão; enquanto, maior tempo em: jogos de modo geral reduz a chance de ter pontuações clínicas em retraimento/depressão; sites diminui a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas de atenção; vídeos reduz a chance de apresentar pontuações clínicas em problemas de déficit de atenção e hiperatividade. Conclusão: Tais resultados demostram quais tipos de Mídias Eletrônicas, sexo e idade podem impactar no desfecho clínico de problemas comportamentais/emocionais e este foi um dos primeiros estudos a avaliar esse tema durante a pandemia em uma amostra de crianças brasileiras.CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28676Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessmídias eletrônicasproblemas comportamentais/emocionaiscriançaspandemia da COVID-19Impacto do uso de mídias eletrônicas no comportamento: perspectiva dos pais de crianças de 7 a 11 anos durante a pandemia da COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323https://orcid.org/0000-0001-8249-1832ttp://lattes.cnpq.br/0266801706567255Fuso, Simone Freitashttp://lattes.cnpq.br/6462625578605518Rocha, Marina Monzani dahttp://lattes.cnpq.br/6765747992813196https://orcid.org/0000-0003-4995-7906Introduction: Technological development and widespread access have raised concerns about the psychological effect of prolonged screen time. During the COVID-19 pandemic, isolation/social distancing measures and safety protocols were adopted; given this context, there was an increase in the use of electronic media (EM). Objectives: I) describe the total time of use of different MEs as a function of age and sex; II) compare the average time of use of different MEs as a function of age and sex; III) to verify if longer time of BD use, sex and age group predict clinical outcomes in behavioral/emotional problems. Method: 277 parents/guardians of children aged 7 – 11 completed the instruments: Sociodemographic Data Sheet, Parent Form on Use of Electronic Devices and Inventory of Child and Adolescent Behaviors/6-18 years online. Results: I) Boys and children aged 8, 9 and 10 spend more time on media involving games, while girls and children aged 11 use more media for school/work; 7-year-olds spend more time watching videos; II) Girls spend more time in textual communication media, while boys spend more time in adult games. 9-year-olds spend more time in textual communication and on websites, 10-year-olds use more games, and 10- and 11-year-olds use more social media when compared to children of other ages; III) Being a girl reduces the chance of presenting clinical scores on 8 behavioral/emotional problem scales; being between 10-11 years old increases the chance of presenting clinical scores in somatic problems and reduces the chance of conduct problems. With respect to electronic media, longer time on: textual communication increases the chance of presenting clinical scores on 3 scales; content creation increases the chance of having clinical scores on 5 scales; social media increases the chance of having clinical scores on 2 scales; media for school/work increases chance of scoring clinically on 2 scales oral communication media increases chance of scoring clinically on withdrawal/depression; while, longer time in: games overall reduces the chance of having clinical scores in withdrawal/depression; sites decrease the chance of presenting clinical scores on attention problems; videos reduces the chance of presenting clinical scores in attention deficit hyperactivity problems. Conclusion: These results demonstrate which types of electronic media, gender and age can impact on clinical outcomes for behavioral/emotional problems. Furthermore, this was one of the first studies to assess this subject during the pandemic in a sample of Brazilian children.electronic media;behavioral/emotional problemschildCOVID-19 pandemicBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)UPMDistúrbios do DesenvolvimentoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAORIGINALNatalia Sant'Anna.pdfNatalia Sant'Anna.pdfNatália Sant'Anna da Silvaapplication/pdf1123569https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/cbf662be-6dd1-4113-abbe-8f8e8ec087da/downloadc0c6cbb5555937f20a73988421e6322bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/7e597f12-c864-4400-bb2d-3abf4d4a435b/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0410d892-e9fb-476b-99ff-362a0f380a24/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTNatalia Sant'Anna.pdf.txtNatalia Sant'Anna.pdf.txtExtracted texttext/plain208929https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b852b7f1-e53f-4f9a-99a8-a817f3b2eb2b/download45c398fd7130d6603afba2bedb7d515eMD56THUMBNAILNatalia Sant'Anna.pdf.jpgNatalia Sant'Anna.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5c722b5b-fc87-4bb3-9dfd-8d3ac66d3c4b/downloadf16c3e0df7956824a7ee56b9d99045f2MD5710899/286762022-03-14 21:31:21.938http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/28676https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T21:31:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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