O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brunnquell, Claudine
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23322
Resumo: Esta tese teve como objetivo compreender o desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora, a partir das experiências de ensino-aprendizagem em cursos de pós-graduação em sustentabilidade, bem como analisar como essas experiências de ensino aprendizagem se materializam em novas ações ou práticas no ambiente de trabalho desses alunos. A partir de uma abordagem qualitativa interpretativa crítica, analisou-se as experiências de ensino-aprendizagem de alunos em dois cursos de pós-graduação em sustentabilidade localizados no Brasil. Para a construção dos dados, recorreu-se a entrevistas com coordenadores, professores e alunos, observação não-participante, consultas a documentos institucionais e produção textual discente. As categorias de análise consideram dois níveis de reflexão - reflexão sobre sustentabilidade - problem-solving, e reflexão crítica para a sustentabilidade - problem-posing (KEMBER et al., 2008; MEZIROW, 1991), sendo esta última a fomentadora de uma mudança profunda (KING, 2004, 2009; KITCHENHAM (2008). Os resultados mostram que há alunos que se aproximam de uma discussão de fundo, e vão além da reflexão instrumental e do problem-solving. O mesmo ocorreu com as experiências de transformação, que embora não atinja seu nível mais profundo, os alunos se mostram emocionalmente dispostos, abertos e permeáveis à mudança. Ao fazer um mapeamento do conteúdo das reflexões e transformações vivenciadas pelos participantes da pesquisa, os resultados mostraram que estes processos reflexivos e transformadores fazem parte de um continuum, um processo não sequencial, no qual os questionamentos críticos e não críticos e as transformações mais ou menos profundas vêm e vão se desenvolvendo ao longo da experiência educativa. Tais inconstâncias são naturais e inerentes à fase de transição paradigmática que se está vivendo em direção à uma racionalidade crítica sustentável. Contudo, se por um lado, os relatos discentes externalizam reflexões que podem ser consideradas críticas, bem como descrevem transformações significativas de modelos mentais, por outro, foi possível observar que a materialização das experiências de ensino-aprendizagem na prática desses profissionais ainda não está consolidada. Os alunos estão saindo destes cursos com pouco espaço para atuação dentro das empresas. Os cursos vêm perdendo alunos, e há um processo de juniorização ao longo dos anos. Já não pertencem ao alto escalão como nas primeiras turmas, tendo pouco poder de decisão e autonomia dentro das organizações para alterar sua prática de trabalho e muito menos o modo usual das empresas agirem. Como consequência, estas especializações estão formando um profissional perdido em sua identidade. Os cursos, por sua vez, também estão sujeitos a este contexto de mercado e acabam, por vezes, reproduzindo as mesmas idiossincrasias do mundo corporativo que tentam combater. Mesmo que exista uma geração que está questionando os modelos de gestão e buscando uma formação para sustentabilidade, corre-se o risco destes cursos estarem formando profissionais com a mentalidade que a empresa busca, ou seja, dentro lógica do mainstream, ou ainda, formando profissionais de base e não lideranças. Por mais que os alunos tenham apresentado reflexões críticas para sustentabilidade, o foco de ensino ainda está, sobretudo, no problem-solving, e seu potencial crítico e transformador fica minimizado. A despeito desse cenário, estes cursos assumem uma função social importante, cumprindo um papel no desenvolvimento da racionalidade crítica e transformadora e funcionando como espaços de aprendizado, reflexão, transformação e compartilhamento de ideias. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído para a compreensão dos conteúdos dos processos reflexivos e de transformação dos profissionais que estão nesses programas, bem como dos dilemas, limites e contradições imersas nestas propostas formativas, trazendo implicações para coordenadores de cursos, professores e pesquisadores na área.
id UPM_8fb58191003e9884495047950289d2be
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23322
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8568710701792092Brunnquell, ClaudineBrunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/25908441418752172019-10-22T18:05:52Z2020-05-28T18:03:04Z2020-05-28T18:03:04Z2018-05-10Esta tese teve como objetivo compreender o desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora, a partir das experiências de ensino-aprendizagem em cursos de pós-graduação em sustentabilidade, bem como analisar como essas experiências de ensino aprendizagem se materializam em novas ações ou práticas no ambiente de trabalho desses alunos. A partir de uma abordagem qualitativa interpretativa crítica, analisou-se as experiências de ensino-aprendizagem de alunos em dois cursos de pós-graduação em sustentabilidade localizados no Brasil. Para a construção dos dados, recorreu-se a entrevistas com coordenadores, professores e alunos, observação não-participante, consultas a documentos institucionais e produção textual discente. As categorias de análise consideram dois níveis de reflexão - reflexão sobre sustentabilidade - problem-solving, e reflexão crítica para a sustentabilidade - problem-posing (KEMBER et al., 2008; MEZIROW, 1991), sendo esta última a fomentadora de uma mudança profunda (KING, 2004, 2009; KITCHENHAM (2008). Os resultados mostram que há alunos que se aproximam de uma discussão de fundo, e vão além da reflexão instrumental e do problem-solving. O mesmo ocorreu com as experiências de transformação, que embora não atinja seu nível mais profundo, os alunos se mostram emocionalmente dispostos, abertos e permeáveis à mudança. Ao fazer um mapeamento do conteúdo das reflexões e transformações vivenciadas pelos participantes da pesquisa, os resultados mostraram que estes processos reflexivos e transformadores fazem parte de um continuum, um processo não sequencial, no qual os questionamentos críticos e não críticos e as transformações mais ou menos profundas vêm e vão se desenvolvendo ao longo da experiência educativa. Tais inconstâncias são naturais e inerentes à fase de transição paradigmática que se está vivendo em direção à uma racionalidade crítica sustentável. Contudo, se por um lado, os relatos discentes externalizam reflexões que podem ser consideradas críticas, bem como descrevem transformações significativas de modelos mentais, por outro, foi possível observar que a materialização das experiências de ensino-aprendizagem na prática desses profissionais ainda não está consolidada. Os alunos estão saindo destes cursos com pouco espaço para atuação dentro das empresas. Os cursos vêm perdendo alunos, e há um processo de juniorização ao longo dos anos. Já não pertencem ao alto escalão como nas primeiras turmas, tendo pouco poder de decisão e autonomia dentro das organizações para alterar sua prática de trabalho e muito menos o modo usual das empresas agirem. Como consequência, estas especializações estão formando um profissional perdido em sua identidade. Os cursos, por sua vez, também estão sujeitos a este contexto de mercado e acabam, por vezes, reproduzindo as mesmas idiossincrasias do mundo corporativo que tentam combater. Mesmo que exista uma geração que está questionando os modelos de gestão e buscando uma formação para sustentabilidade, corre-se o risco destes cursos estarem formando profissionais com a mentalidade que a empresa busca, ou seja, dentro lógica do mainstream, ou ainda, formando profissionais de base e não lideranças. Por mais que os alunos tenham apresentado reflexões críticas para sustentabilidade, o foco de ensino ainda está, sobretudo, no problem-solving, e seu potencial crítico e transformador fica minimizado. A despeito desse cenário, estes cursos assumem uma função social importante, cumprindo um papel no desenvolvimento da racionalidade crítica e transformadora e funcionando como espaços de aprendizado, reflexão, transformação e compartilhamento de ideias. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído para a compreensão dos conteúdos dos processos reflexivos e de transformação dos profissionais que estão nesses programas, bem como dos dilemas, limites e contradições imersas nestas propostas formativas, trazendo implicações para coordenadores de cursos, professores e pesquisadores na área.The aim of this thesis was to understand the development of a critical and transformative sustainable rationality, based on teaching-learning experiences in postgraduate courses in sustainability, as well as to analyze how these teaching-learning experiences materialize in new actions or practices in the students' workfield. From a qualitative critical interpretative approach, we analyzed the teaching-learning experiences of students in two postgraduate sustainability courses located in Brazil. For the construction of the data, we used interviews with coordinators, teachers and students, non-participant observation, documental analysis and written work. For the analysis of the critical reflection we used Kember et al (2008) and Mezirow (1991). For the evaluation of the transformative learning processes we used King (2004, 2009) and Kitchenham (2008). Considering two levels of reflection - reflection about sustainability (problem-solving) and critical reflection for sustainability (problem-posing), the latter being the driving force for a profound change, the results show that there are some students that dive to a more substantive discussion and go beyond instrumental reflection and problem-solving. The same has happened with transformational experiences, which, while students are not reaching their deepest level, at least they are emotionally open and permeable to change. By mapping the content of the reflections and transformations experienced by the students, the results showed that these reflexive and transforming processes are part of a continuum, a non-sequential process, in which critical and noncritical questions and more or less profound transformations are developed throughout the process. And these inconstancies are essential for the development of sustainable critical rationality. However, if on the one hand, the student reports reflections that can be considered critical, as well as describe significant transformations of mental models, on the other hand, it was possible to observe that the materialization of teaching-learning experiences in the practice of these professionals is not yet consolidated. Students are leaving these courses with little space to perform within the companies. Courses have been losing students, and there is a process of 'juniorization' over the years. They no longer belong to the upper levels, having little decision-making power and autonomy within organizations to change their work practice and much less the usual way companies act. As a consequence, these courses are forming a professional lost in their identity. Even if there is a generation that is questioning the management models and seeking an education for sustainability, the risk is that these courses are training professionals with the mentality that the company seeks, that is, within the logic of the mainstream, or even, training low-level professionals or non-leadership. Even if students have presented critical thinking for sustainability, the focus of teaching is still on problem-solving, and their critical and transformative potential is minimized. Although these courses have an important social function, playing a role in developing critical and transformative rationality and functioning as spaces for learning, reflection, transformation and sharing of ideas, they serve a market demand and are also subject to the idiosyncrasy of the corporate world. This research contributes to the understanding of the contents of the reflexive processes and of the transformation of the professionals that are in these programs, as well as of the dilemmas, limits and contradictions immersed in these formative proposals.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorSantander Universidadeapplication/pdfBRUNNQUELL, Claudine. O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão. 2018. 269 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23322sustainable rationalitycritical reflectiontransformative learningmanagement coursesteaching-learning experiencesporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessracionalidade sustentávelreflexão críticaaprendizagem transformadoracursos de gestãoexperiências de ensino-aprendizagemCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/19994/CLAUDINE%20BRUNNQUELL.pdf.jpgO desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESambiase, Marta Fabianohttp://lattes.cnpq.br/1235732641318213Coelho Júnior, Pedro Jaime dehttp://lattes.cnpq.br/0682311806037694Rodrigues, Andrea Leitehttp://lattes.cnpq.br/4860756897513148Curi, Denise Pereirahttp://lattes.cnpq.br/2672816460485562BrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALCLAUDINE BRUNNQUELL.pdfCLAUDINE BRUNNQUELL.pdfapplication/pdf4571481https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b785c409-8578-4e13-9d4a-cd0e0540cbd0/download36f5609ff0e1c4b556bd2649bc4d055bMD51TEXTCLAUDINE BRUNNQUELL.pdf.txtCLAUDINE BRUNNQUELL.pdf.txtExtracted texttext/plain693105https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6976d288-88fe-4a69-bf06-550c3923cdf9/download7632b352625c9bb755c18d7e59854ef2MD52THUMBNAILCLAUDINE BRUNNQUELL.pdf.jpgCLAUDINE BRUNNQUELL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5be7b926-1d6a-493a-a520-c2bf6167abad/downloadb077dac8ca9dcfa5d948740213422fccMD5310899/233222022-03-14 16:08:47.092http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23322https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:08:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
title O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
spellingShingle O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
Brunnquell, Claudine
racionalidade sustentável
reflexão crítica
aprendizagem transformadora
cursos de gestão
experiências de ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
title_full O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
title_fullStr O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
title_full_unstemmed O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
title_sort O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão
author Brunnquell, Claudine
author_facet Brunnquell, Claudine
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8568710701792092
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunnquell, Claudine
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brunstein, Janette
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2590844141875217
contributor_str_mv Brunstein, Janette
dc.subject.por.fl_str_mv racionalidade sustentável
reflexão crítica
aprendizagem transformadora
cursos de gestão
experiências de ensino-aprendizagem
topic racionalidade sustentável
reflexão crítica
aprendizagem transformadora
cursos de gestão
experiências de ensino-aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Esta tese teve como objetivo compreender o desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora, a partir das experiências de ensino-aprendizagem em cursos de pós-graduação em sustentabilidade, bem como analisar como essas experiências de ensino aprendizagem se materializam em novas ações ou práticas no ambiente de trabalho desses alunos. A partir de uma abordagem qualitativa interpretativa crítica, analisou-se as experiências de ensino-aprendizagem de alunos em dois cursos de pós-graduação em sustentabilidade localizados no Brasil. Para a construção dos dados, recorreu-se a entrevistas com coordenadores, professores e alunos, observação não-participante, consultas a documentos institucionais e produção textual discente. As categorias de análise consideram dois níveis de reflexão - reflexão sobre sustentabilidade - problem-solving, e reflexão crítica para a sustentabilidade - problem-posing (KEMBER et al., 2008; MEZIROW, 1991), sendo esta última a fomentadora de uma mudança profunda (KING, 2004, 2009; KITCHENHAM (2008). Os resultados mostram que há alunos que se aproximam de uma discussão de fundo, e vão além da reflexão instrumental e do problem-solving. O mesmo ocorreu com as experiências de transformação, que embora não atinja seu nível mais profundo, os alunos se mostram emocionalmente dispostos, abertos e permeáveis à mudança. Ao fazer um mapeamento do conteúdo das reflexões e transformações vivenciadas pelos participantes da pesquisa, os resultados mostraram que estes processos reflexivos e transformadores fazem parte de um continuum, um processo não sequencial, no qual os questionamentos críticos e não críticos e as transformações mais ou menos profundas vêm e vão se desenvolvendo ao longo da experiência educativa. Tais inconstâncias são naturais e inerentes à fase de transição paradigmática que se está vivendo em direção à uma racionalidade crítica sustentável. Contudo, se por um lado, os relatos discentes externalizam reflexões que podem ser consideradas críticas, bem como descrevem transformações significativas de modelos mentais, por outro, foi possível observar que a materialização das experiências de ensino-aprendizagem na prática desses profissionais ainda não está consolidada. Os alunos estão saindo destes cursos com pouco espaço para atuação dentro das empresas. Os cursos vêm perdendo alunos, e há um processo de juniorização ao longo dos anos. Já não pertencem ao alto escalão como nas primeiras turmas, tendo pouco poder de decisão e autonomia dentro das organizações para alterar sua prática de trabalho e muito menos o modo usual das empresas agirem. Como consequência, estas especializações estão formando um profissional perdido em sua identidade. Os cursos, por sua vez, também estão sujeitos a este contexto de mercado e acabam, por vezes, reproduzindo as mesmas idiossincrasias do mundo corporativo que tentam combater. Mesmo que exista uma geração que está questionando os modelos de gestão e buscando uma formação para sustentabilidade, corre-se o risco destes cursos estarem formando profissionais com a mentalidade que a empresa busca, ou seja, dentro lógica do mainstream, ou ainda, formando profissionais de base e não lideranças. Por mais que os alunos tenham apresentado reflexões críticas para sustentabilidade, o foco de ensino ainda está, sobretudo, no problem-solving, e seu potencial crítico e transformador fica minimizado. A despeito desse cenário, estes cursos assumem uma função social importante, cumprindo um papel no desenvolvimento da racionalidade crítica e transformadora e funcionando como espaços de aprendizado, reflexão, transformação e compartilhamento de ideias. Espera-se que esta pesquisa tenha contribuído para a compreensão dos conteúdos dos processos reflexivos e de transformação dos profissionais que estão nesses programas, bem como dos dilemas, limites e contradições imersas nestas propostas formativas, trazendo implicações para coordenadores de cursos, professores e pesquisadores na área.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-22T18:05:52Z
2020-05-28T18:03:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:03:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRUNNQUELL, Claudine. O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão. 2018. 269 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23322
identifier_str_mv BRUNNQUELL, Claudine. O desenvolvimento da racionalidade sustentável crítica e transformadora: uma análise de experiências de ensino e aprendizagem em cursos de pós-graduação em gestão. 2018. 269 f. Tese (Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b785c409-8578-4e13-9d4a-cd0e0540cbd0/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6976d288-88fe-4a69-bf06-550c3923cdf9/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5be7b926-1d6a-493a-a520-c2bf6167abad/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 36f5609ff0e1c4b556bd2649bc4d055b
7632b352625c9bb755c18d7e59854ef2
b077dac8ca9dcfa5d948740213422fcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820063822643200