As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23138 |
Resumo: | A presente tese propõe investigar a relação entre a educação superior e a autonomia das mulheres brasileiras. A educação tem sido defendida como grande instrumento capaz de transformar as sociedades e combater as injustiças, desigualdades e preconceitos. Em especial, a educação superior tem sido considerada a ferramenta capaz de formar profissionais altamente capacitados para exercer as funções mais bem remuneradas. As mulheres, no mundo e no Brasil, abraçaram a educação e, desde o final do século XX, são a maioria dos estudantes universitários, além de corresponderem por quase 40% da força de trabalho. Contudo, ainda recebem rendimentos mais baixos do que os homens, ainda são poucas nos espaços de poder e representação e respondem quase que exclusivamente pelas tarefas domésticas e familiares. Esta tese está dividida em quatro capítulos, inicia pela análise da educação superior e seu papel para a construção da igualdade e da autonomia, apresentando o que é considerado educação superior e qual é seu papel na engrenagem capitalista contemporânea. Passa-se então para a narrativa sobre o percurso das mulheres brasileiras na educação superior, seus percalços e conquistas. O terceiro capítulo se debruça sobre a feminização/feminilização das profissões e seus efeitos nos mercados de trabalho e analisa especificamente as três profissões ¿imperiais¿: Direito, Medicina e Engenharia. Por último, observa-se a questão da bipolaridade do trabalho feminino, dos modelos de conciliação entre trabalho e família e como o Direito interfere ou não na divisão dessas funções entre os sexos. O desenvolvimento da pesquisa empregou tanto bibliografias nacionais e internacionais sobre gênero, educação, direitos fundamentais como dados estatísticos oficiais e institucionais sobre a realidade das mulheres na atualidade. |
id |
UPM_9141b79185515c969ca27b1a5f025d39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23138 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1063419819265955Machado, Monica SapucaiaBertolin, Patrícia Tuma Martinshttp://lattes.cnpq.br/55934329644176222018-12-19T16:10:49Z2020-05-28T17:57:11Z2020-05-28T17:57:11Z2018-08-13A presente tese propõe investigar a relação entre a educação superior e a autonomia das mulheres brasileiras. A educação tem sido defendida como grande instrumento capaz de transformar as sociedades e combater as injustiças, desigualdades e preconceitos. Em especial, a educação superior tem sido considerada a ferramenta capaz de formar profissionais altamente capacitados para exercer as funções mais bem remuneradas. As mulheres, no mundo e no Brasil, abraçaram a educação e, desde o final do século XX, são a maioria dos estudantes universitários, além de corresponderem por quase 40% da força de trabalho. Contudo, ainda recebem rendimentos mais baixos do que os homens, ainda são poucas nos espaços de poder e representação e respondem quase que exclusivamente pelas tarefas domésticas e familiares. Esta tese está dividida em quatro capítulos, inicia pela análise da educação superior e seu papel para a construção da igualdade e da autonomia, apresentando o que é considerado educação superior e qual é seu papel na engrenagem capitalista contemporânea. Passa-se então para a narrativa sobre o percurso das mulheres brasileiras na educação superior, seus percalços e conquistas. O terceiro capítulo se debruça sobre a feminização/feminilização das profissões e seus efeitos nos mercados de trabalho e analisa especificamente as três profissões ¿imperiais¿: Direito, Medicina e Engenharia. Por último, observa-se a questão da bipolaridade do trabalho feminino, dos modelos de conciliação entre trabalho e família e como o Direito interfere ou não na divisão dessas funções entre os sexos. O desenvolvimento da pesquisa empregou tanto bibliografias nacionais e internacionais sobre gênero, educação, direitos fundamentais como dados estatísticos oficiais e institucionais sobre a realidade das mulheres na atualidade.The present thesis investigates the relationship between higher education and autonomy for Brazilian women. Education has been defended as the greatest instrument capable of transforming societies and combating injustice, inequality and prejudice and higher education as the way of training highly qualified professionals to perform the highest paid jobs. Women, in the world and in Brazil, embraced education and since the end of the twentieth century are the most university students, and they account for almost 40% of the workforce, yet they still receive lower wages than men, still are fewer in places of power and representation and are almost exclusively responsible for domestic and family tasks. This thesis is divided into four chapters, starting with the analysis of higher education and its role for the construction of equality and autonomy, presenting what is considered higher education and what is the role of this education in the contemporary capitalist gear, then proceed to the narrative about the course of Brazilian women in higher education, their mishaps and conquests; the third chapter focuses on the feminization of professions and their effects on labor markets and specifically analyzes the three "imperial ¿professions: Law, Medicine and Engineering; Finally, the question of the bipolarity of women's work, the models of reconciliation between work and family, and how the law interferes or not in the division of these functions between the sexes. The development of the research employed both national and international bibliographies on gender, education, fundamental rights and official and institutional statistical data on the reality of women today.application/pdfMACHADO, Monica Sapucaia. As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade?. 2018. 217 f. Tese (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23138women‘s rightgender division of labourhigher educationequal opportunityporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessdireito das mulhereseducação superiordivisão sexual do trabalhoigualdade de oportunidadesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/17703/Monica%20Sapucaia%20Machado.pdf.jpgAs mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESilva, Solange Teles dahttp://lattes.cnpq.br/7531637444907998Araujo, Hildete Pereira de Melo Hermes dehttp://lattes.cnpq.br/8488890393473785Pereira, Flávio de Leão Bastoshttp://lattes.cnpq.br/0429477617811762Lombardi, Maria Rosahttp://lattes.cnpq.br/6074015519396336BrasilFaculdade de Direito (FDIR)UPMDireito Político e EconômicoORIGINALMonica Sapucaia Machado.pdfMonica Sapucaia Machado.pdfapplication/pdf1690610https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a8195326-83c8-47a2-b7d9-7d0adee71de9/download25c36d6b6e04ee75b4cdc6d0eefb6390MD51TEXTMonica Sapucaia Machado.pdf.txtMonica Sapucaia Machado.pdf.txtExtracted texttext/plain598300https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fb8251c1-06c1-4e26-a503-60ca23f56136/download1647e53a9060b7999413a2e042c7bca9MD52THUMBNAILMonica Sapucaia Machado.pdf.jpgMonica Sapucaia Machado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4d10f4dd-71ed-40c1-9fe1-32220207242d/downloadfb7da65fb7db94c4e8826a51a035da96MD5310899/231382022-03-14 15:57:48.112http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23138https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:57:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? |
title |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? |
spellingShingle |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? Machado, Monica Sapucaia direito das mulheres educação superior divisão sexual do trabalho igualdade de oportunidades CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
title_short |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? |
title_full |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? |
title_fullStr |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? |
title_full_unstemmed |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? |
title_sort |
As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade? |
author |
Machado, Monica Sapucaia |
author_facet |
Machado, Monica Sapucaia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1063419819265955 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Monica Sapucaia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bertolin, Patrícia Tuma Martins |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5593432964417622 |
contributor_str_mv |
Bertolin, Patrícia Tuma Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direito das mulheres educação superior divisão sexual do trabalho igualdade de oportunidades |
topic |
direito das mulheres educação superior divisão sexual do trabalho igualdade de oportunidades CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
description |
A presente tese propõe investigar a relação entre a educação superior e a autonomia das mulheres brasileiras. A educação tem sido defendida como grande instrumento capaz de transformar as sociedades e combater as injustiças, desigualdades e preconceitos. Em especial, a educação superior tem sido considerada a ferramenta capaz de formar profissionais altamente capacitados para exercer as funções mais bem remuneradas. As mulheres, no mundo e no Brasil, abraçaram a educação e, desde o final do século XX, são a maioria dos estudantes universitários, além de corresponderem por quase 40% da força de trabalho. Contudo, ainda recebem rendimentos mais baixos do que os homens, ainda são poucas nos espaços de poder e representação e respondem quase que exclusivamente pelas tarefas domésticas e familiares. Esta tese está dividida em quatro capítulos, inicia pela análise da educação superior e seu papel para a construção da igualdade e da autonomia, apresentando o que é considerado educação superior e qual é seu papel na engrenagem capitalista contemporânea. Passa-se então para a narrativa sobre o percurso das mulheres brasileiras na educação superior, seus percalços e conquistas. O terceiro capítulo se debruça sobre a feminização/feminilização das profissões e seus efeitos nos mercados de trabalho e analisa especificamente as três profissões ¿imperiais¿: Direito, Medicina e Engenharia. Por último, observa-se a questão da bipolaridade do trabalho feminino, dos modelos de conciliação entre trabalho e família e como o Direito interfere ou não na divisão dessas funções entre os sexos. O desenvolvimento da pesquisa empregou tanto bibliografias nacionais e internacionais sobre gênero, educação, direitos fundamentais como dados estatísticos oficiais e institucionais sobre a realidade das mulheres na atualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-12-19T16:10:49Z 2020-05-28T17:57:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T17:57:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACHADO, Monica Sapucaia. As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade?. 2018. 217 f. Tese (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23138 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Monica Sapucaia. As mulheres brasileiras e o acesso à educação superior: conquista de autonomia ou reafirmação da desigualdade?. 2018. 217 f. Tese (Direito Político e Econômico) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a8195326-83c8-47a2-b7d9-7d0adee71de9/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fb8251c1-06c1-4e26-a503-60ca23f56136/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4d10f4dd-71ed-40c1-9fe1-32220207242d/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25c36d6b6e04ee75b4cdc6d0eefb6390 1647e53a9060b7999413a2e042c7bca9 fb7da65fb7db94c4e8826a51a035da96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819988781301760 |