Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261 |
Resumo: | Com esta pesquisa procurou-se identificar os principais fatores que estão ligados à contribuição do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria e Contabilidade na Trajetória dos seus Egressos, além de conhecer aqueles fatores que influenciaram a escolha pelo curso e outros que representam as mudanças provocadas pelo mestrado profissional após a sua conclusão. Baseou-se na teoria que promove a educação como peça decisiva nas oportunidades de aumento do percentual do nível de renda, empregabilidade, capacidade de inovação e aumento de habilidades. Sob a ótica da teoria do capital humano, optou-se pela aplicação de um questionário eletrônico junto aos egressos de quatro universidades no Brasil que ofertam os cursos de mestrado profissional em controladoria e/ou contabilidade. A pesquisa totalizou o resultado de 140 questionários respondidos de forma integral. Após a coleta de dados que ocorreu entre os meses de abril e maio de 2012, os mesmos foram analisados com a técnica multivarida denominada análise fatorial, o que permitiu a identificação e interpretação dos fatores extraídos das variáveis existentes no questionário enviado aos egressos. Dentre outros fatores, foram identificados como relevantes: a Visibilidade e Fortalecimento Profissional; Aprimoramento e Desenvolvimento em Docência e Pesquisa e Empregabilidade e Aumento de Renda pela Competitividade Profissional. Estes fatores podem ser considerados por futuros candidatos a esta modalidade de mestrado, bem como, para as instituições de nível superior que pretendem implantar o mestrado profissional. Esta pesquisa deixa, também, como contribuição o instrumento de coleta de dados que pode ser aprimorado e direcionado para futuras pesquisas em temas relacionados a este. |
id |
UPM_8295294bbf61e4761c9e43a181243d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/26261 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Silva, Paulo Cesar daPerez, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/19141415663123102016-03-15T19:32:39Z2020-05-28T18:17:28Z2013-05-242020-05-28T18:17:28Z2012-08-08Com esta pesquisa procurou-se identificar os principais fatores que estão ligados à contribuição do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria e Contabilidade na Trajetória dos seus Egressos, além de conhecer aqueles fatores que influenciaram a escolha pelo curso e outros que representam as mudanças provocadas pelo mestrado profissional após a sua conclusão. Baseou-se na teoria que promove a educação como peça decisiva nas oportunidades de aumento do percentual do nível de renda, empregabilidade, capacidade de inovação e aumento de habilidades. Sob a ótica da teoria do capital humano, optou-se pela aplicação de um questionário eletrônico junto aos egressos de quatro universidades no Brasil que ofertam os cursos de mestrado profissional em controladoria e/ou contabilidade. A pesquisa totalizou o resultado de 140 questionários respondidos de forma integral. Após a coleta de dados que ocorreu entre os meses de abril e maio de 2012, os mesmos foram analisados com a técnica multivarida denominada análise fatorial, o que permitiu a identificação e interpretação dos fatores extraídos das variáveis existentes no questionário enviado aos egressos. Dentre outros fatores, foram identificados como relevantes: a Visibilidade e Fortalecimento Profissional; Aprimoramento e Desenvolvimento em Docência e Pesquisa e Empregabilidade e Aumento de Renda pela Competitividade Profissional. Estes fatores podem ser considerados por futuros candidatos a esta modalidade de mestrado, bem como, para as instituições de nível superior que pretendem implantar o mestrado profissional. Esta pesquisa deixa, também, como contribuição o instrumento de coleta de dados que pode ser aprimorado e direcionado para futuras pesquisas em temas relacionados a este.This research aimed to identify which factors are linked to the contribution of the Professional Master in the trajectory of its graduates and learn about those who influenced the course and the other representing the changes caused by the course after its completion. Based on the theory that promotes education as a decisive part in opportunities to increase the percentage of income level, increased employability, innovation capacity and skills development. From the perspective of human capital, we opted for the application of an electronic questionnaire along with four universities in Brazil that offer profissonal masters courses in controllership and accounting. The survey identified 140 questionnaires answered. After collecting data, they were analyzed with the technique of factor analysis, which allowed the identification and interpretation of the factors extracted from existing variables. Among other factors, were identified as relevant: Visibility and Professional Strengthening, Enhancement and Development in Teaching and Research, Employability and income increased through competitiveness. This research also makes a contribution, the data collection tool that can be improved and targeted for future research in topics related to this.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261porUniversidade Presbiteriana Mackenziemestrado profissionaleducaçãoteoria do capital humanomaster professionaleducationhuman capital theoryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3120/Paulo%20Cesar%20da%20Silva.pdf.jpgContribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAntunes, Maria Thereza Pompahttp://lattes.cnpq.br/6278852648499064Vieira, Almir Martinshttp://lattes.cnpq.br/4298642111341453BRCiências ContábeisUPMControladoria EmpresarialOREORE.xmltext/xml2656https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/37894265-7197-4fd8-97b1-47318fe4ec16/download4dfe328a6205d8c1e762c4f17fa18096MD51ORIGINALPaulo Cesar da Silva.pdfPaulo Cesar da Silva.pdfapplication/pdf993522https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ce8c9b71-bb1b-47d6-8496-682230c13696/downloadff5abab7697ba599afd2caa30d553927MD52TEXTPaulo Cesar da Silva.pdf.txtPaulo Cesar da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain174902https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5017417-fb7d-400b-9d48-ce5dc6f808c5/download68efe037b5cf6be6ee5760f9ccb87bf6MD53THUMBNAILPaulo Cesar da Silva.pdf.jpgPaulo Cesar da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12baaf60-ecae-4261-bf47-3d44e2126020/download6c9ecb4cdaecfea3c5367b284b6d9dd5MD5410899/262612022-03-14 19:38:00.616oai:dspace.mackenzie.br:10899/26261https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos |
title |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos |
spellingShingle |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos Silva, Paulo Cesar da mestrado profissional educação teoria do capital humano master professional education human capital theory CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
title_short |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos |
title_full |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos |
title_fullStr |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos |
title_full_unstemmed |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos |
title_sort |
Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos |
author |
Silva, Paulo Cesar da |
author_facet |
Silva, Paulo Cesar da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paulo Cesar da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perez, Gilberto |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1914141566312310 |
contributor_str_mv |
Perez, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mestrado profissional educação teoria do capital humano |
topic |
mestrado profissional educação teoria do capital humano master professional education human capital theory CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
master professional education human capital theory |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
description |
Com esta pesquisa procurou-se identificar os principais fatores que estão ligados à contribuição do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria e Contabilidade na Trajetória dos seus Egressos, além de conhecer aqueles fatores que influenciaram a escolha pelo curso e outros que representam as mudanças provocadas pelo mestrado profissional após a sua conclusão. Baseou-se na teoria que promove a educação como peça decisiva nas oportunidades de aumento do percentual do nível de renda, empregabilidade, capacidade de inovação e aumento de habilidades. Sob a ótica da teoria do capital humano, optou-se pela aplicação de um questionário eletrônico junto aos egressos de quatro universidades no Brasil que ofertam os cursos de mestrado profissional em controladoria e/ou contabilidade. A pesquisa totalizou o resultado de 140 questionários respondidos de forma integral. Após a coleta de dados que ocorreu entre os meses de abril e maio de 2012, os mesmos foram analisados com a técnica multivarida denominada análise fatorial, o que permitiu a identificação e interpretação dos fatores extraídos das variáveis existentes no questionário enviado aos egressos. Dentre outros fatores, foram identificados como relevantes: a Visibilidade e Fortalecimento Profissional; Aprimoramento e Desenvolvimento em Docência e Pesquisa e Empregabilidade e Aumento de Renda pela Competitividade Profissional. Estes fatores podem ser considerados por futuros candidatos a esta modalidade de mestrado, bem como, para as instituições de nível superior que pretendem implantar o mestrado profissional. Esta pesquisa deixa, também, como contribuição o instrumento de coleta de dados que pode ser aprimorado e direcionado para futuras pesquisas em temas relacionados a este. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-24 2020-05-28T18:17:28Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:32:39Z 2020-05-28T18:17:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/37894265-7197-4fd8-97b1-47318fe4ec16/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ce8c9b71-bb1b-47d6-8496-682230c13696/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5017417-fb7d-400b-9d48-ce5dc6f808c5/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12baaf60-ecae-4261-bf47-3d44e2126020/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4dfe328a6205d8c1e762c4f17fa18096 ff5abab7697ba599afd2caa30d553927 68efe037b5cf6be6ee5760f9ccb87bf6 6c9ecb4cdaecfea3c5367b284b6d9dd5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819997251698688 |