Bilinguismo na educação básica: aplicação da BNCC na abordagem CLIL do programa bilíngue
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39083 |
Resumo: | O ensino com programa bilingue português-inglês está se desenvolvendo nas escolas da educação básica no país, especialmente nas escolas particulares dos grandes centros urbanos. Esse ensino acontece principalmente usando a abordagem CLIL que foca ao mesmo tempo na língua e no conteúdo. Nesse tipo de abordagem, o currículo escolar é ensinado nas duas línguas. Desde 2018, a BNCC norteia a construção curricular de cada escola. Assim, mesmo se ela não menciona o ensino bilingue português-inglês, os professores têm a obrigação legal de aplicar os elementos da BNCC no programa bilingue com abordagem CLIL. O objetivo desse trabalho é investigar essa aplicação usando a pesquisa bibliográfica colocada em perspectiva com a pesquisa de campo, essa sendo a observação qualitativa na sala de aula do programa bilíngue no ensino fundamental – anos finais num colégio particular bilíngue da grande São Paulo. Os resultados encontrados confirmaram as proximidades teóricas entre a BNCC e a abordagem CLIL e a pertinência da sua aplicação no programa bilingue. Porém, apareceu algumas persistências das práticas do ensino tradicional na escola que podem prejudicar o sucesso da abordagem e as suas articulações com o conteúdo curricular. |
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O objetivo desse trabalho é investigar essa aplicação usando a pesquisa bibliográfica colocada em perspectiva com a pesquisa de campo, essa sendo a observação qualitativa na sala de aula do programa bilíngue no ensino fundamental – anos finais num colégio particular bilíngue da grande São Paulo. Os resultados encontrados confirmaram as proximidades teóricas entre a BNCC e a abordagem CLIL e a pertinência da sua aplicação no programa bilingue. 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