O insólito em "A confissão de Lúcio" de Mario de Sá-Carneiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25233 |
Resumo: | O propósito desta dissertação é fazer uma análise de A confissão de Lúcio, narrativa de Mário de Sá-Carneiro, a partir da aplicação da teoria do duplo e do fantástico no processo de construção da narrativa, não deixando ainda de mencionar a função exercida pelo narrador de 1ª pessoa, pois ele se apresenta como confiável, mas narra sua história a partir de uma memória que é questionável. Quanto ao duplo, a obra será analisada com base, principalmente, nos estudos teóricos de Otto Rank e Freud e, com relação ao fantástico, o apoio advirá das concepções de Todorov. O tema do duplo aparece na referida obra, em especial na criação de um insólito triângulo amoroso, composto por Lúcio, Ricardo e sua enigmática esposa, que, supostamente, constitui uma duplicação do marido, fato que possibilita mais de uma leitura da estranha aventura narrada por Lúcio. |
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