Potencialização da captação de recursos financeiros e fidelização de doadores recorrentes da instituição beneficente Nosso Lar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marcello Navega
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30761
Resumo: Objetivo: Nos últimos 2 (dois) anos, impulsionadas pela crise mundial em decorrência da pandemia da CO-VID19, o terceiro setor tem sido impactado diretamente com a evasão dos doadores recorrentes e queda significativa das receitas oriundas de doação. O objetivo deste trabalho foi explorar a opor-tunidade de desenvolver e promover uma nova estratégia de comunicação e marketing para a Insti-tuição Beneficente Nosso Lar, que visa potencializar a captação de doadores de recursos financei-ros, bem como aprimorar a forma de fidelização deles, implementando ações de comunicação e engajamento com a causa, com a instituição, e aprimorando a transparência e retorno a sociedade quanto as ações, iniciativas, projetos e utilização adequada dos recursos. Aplicação: Espera-se que este trabalho possa servir de referência para gestores de instituições sem fins lucrati-vos, organizações da sociedade civil (OSCs) e organizações não governamentais (ONGs), como um guia de ações estruturadas para modernizar a forma de se relacionar com o mercado e potencializar o engajamento à causa e captação de doadores. Inovação: No estudo foram incorporadas inovações como: implementação de canvas para captação de recur-sos, utilização de estratégias de marketing de conteúdo, ferramentas de inbound marketing adequa-das ao terceiro setor, e redesenho da identidade corporativa e posicionamento da entidade nas mídias sociais. Também foram incorporados indicadores de performance que possibilitarão à entidade afe-rir a todo momento a eficiência das suas ações e o reflexo das mesmas na captação e fidelização dos doadores. Impacto: Com as mudanças propostas à Instituição Beneficente Nosso Lar, espera-se que haja potencializa-ção na captação e fidelização de novos doadores, melhorando o engajamento à causa, às necessida-des da entidade, e a percepção de imagem dela perante o mercado, que resulte em maior capacidade de atendimento de pessoas com deficiência, hoje desamparadas, ampliando o impacto social do projeto. Do ponto de vista econômico, as novas estratégias para captação e fidelização de doadores proporcionará recursos extras para manutenção e revitalização da Instituição, viabilizará a execução de novos projetos e aumentará a capacidade de atendimento assistencial. Complexidade: A complexidade do projeto pode ser aferida através da necessidade de alocação de recursos dedi-cados para estruturar o departamento de comunicação, marketing e captação de recursos, e as par-cerias com empresas para desenvolvimento de conteúdo relevante, implementação de ferramentas para gestão de campanhas de marketing digital e desenvolvimento de indicadores de performance que possam aferir o sucesso das ações. Metodologia Aplicada: O trabalho segue o método de resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades empre-sariais definidos por Marcondes, Miguel, Perez (2020), e a pesquisa aplicada para decisão. Através de pesquisa aplicada diretamente aos doadores atuais e administração da entidade (fontes primárias) e recorte de pesquisa de mercado que traça o perfil do doador no Brasil, e as estratégias de comu-nicação e marketing utilizadas pelas entidades do terceiro setor para engajamento e captação de recursos, foi possível identificar vários gaps e oportunidades não aproveitadas. Por fim, foi anali-sado benchmark com as 7 (sete) maiores entidades do terceiro setor no Brasil, com sucesso reco-nhecido nas estratégias para captação e fidelização de doadores. Com isso, foi possível aprender e aprimorar novos conceitos e metodologias para a identificação e aproveitamento de uma oportunidade voltada ao terceiro setor no Brasil. No caso em questão, foi possível trabalhar ideias e entender melhor o funcionamento interno da empresa e como o mercado está evoluindo, lidando com seus desafios diários, que foram potencializados nos últimos anos por conta da pandemia mundial de COVID19.
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spelling Soares, Marcello NavegaGhobril, Alexandre Nabil2022-10-15T16:37:08Z2022-10-15T16:37:08Z2022-08-10Objetivo: Nos últimos 2 (dois) anos, impulsionadas pela crise mundial em decorrência da pandemia da CO-VID19, o terceiro setor tem sido impactado diretamente com a evasão dos doadores recorrentes e queda significativa das receitas oriundas de doação. O objetivo deste trabalho foi explorar a opor-tunidade de desenvolver e promover uma nova estratégia de comunicação e marketing para a Insti-tuição Beneficente Nosso Lar, que visa potencializar a captação de doadores de recursos financei-ros, bem como aprimorar a forma de fidelização deles, implementando ações de comunicação e engajamento com a causa, com a instituição, e aprimorando a transparência e retorno a sociedade quanto as ações, iniciativas, projetos e utilização adequada dos recursos. Aplicação: Espera-se que este trabalho possa servir de referência para gestores de instituições sem fins lucrati-vos, organizações da sociedade civil (OSCs) e organizações não governamentais (ONGs), como um guia de ações estruturadas para modernizar a forma de se relacionar com o mercado e potencializar o engajamento à causa e captação de doadores. Inovação: No estudo foram incorporadas inovações como: implementação de canvas para captação de recur-sos, utilização de estratégias de marketing de conteúdo, ferramentas de inbound marketing adequa-das ao terceiro setor, e redesenho da identidade corporativa e posicionamento da entidade nas mídias sociais. Também foram incorporados indicadores de performance que possibilitarão à entidade afe-rir a todo momento a eficiência das suas ações e o reflexo das mesmas na captação e fidelização dos doadores. Impacto: Com as mudanças propostas à Instituição Beneficente Nosso Lar, espera-se que haja potencializa-ção na captação e fidelização de novos doadores, melhorando o engajamento à causa, às necessida-des da entidade, e a percepção de imagem dela perante o mercado, que resulte em maior capacidade de atendimento de pessoas com deficiência, hoje desamparadas, ampliando o impacto social do projeto. Do ponto de vista econômico, as novas estratégias para captação e fidelização de doadores proporcionará recursos extras para manutenção e revitalização da Instituição, viabilizará a execução de novos projetos e aumentará a capacidade de atendimento assistencial. Complexidade: A complexidade do projeto pode ser aferida através da necessidade de alocação de recursos dedi-cados para estruturar o departamento de comunicação, marketing e captação de recursos, e as par-cerias com empresas para desenvolvimento de conteúdo relevante, implementação de ferramentas para gestão de campanhas de marketing digital e desenvolvimento de indicadores de performance que possam aferir o sucesso das ações. Metodologia Aplicada: O trabalho segue o método de resolução de problemas e aproveitamento de oportunidades empre-sariais definidos por Marcondes, Miguel, Perez (2020), e a pesquisa aplicada para decisão. Através de pesquisa aplicada diretamente aos doadores atuais e administração da entidade (fontes primárias) e recorte de pesquisa de mercado que traça o perfil do doador no Brasil, e as estratégias de comu-nicação e marketing utilizadas pelas entidades do terceiro setor para engajamento e captação de recursos, foi possível identificar vários gaps e oportunidades não aproveitadas. Por fim, foi anali-sado benchmark com as 7 (sete) maiores entidades do terceiro setor no Brasil, com sucesso reco-nhecido nas estratégias para captação e fidelização de doadores. Com isso, foi possível aprender e aprimorar novos conceitos e metodologias para a identificação e aproveitamento de uma oportunidade voltada ao terceiro setor no Brasil. No caso em questão, foi possível trabalhar ideias e entender melhor o funcionamento interno da empresa e como o mercado está evoluindo, lidando com seus desafios diários, que foram potencializados nos últimos anos por conta da pandemia mundial de COVID19.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30761Universidade Presbiteriana MackenzieUPMBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOSCONGmarketing de atraçãofidelizaçãocaptação de doadoresPotencialização da captação de recursos financeiros e fidelização de doadores recorrentes da instituição beneficente Nosso Larinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/1005402746038293https://orcid.org/0000-0001-9866-0290http://lattes.cnpq.br/6197422387545757Franklin, Marcos Antoniohttp://lattes.cnpq.br/2950539167889147https://orcid.org/0000-0003-1102-3315Shiraishi, Guilherme de Farias http://lattes.cnpq.br/1638887486252697https://orcid.org/0000-0002-3112-3121Subject In the last 2 (two) years, driven by the global crisis resulting from the COVID19 pandemic, the third sector has been directly impacted by the evasion of recurring donors and a significant drop in reve-nue from donations. The objective of this work was to explore the opportunity to develop and pro-mote a new communication and marketing strategy for the Instituição Beneficente Nosso Lar, which aims to enhance the capture of donors of financial resources, as well as improve their form of lo-yalty, implementing actions of communication. -cation and engagement with the cause, with the institution, and improving transparency and feedback to society regarding actions, initiatives, pro-jects and adequate use of resources. Application: It is hoped that this work can serve as a reference for managers of non-profit institutions, civil society organizations (CSOs) and non-governmental organizations (NGOs), as a guide to structured actions to modernize the way of relating to the market and enhance engagement to the cause and attract donors. Innovation: In the study, innovations were incorporated such as: implementation of canvas to capture resources, use of content marketing strategies, inbound marketing tools suitable for the third sector, and rede-sign of the corporate identity and positioning of the entity on social media. Performance indicators were also incorporated that will allow the entity to measure at all times the efficiency of its actions and their impact on attracting and retaining donors. Impact: With the changes proposed to the Instituição Beneficente Nosso Lar, it is expected that there will be a potential for attracting and retaining new donors, improving engagement with the cause, the entity's needs, and the perception of its image in the market, which result in greater service capacity for people with disabilities, who are currently destitute, increasing the social impact of the project. From an economic point of view, the new strategies for attracting and retaining donors will provide extra resources for the maintenance and revitalization of the Institution, will enable the execution of new projects and will increase the capacity of assistance assistance. Complexity: The complexity of the project can be gauged through the need to allocate dedicated resources to structure the communication, marketing and fundraising department, and partnerships with compa-nies to develop relevant content, implement tools for campaign management of digital marketing and development of performance indicators that can measure the success of the actions. Applied Methodology: The work follows the method of problem solving and taking advantage of business opportunities defined by Marcondes, Miguel, Perez (2020), and applied research for decision making. Through research applied directly to current donors and the entity's administration (primary sources) and market research that traces the profile of the donor in Brazil, and the communication and marketing strategies used by third sector entities for engagement and fundraising, it was possible to identify several gaps and unused opportunities. Finally, a benchmark was analyzed with the 7 (seven) largest entities of the third sector in Brazil, with recognized success in strategies for attracting and retaining donors. As a result, it was possible to learn and improve new concepts and methodologies to identify and take advantage of an opportunity aimed at the third sector in Brazil. In the case in question, it was possible to work on ideas and better understand the internal workings of the company and how the market is evolving, dealing with its daily challenges, which have been enhanced in recent years due to the global pandemic of COVID19.CSONGOinbound marketingloyaltyfundraisingCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)Administração do Desenvolvimento de NegóciosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOORIGINALMARCELLO NAVEGA SOARES_Versão final.pdfMARCELLO NAVEGA SOARES_Versão final.pdfMarcelo Navega Soaresapplication/pdf4294925https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9c191ce8-7023-4c39-8fbf-f5d90ea49e76/download2f48f7aa74463ffe2b9fbdbfa9c4f525MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e22b77fb-3d4d-425e-abc5-423e25b581fd/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2f08c673-0c1a-4e05-9840-454a09a4465a/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTMARCELLO NAVEGA SOARES_Versão final.pdf.txtMARCELLO NAVEGA SOARES_Versão final.pdf.txtExtracted texttext/plain160543https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/351b59a0-7b0f-4648-a2e8-0a092f820223/downloadcc9b9a22f1ea7bb07200241e7d4d3fbeMD54THUMBNAILMARCELLO NAVEGA SOARES_Versão final.pdf.jpgMARCELLO NAVEGA SOARES_Versão final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/57fd7c67-253f-4569-96bd-f8a8cf46f28e/download5a885d2783546aa5490f177a345edebcMD5510899/307612023-01-05 01:06:10.795http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/30761https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-01-05T01:06:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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