Diálogos entre design e cultura: marca olímpica Rio 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campoy, Rafael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25052
Resumo: O trabalho disserta a respeito das relações entre design e cultura, compreendendo o campo das marcas de lugar como terreno fértil para essa discussão, dada a evolução e novos contornos do design e da marca na contemporaneidade. O estudo de caso da marca olímpica Rio 2016 visa fornecer subsídios necessários a esse diálogo. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com os principais executivos da agência Tátil Design de Ideias, vencedora da concorrência pública e responsável pela criação da marca. Um olhar para a criatividade contribui, juntamente com a perspectiva da metodologia de design empregada pela agência, a compreender etapas, processos e decisões que nortearam a criação da marca. Dado o ineditismo do tema no Brasil (criação de uma marca olímpica), complementam a análise as marcas das Olimpíadas de Munique 1972 e Barcelona 1992. Os resultados obtidos reforçam a perspectiva interdisciplinar do design, em suas relações com a cultura e a criatividade, apontam singularidades e rupturas com outras marcas olímpicas, tanto no processo criativo, quanto no resultado visual obtido. Além disso, qualifica a marca Rio 2016 como um legado para o design brasileiro.
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