Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Cesar da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261
Resumo: Com esta pesquisa procurou-se identificar os principais fatores que estão ligados à contribuição do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria e Contabilidade na Trajetória dos seus Egressos, além de conhecer aqueles fatores que influenciaram a escolha pelo curso e outros que representam as mudanças provocadas pelo mestrado profissional após a sua conclusão. Baseou-se na teoria que promove a educação como peça decisiva nas oportunidades de aumento do percentual do nível de renda, empregabilidade, capacidade de inovação e aumento de habilidades. Sob a ótica da teoria do capital humano, optou-se pela aplicação de um questionário eletrônico junto aos egressos de quatro universidades no Brasil que ofertam os cursos de mestrado profissional em controladoria e/ou contabilidade. A pesquisa totalizou o resultado de 140 questionários respondidos de forma integral. Após a coleta de dados que ocorreu entre os meses de abril e maio de 2012, os mesmos foram analisados com a técnica multivarida denominada análise fatorial, o que permitiu a identificação e interpretação dos fatores extraídos das variáveis existentes no questionário enviado aos egressos. Dentre outros fatores, foram identificados como relevantes: a Visibilidade e Fortalecimento Profissional; Aprimoramento e Desenvolvimento em Docência e Pesquisa e Empregabilidade e Aumento de Renda pela Competitividade Profissional. Estes fatores podem ser considerados por futuros candidatos a esta modalidade de mestrado, bem como, para as instituições de nível superior que pretendem implantar o mestrado profissional. Esta pesquisa deixa, também, como contribuição o instrumento de coleta de dados que pode ser aprimorado e direcionado para futuras pesquisas em temas relacionados a este.
id UPM_8295294bbf61e4761c9e43a181243d6b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/26261
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Silva, Paulo Cesar daPerez, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/19141415663123102016-03-15T19:32:39Z2020-05-28T18:17:28Z2013-05-242020-05-28T18:17:28Z2012-08-08Com esta pesquisa procurou-se identificar os principais fatores que estão ligados à contribuição do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria e Contabilidade na Trajetória dos seus Egressos, além de conhecer aqueles fatores que influenciaram a escolha pelo curso e outros que representam as mudanças provocadas pelo mestrado profissional após a sua conclusão. Baseou-se na teoria que promove a educação como peça decisiva nas oportunidades de aumento do percentual do nível de renda, empregabilidade, capacidade de inovação e aumento de habilidades. Sob a ótica da teoria do capital humano, optou-se pela aplicação de um questionário eletrônico junto aos egressos de quatro universidades no Brasil que ofertam os cursos de mestrado profissional em controladoria e/ou contabilidade. A pesquisa totalizou o resultado de 140 questionários respondidos de forma integral. Após a coleta de dados que ocorreu entre os meses de abril e maio de 2012, os mesmos foram analisados com a técnica multivarida denominada análise fatorial, o que permitiu a identificação e interpretação dos fatores extraídos das variáveis existentes no questionário enviado aos egressos. Dentre outros fatores, foram identificados como relevantes: a Visibilidade e Fortalecimento Profissional; Aprimoramento e Desenvolvimento em Docência e Pesquisa e Empregabilidade e Aumento de Renda pela Competitividade Profissional. Estes fatores podem ser considerados por futuros candidatos a esta modalidade de mestrado, bem como, para as instituições de nível superior que pretendem implantar o mestrado profissional. Esta pesquisa deixa, também, como contribuição o instrumento de coleta de dados que pode ser aprimorado e direcionado para futuras pesquisas em temas relacionados a este.This research aimed to identify which factors are linked to the contribution of the Professional Master in the trajectory of its graduates and learn about those who influenced the course and the other representing the changes caused by the course after its completion. Based on the theory that promotes education as a decisive part in opportunities to increase the percentage of income level, increased employability, innovation capacity and skills development. From the perspective of human capital, we opted for the application of an electronic questionnaire along with four universities in Brazil that offer profissonal masters courses in controllership and accounting. The survey identified 140 questionnaires answered. After collecting data, they were analyzed with the technique of factor analysis, which allowed the identification and interpretation of the factors extracted from existing variables. Among other factors, were identified as relevant: Visibility and Professional Strengthening, Enhancement and Development in Teaching and Research, Employability and income increased through competitiveness. This research also makes a contribution, the data collection tool that can be improved and targeted for future research in topics related to this.application/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261porUniversidade Presbiteriana Mackenziemestrado profissionaleducaçãoteoria do capital humanomaster professionaleducationhuman capital theoryCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3120/Paulo%20Cesar%20da%20Silva.pdf.jpgContribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEAntunes, Maria Thereza Pompahttp://lattes.cnpq.br/6278852648499064Vieira, Almir Martinshttp://lattes.cnpq.br/4298642111341453BRCiências ContábeisUPMControladoria EmpresarialOREORE.xmltext/xml2656https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/37894265-7197-4fd8-97b1-47318fe4ec16/download4dfe328a6205d8c1e762c4f17fa18096MD51ORIGINALPaulo Cesar da Silva.pdfPaulo Cesar da Silva.pdfapplication/pdf993522https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ce8c9b71-bb1b-47d6-8496-682230c13696/downloadff5abab7697ba599afd2caa30d553927MD52TEXTPaulo Cesar da Silva.pdf.txtPaulo Cesar da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain174902https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5017417-fb7d-400b-9d48-ce5dc6f808c5/download68efe037b5cf6be6ee5760f9ccb87bf6MD53THUMBNAILPaulo Cesar da Silva.pdf.jpgPaulo Cesar da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12baaf60-ecae-4261-bf47-3d44e2126020/download6c9ecb4cdaecfea3c5367b284b6d9dd5MD5410899/262612022-03-14 19:38:00.616oai:dspace.mackenzie.br:10899/26261https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T19:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
title Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
spellingShingle Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
Silva, Paulo Cesar da
mestrado profissional
educação
teoria do capital humano
master professional
education
human capital theory
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
title_short Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
title_full Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
title_fullStr Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
title_full_unstemmed Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
title_sort Contribuição do curso de mestrado profissional na trajetória dos seus egressos
author Silva, Paulo Cesar da
author_facet Silva, Paulo Cesar da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Cesar da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perez, Gilberto
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1914141566312310
contributor_str_mv Perez, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv mestrado profissional
educação
teoria do capital humano
topic mestrado profissional
educação
teoria do capital humano
master professional
education
human capital theory
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
dc.subject.eng.fl_str_mv master professional
education
human capital theory
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
description Com esta pesquisa procurou-se identificar os principais fatores que estão ligados à contribuição do Curso de Mestrado Profissional em Controladoria e Contabilidade na Trajetória dos seus Egressos, além de conhecer aqueles fatores que influenciaram a escolha pelo curso e outros que representam as mudanças provocadas pelo mestrado profissional após a sua conclusão. Baseou-se na teoria que promove a educação como peça decisiva nas oportunidades de aumento do percentual do nível de renda, empregabilidade, capacidade de inovação e aumento de habilidades. Sob a ótica da teoria do capital humano, optou-se pela aplicação de um questionário eletrônico junto aos egressos de quatro universidades no Brasil que ofertam os cursos de mestrado profissional em controladoria e/ou contabilidade. A pesquisa totalizou o resultado de 140 questionários respondidos de forma integral. Após a coleta de dados que ocorreu entre os meses de abril e maio de 2012, os mesmos foram analisados com a técnica multivarida denominada análise fatorial, o que permitiu a identificação e interpretação dos fatores extraídos das variáveis existentes no questionário enviado aos egressos. Dentre outros fatores, foram identificados como relevantes: a Visibilidade e Fortalecimento Profissional; Aprimoramento e Desenvolvimento em Docência e Pesquisa e Empregabilidade e Aumento de Renda pela Competitividade Profissional. Estes fatores podem ser considerados por futuros candidatos a esta modalidade de mestrado, bem como, para as instituições de nível superior que pretendem implantar o mestrado profissional. Esta pesquisa deixa, também, como contribuição o instrumento de coleta de dados que pode ser aprimorado e direcionado para futuras pesquisas em temas relacionados a este.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-08
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-24
2020-05-28T18:17:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:32:39Z
2020-05-28T18:17:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/37894265-7197-4fd8-97b1-47318fe4ec16/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ce8c9b71-bb1b-47d6-8496-682230c13696/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5017417-fb7d-400b-9d48-ce5dc6f808c5/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/12baaf60-ecae-4261-bf47-3d44e2126020/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4dfe328a6205d8c1e762c4f17fa18096
ff5abab7697ba599afd2caa30d553927
68efe037b5cf6be6ee5760f9ccb87bf6
6c9ecb4cdaecfea3c5367b284b6d9dd5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819997251698688