A escritura digital expandida de Wilton Azevedo : influências criativas entre artistas, professores e pesquisadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Hugo Daniel Rizolli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33745
Resumo: A pesquisa aqui proposta investiga as influências criativas que nascem das relações entre Wilton Azevedo, professores, artistas e pesquisadores. Se desenvolve no contato entre as linguagens da arte, relações homem-máquina e dispositivos digitais. Esse estudo reflete sobre o desenvolvimento de escrituras estabelecidas há séculos, desde o surgimento do código binário até ambientes virtuais, inspirado em experiências de Azevedo na elaboração do conceito de Escritura Digital Expandida. Essas mediações se constituíram nas trocas de Azevedo com os pesquisadores Menezes, Bairon, Santos e Bootz, e ganham potência criativa em relações artísticas, docentes e de pesquisa. Analisou-se os processos metodológicos e procedimentais, embasados em autores como Lieser, Salles, Flusser e Reas & McWilliams, que influenciaram criativamente professores, artistas e pesquisadores egressos do PPG-EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie, discutindo elementos que podem ser considerados como embriões de uma nova teoria da gestalt, pensada a partir de conceitos como repetição, iteração, parametrização e mineração. Apesar da morte de Azevedo, sua alma intelectual resiste ao tempo, continuando a influenciar, além da geração que foi diretamente impactada por ele, o futuro de seus orientandos e pesquisadores que orbitaram em sua mente criativa, revelado em esboços, fotografias, performances e experiências teatrais. Foram entrevistados os ex-alunos de Azevedo: Vigna, Dimitre, Varlesi, Abiorana e Bellicieri, que pensaram seus percursos acadêmicos, docentes e artísticos, legitimando esses rastros criativos contemporâneos. Os resultados foram demonstrados além de textos reflexivos, na construção de mapas mentais que exploram relações de percepção, sentidos, processos e experiências de criação, em aquarelas desenvolvidas no decorrer da pesquisa. Demonstra-se que a troca de linguagens de nosso tempo não se encontra somente na representação direta de formas, cores, sons e movimentos, mas no diálogo conceitual, prático e criativo que se estabelece entre as mentes humanas e experiências digitais inventadas pelo próprio homem, que se constituem como processos criativos entre artistas, professores e pesquisadores.
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spelling Moreira, Hugo Daniel RizolliMello, Regina Lara Silveira2023-12-06T12:22:48Z2023-12-06T12:22:48Z2023-10-27A pesquisa aqui proposta investiga as influências criativas que nascem das relações entre Wilton Azevedo, professores, artistas e pesquisadores. Se desenvolve no contato entre as linguagens da arte, relações homem-máquina e dispositivos digitais. Esse estudo reflete sobre o desenvolvimento de escrituras estabelecidas há séculos, desde o surgimento do código binário até ambientes virtuais, inspirado em experiências de Azevedo na elaboração do conceito de Escritura Digital Expandida. Essas mediações se constituíram nas trocas de Azevedo com os pesquisadores Menezes, Bairon, Santos e Bootz, e ganham potência criativa em relações artísticas, docentes e de pesquisa. Analisou-se os processos metodológicos e procedimentais, embasados em autores como Lieser, Salles, Flusser e Reas & McWilliams, que influenciaram criativamente professores, artistas e pesquisadores egressos do PPG-EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie, discutindo elementos que podem ser considerados como embriões de uma nova teoria da gestalt, pensada a partir de conceitos como repetição, iteração, parametrização e mineração. Apesar da morte de Azevedo, sua alma intelectual resiste ao tempo, continuando a influenciar, além da geração que foi diretamente impactada por ele, o futuro de seus orientandos e pesquisadores que orbitaram em sua mente criativa, revelado em esboços, fotografias, performances e experiências teatrais. Foram entrevistados os ex-alunos de Azevedo: Vigna, Dimitre, Varlesi, Abiorana e Bellicieri, que pensaram seus percursos acadêmicos, docentes e artísticos, legitimando esses rastros criativos contemporâneos. 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Demonstra-se que a troca de linguagens de nosso tempo não se encontra somente na representação direta de formas, cores, sons e movimentos, mas no diálogo conceitual, prático e criativo que se estabelece entre as mentes humanas e experiências digitais inventadas pelo próprio homem, que se constituem como processos criativos entre artistas, professores e pesquisadores.IPM - Instituto Presbiteriano Mackenziehttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33745Universidade Presbiteriana Mackenziearteescritura digital expandidacriatividadeinfluências criativasA escritura digital expandida de Wilton Azevedo : influências criativas entre artistas, professores e pesquisadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/0439114372762829https://orcid.org/0000-0002-5788-7496http://lattes.cnpq.br/0405481558840613https://orcid.org/0000-0001-5571-0702Vieira, Marili Moreira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3317058339527444https://orcid.org/0000-0002-8472-8212Donati, Luisa Angélica Paraguaihttp://lattes.cnpq.br/6616305768133913https://orcid.org/0000-0002-3886-8118Silveira, Isabel Oresteshttp://lattes.cnpq.br/1395062359818097https://orcid.org/0000-0001-5825-3084Held, Maria Sílvia Barros dehttp://lattes.cnpq.br/5645756396955777https://orcid.org/0000-0003-4373-4955The research proposed here investigates the creative influences that arise from the relationships between Wilton Azevedo, teachers, artists and researchers. It develops in contact among the languages of art, human-machine relationships and digital devices. This study reflects on the development of scriptures established centuries ago, from the emergence of binary code to virtual environments, inspired by Azevedo's experiences in developing the concept of Expanded Digital Scripture. These mediations were constituted by Azevedo's exchanges with researchers Menezes, Bairon, Santos and Bootz, and gained creative power in artistic, teaching and research relationships. The methodological and procedural processes were analyzed, based on authors such as Lieser, Salles, Flusser and Reas & McWilliams, who creatively influenced teachers, artists and researchers who graduated from the PPG-EAHC of Universidade Presbiteriana Mackenzie, discussing elements that can be considered as embryos of a new gestalt theory, designed based on concepts such as repetition, iteration, parameterization and mining. Despite Azevedo's death, his intellectual soul resists time, continuing to influence, in addition to the generation that was directly impacted by him, the future of his advisees and researchers who orbited his creative mind, revealed in sketches, photographs, performances and theatrical experiences. Azevedo's former students were interviewed: Vigna, Dimitre, Varlesi, Abiorana and Bellicieri, who thought about their academic, teaching and artistic careers, legitimizing these contemporary creative trails. The results were demonstrated in addition to reflective texts, in the construction of mental maps that explore relationships of perception, senses, processes and experiences of creation, in watercolors developed during the research. It is demonstrated that the exchange of languages of our time is not only found in the direct representation of shapes, colors, sounds and movements, but in the conceptual, practical and creative dialogue that is established between human minds and digital experiences invented by man himself, which constitute creative processes among artists, teachers and researchers.artexpanded digital writingcreativitycreative influencesBrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESORIGINALHUGO DANIEL RIZOLLI MOREIRA.pdfHUGO DANIEL RIZOLLI MOREIRA.pdfapplication/pdf5675070https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/346607b8-d894-40bc-9e74-5c8070b7a986/download9c389f9d1c6108ed5313095502196c0fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fbe13540-7d9b-44d2-8cca-8adf51af49a5/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTHUGO DANIEL RIZOLLI MOREIRA.pdf.txtHUGO DANIEL RIZOLLI MOREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain550238https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/21750a43-7561-4175-9021-dea1f83f30f1/downloadd3547c1a805bb4a364457a113836d29dMD53THUMBNAILHUGO DANIEL RIZOLLI MOREIRA.pdf.jpgHUGO DANIEL RIZOLLI MOREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2473https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/47f4f52d-b6d7-45f3-be44-899dd7255462/download192f3fd45435b007d1db6605bd09b2adMD5410899/337452023-12-07 01:00:30.346oai:dspace.mackenzie.br:10899/33745https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-12-07T01:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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