A metaenunciação como processo de construção de sentidos e de compreensão na interação falada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sílvia Fernanda Souza Dalla
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25121
Resumo: Este trabalho situa-se no âmbito dos estudos da enunciação e tem como objeto de pesquisa a metaenunciação em interações faladas, vista como estratégia linguístico-discursiva de produção de sentidos e de construção da compreensão entre os interlocutores. Associando esse objeto aos trabalhos que buscam descrever e compreender os procedimentos de constituição do texto falado, a noção de língua que permeia a pesquisa é a da língua em uso, que se manifesta em situações de comunicação e se constitui nos atos de enunciação. Como pressupostos teóricos ampara-se no dialogismo bakhtiniano, na heterogeneidade linguística e, no contexto desta, nos estudos sobre metadiscursividade e metaenunciação feitos, principalmente, por Authier-Revuz (1998 e 2004). O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar os procedimentos metaenunciativos e, assim, mostrar que esses procedimentos constituem, na verdade, estratégias de produção de sentidos e de construção da compreensão entre os interlocutores. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: estabelecer categorias funcionais das atividades metaenunciativas, isto é, categorias que se identificam pelos diferentes sentidos que produzem no desdobramento das interações; fazer uma classificação das atividades metaenunciativas do ponto de vista de sua caracterização formal; e mostrar de que forma as atividades metaenunciativas contribuem para a busca de compreensão na interação falada, seja em situações em que se instalam problemas de compreensão entre os interlocutores e se buscam soluções para eles, seja em outras situações em que o falante recorre à metaenunciação como medida profilática para se antecipar ao surgimento de um eventual problema de compreensão para seu ouvinte. O corpus de interações faladas utilizado para o estudo das atividades metaenunciativas foi constituído por inquéritos do tipo D2 (diálogos entre dois informantes) pertencentes ao arquivo sonoro do Projeto NURC (Norma Urbana Culta) do Rio Grande do Sul, selecionados, transcritos e publicados em Hilgert (2009). Foram utilizados três inquéritos (diálogos), selecionados a partir de dois critérios: boa audibilidade da gravação e ocorrência numericamente representativa de atividades metaenunciativas. Como procedimentos metodológicos, realizaram-se repetidas audições dos inquéritos selecionados, acompanhadas da leitura das transcrições; fez-se o levantamento dos procedimentos metaenunciativos neles encontrados, agrupando-os nas quatro categorias de atividades metaenunciativas (não-coincidências do dizer) propostas por Auhtier-Revuz (1998, 2004); e, por fim, descreveu-se a estrutura formal dos enunciados metaenunciativos de cada categoria e analisaram-se a função geral e as funções específicas deles nas diferentes ocorrências. Em termos gerais, considerando que se analisaram as atividades metaenunciativas como instâncias de produção de sentidos e, portanto, como procedimentos de construção da compreensão entre os falantes em interação, observou-se que duas categorias estão voltadas, prioritariamente, para a constituição dos sentidos das palavras em relação ao discurso; já as outras duas envolvem papéis interacionais dos interlocutores. De uma forma abrangente, as quatro categorias buscam assegurar o sucesso do processo interativo, que decorre tanto da sintonia interlocutiva na construção dos sentidos, quanto da garantia do falante de ser compreendido pelo ouvinte.
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O objetivo desta pesquisa é descrever e analisar os procedimentos metaenunciativos e, assim, mostrar que esses procedimentos constituem, na verdade, estratégias de produção de sentidos e de construção da compreensão entre os interlocutores. Esse objetivo geral desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: estabelecer categorias funcionais das atividades metaenunciativas, isto é, categorias que se identificam pelos diferentes sentidos que produzem no desdobramento das interações; fazer uma classificação das atividades metaenunciativas do ponto de vista de sua caracterização formal; e mostrar de que forma as atividades metaenunciativas contribuem para a busca de compreensão na interação falada, seja em situações em que se instalam problemas de compreensão entre os interlocutores e se buscam soluções para eles, seja em outras situações em que o falante recorre à metaenunciação como medida profilática para se antecipar ao surgimento de um eventual problema de compreensão para seu ouvinte. O corpus de interações faladas utilizado para o estudo das atividades metaenunciativas foi constituído por inquéritos do tipo D2 (diálogos entre dois informantes) pertencentes ao arquivo sonoro do Projeto NURC (Norma Urbana Culta) do Rio Grande do Sul, selecionados, transcritos e publicados em Hilgert (2009). Foram utilizados três inquéritos (diálogos), selecionados a partir de dois critérios: boa audibilidade da gravação e ocorrência numericamente representativa de atividades metaenunciativas. Como procedimentos metodológicos, realizaram-se repetidas audições dos inquéritos selecionados, acompanhadas da leitura das transcrições; fez-se o levantamento dos procedimentos metaenunciativos neles encontrados, agrupando-os nas quatro categorias de atividades metaenunciativas (não-coincidências do dizer) propostas por Auhtier-Revuz (1998, 2004); e, por fim, descreveu-se a estrutura formal dos enunciados metaenunciativos de cada categoria e analisaram-se a função geral e as funções específicas deles nas diferentes ocorrências. Em termos gerais, considerando que se analisaram as atividades metaenunciativas como instâncias de produção de sentidos e, portanto, como procedimentos de construção da compreensão entre os falantes em interação, observou-se que duas categorias estão voltadas, prioritariamente, para a constituição dos sentidos das palavras em relação ao discurso; já as outras duas envolvem papéis interacionais dos interlocutores. De uma forma abrangente, as quatro categorias buscam assegurar o sucesso do processo interativo, que decorre tanto da sintonia interlocutiva na construção dos sentidos, quanto da garantia do falante de ser compreendido pelo ouvinte.This work is situated in the scope of the enunciation studies and has as object research the metaenunciation in spoken interactions, considered as linguistic-discursive strategy of meaning production and comprehension construction between interlocutors. Connecting this object to the works that try to describe and understand the formation procedures of the spoken text, the notion of language that permeates this research is the language in use, that expresses itself in communication situations and is constituted in the enunciation acts. As theoretical assumption, we lean towards bakhtinian dialogism, in linguistics heterogeneity and, in its context, in the studies about metadiscourse principally made by Authier-Revuz (1998 e 2004). The aim of this research is to describe and to analyse the metaenunciative procedures and, thus, to show that these procedures constitute, as a matter of fact, meaning production strategies and comprehension construction between interlocutors. This overall objective unfolds in the specific objectives: to establish functional categories of metaenunciative activities, namely, categories that are identified by different meanings they produce in the interaction deployment; to make a classification of metaenunciative activities from the point of view of its formal characterization; and to show in which way metaenunciative activities contribute to comprehension pursuit of spoken interaction, be it in the situations where they settle problems of understanding between locutors and solutions for them are sought, or in other situations in which the speaker turns to metaenunciation as a prophylactic measure to anticipate the emergence of a casual understanding problem for its listener. The corpus of spoken interactions used for the study of metaenunciative activities consists in D2 type surveys (dialogues between two informants) that belongs to the sound archive of Projeto NURC (Norma Urbana Culta), from Rio Grande do Sul, selected, transcribed and published in Hilgert (2009). Three surveys were used (dialogues), selected from two criteria: good audibility from the recording and a numerically representative occurrence of metaenunciative activities. As methodological procedures, repetitive hearings of the selected surveyes were held, accompanied by the reading of the transcripts; a survey of metaenunciative procedures found in them was done, grouping them in four categories of metaenunciative activities (non-conincidence of saying) as proposed by Auhtier-Revuz (1998, 2004); and, lastly, the formal structures of metaenunciative enunciations of each category was described and their general and specific functions were analysed in its different occurrences. Broadly, considering that metaenunciative activities were analysed as instances of meaning production and, therefore, 11 as understanding construction proceedings between speakers in interaction, it was observed that two types are focused, primarily, for the word meaning constituition related to speech; the two other are involved in the interlocutors interactional roles. In a comprehensive manner, the four categories try to ensure the succes of the interactive process, that accrue both from the interlocutive tune in meaning construction and from the speaker assurance of being understood by the listener.application/pdfCOSTA, Sílvia Fernanda Souza Dalla. A metaenunciação como processo de construção de sentidos e de compreensão na interação falada. 2014. 160 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25121porUniversidade Presbiteriana MackenzieconversaçãoenunciaçãometaenunciaçãosentidocompreensãoconversationenunciationmetaenunciationmeaningunderstandingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4603/Silvia%20Fernanda%20Souza%20Dalla%20Costa.pdf.jpgA metaenunciação como processo de construção de sentidos e de compreensão na interação faladainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Nunes, Elida Jacominihttp://lattes.cnpq.br/8492386336901451Pinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/6024055344777721Urbano, Hudinilsonhttp://lattes.cnpq.br/1291861984303948BRLetrasUPMLetrasORIGINALSilvia Fernanda Souza Dalla Costa.pdfSilvia Fernanda Souza Dalla Costa.pdfapplication/pdf1139736https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1a63a1f6-2830-468d-b017-b03cccde899d/downloadcc3399347b06d5b1d9707e4c2e87e782MD51TEXTSilvia Fernanda Souza Dalla Costa.pdf.txtSilvia Fernanda Souza Dalla Costa.pdf.txtExtracted texttext/plain386865https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/676fd761-df22-4736-a170-f0a67cba1774/download891db42c038ab18a83185ad848735854MD52THUMBNAILSilvia Fernanda Souza Dalla Costa.pdf.jpgSilvia Fernanda Souza Dalla Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5b7a97e-eab6-47ae-bb04-5edc0e3bd175/downloade9362b6c4af7d3ac10997580aba292a2MD5310899/251212022-03-14 17:45:53.99oai:dspace.mackenzie.br:10899/25121https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:45:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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