Análise investigativa do efeito chicote no desempenho logístico nas empresas do setor alimentício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangini, Eduardo Roque
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23386
Resumo: A cadeia de suprimentos envolve todas as atividades associadas com a movimentação de produtos desde o estágio de matéria prima até a entrega do produto ao consumidor final, incluindo fontes de informações e obtenção destas, cronograma de produção, ordem de processamento, gerenciamento de inventário, transporte, armazenamento e serviço de atendimento ao cliente. A relação de dependência existente entre os participantes da cadeia de suprimentos, atividades e recursos causam conseqüências de natureza negativa quando ocorre variabilidade em qualquer sentido na cadeia de suprimentos, fenômeno este conhecido como efeito chicote. Este fenômeno, também conhecido como efeito Forrester, está relacionado com a amplificação e variabilidade que ocorrem pela antecipação de decisões, políticas, formas organizacionais e escolha de investimento frente a demanda dos consumidores. O modo como as empresas reagem ao efeito chicote, ou seja, o desempenho apresentado, é avaliado pelos clientes nos aspectos relacionados com qualidade de produtos, confiabilidade no prazo estipulado, flexibilidade com relação à quantidade, agilidade ou velocidade na entrega e um preço competitivo, o que sugere um baixo custo geral. Esses aspectos, são conhecidos como medidas de desempenho ou prioridades competitivas. O objetivo principal deste trabalho foi verificar a influência do gerenciamento do efeito chicote nas empresas relacionadas com a indústria alimentícia, e os objetivos específicos foram mapear os fatores que promovem o efeito chicote na indústria alimentícia, verificar a presença do efeito chicote nos vários níveis da cadeia de suprimentos e destacar fatores de controle do efeito chicote que estão sendo utilizados pelas empresas, além de verificar o relacionamento do efeito chicote com o desempenho dos participantes dessa cadeia de suprimentos. Foram conduzidas pesquisas de natureza qualitativa e quantitativa com empresas supermercadistas da região de São Roque e Ibiúna e pesquisas quantitativas com os clientes das empresas supermercadistas bem como com empresas atacadistas e fabricantes de produtos alimentícios. Os resultados das pesquisas apontam para a existência do efeito chicote, percebido e ocasionado pelos consumidores, e amplificado pela existência de promoção nas empresas supermercadistas, falta de compartilhamento de informações entre as empresas da cadeia de suprimentos bem como pela ausência de ferramentas de integração eletrônica. O efeito chicote observado, influencia também o desempenho das organizações, principalmente na flexibilidade e confiabilidade, afetando a imagem corporativa das empresas da indústria alimentícia.
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Este fenômeno, também conhecido como efeito Forrester, está relacionado com a amplificação e variabilidade que ocorrem pela antecipação de decisões, políticas, formas organizacionais e escolha de investimento frente a demanda dos consumidores. O modo como as empresas reagem ao efeito chicote, ou seja, o desempenho apresentado, é avaliado pelos clientes nos aspectos relacionados com qualidade de produtos, confiabilidade no prazo estipulado, flexibilidade com relação à quantidade, agilidade ou velocidade na entrega e um preço competitivo, o que sugere um baixo custo geral. Esses aspectos, são conhecidos como medidas de desempenho ou prioridades competitivas. O objetivo principal deste trabalho foi verificar a influência do gerenciamento do efeito chicote nas empresas relacionadas com a indústria alimentícia, e os objetivos específicos foram mapear os fatores que promovem o efeito chicote na indústria alimentícia, verificar a presença do efeito chicote nos vários níveis da cadeia de suprimentos e destacar fatores de controle do efeito chicote que estão sendo utilizados pelas empresas, além de verificar o relacionamento do efeito chicote com o desempenho dos participantes dessa cadeia de suprimentos. Foram conduzidas pesquisas de natureza qualitativa e quantitativa com empresas supermercadistas da região de São Roque e Ibiúna e pesquisas quantitativas com os clientes das empresas supermercadistas bem como com empresas atacadistas e fabricantes de produtos alimentícios. Os resultados das pesquisas apontam para a existência do efeito chicote, percebido e ocasionado pelos consumidores, e amplificado pela existência de promoção nas empresas supermercadistas, falta de compartilhamento de informações entre as empresas da cadeia de suprimentos bem como pela ausência de ferramentas de integração eletrônica. O efeito chicote observado, influencia também o desempenho das organizações, principalmente na flexibilidade e confiabilidade, afetando a imagem corporativa das empresas da indústria alimentícia.Supply chain involves all the activities associated to the handling of products since the very stage of raw materials up to the delivery of the manufactured goods to the final consumer which includes information sources and the attainment of these, the production schedule, processing order, inventory management, transportation, storage and costumer service. The relation of existing dependence among the participants of supply chain activities and resources causes consequences of negative nature when variation in any section or stage of the process occurs, phenomenon known as bullwhip effect. This phenomenon, also known as effect Forrester, is related with the increase of variation that occurs due to the up making of decisions related to political and organizational choices of investment front to the customers demand. The way the companies react to this whip effect, that is, the performance achieved is evaluated by the customers within aspects such as product quality, schedule reliability, order flexibility, delivery punctuality and last but not least a competitive final cost. These aspects are known as performance measures or competitive priorities. The main objective of this research is verifying the influence of the whip effect management within the food industry companies and the specific aim is mapping the generating features of the whip effect in this sector, besides, acknowledging the existence of such effect in levels of the supply chain and highlight the measures of control of the whip effect which are being used by the plants and also verifying the direct relationship of the bullwhip effect with the performance of everyone involved in the supply chain system. Research of qualitative and quantitative order has been lead in association with supermarkets of São Roque and Ibiúna area, quantitative surveys with the supermarkets as well as wholesale companies and Food processing companies. The results of the research point to the existence of the bullwhip effect, perceived and caused by the consumers, and amplified for the existence of promotion in the supermarkets companies, lack of sharing information among the companies of the supply chain as well as the absence of tools of electronic integration. The bullwhip effect observed also influences the performance of the organizations, mainly in flexibility and trustworthiness, affecting the Food processing companies corporative image.application/pdfMANGINI, Eduardo Roque. Análise investigativa do efeito chicote no desempenho logístico nas empresas do setor alimentício. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23386porUniversidade Presbiteriana Mackenziegestão da cadeia de suprimentosefeito chicotemedidas de desempenhosupermercadosindústrias de alimentossupply chain managementbullwhip effectperformance measuressupermarketnutritious manufacturerCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2920/Eduardo%20Roque%20Mangini.pdf.jpgAnálise investigativa do efeito chicote no desempenho logístico nas empresas do setor alimentícioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEZilber, Moisés Arihttp://lattes.cnpq.br/0524413115146016Csillag, João Mariohttp://lattes.cnpq.br/0051191602390447BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALEduardo Roque Mangini.pdfEduardo Roque Mangini.pdfapplication/pdf1190574https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c7cbf0ac-b30e-4240-8bc5-9a8beed8b9da/download4e6895ab19097149432bd04a3c8a0b22MD51TEXTEduardo Roque Mangini.pdf.txtEduardo Roque Mangini.pdf.txtExtracted texttext/plain297493https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/afb14b64-acfd-4ce2-a5c2-e8fea895397c/download2163918e4f0af7e50bf6cf4585e13531MD52THUMBNAILEduardo Roque Mangini.pdf.jpgEduardo Roque Mangini.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1381https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b1588ba1-32c9-444e-8efa-190bbba001d7/download609f3e5e0f34a627a6eb821629bf0357MD5310899/233862022-03-14 16:11:56.529oai:dspace.mackenzie.br:10899/23386https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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