De volta á folia: o carnaval de rua e o Bixiga na retomada dos espaços públicos em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamma, Samira Abdelnur
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28231
Resumo: Este trabalho fala sobre espaço público e sua apropriação, entendendo-o como algo essencial para a formação e desenvolvimento da cidade, e percebendo-o, principalmente, como lugar de encontro, onde há trocas sociais, alteridade e onde a urbanidade floresce. A condição de pedestre, e, portanto, a dimensão humana – negligenciada inúmeras vezes durante a formação das cidades, incluindo São Paulo –, é fundamental para a percepção desse universo de possibilidades que a cidade pode oferecer. Algumas formas de apropriação do espaço público são as festas de rua, como o carnaval, que além de contribuírem para a apreensão da cidade como lugar de encontro, são expressões culturais legítimas e instrumentos de afirmação e resistência para diversos grupos sociais. Tais movimentos, apesar de terem um grande valor imaterial e relevância histórica, são diversas vezes reprimidos por políticas públicas, que acabam por gerar consequências como a descaracterização e a perda de espaço e, portanto, de grupos na sociedade. O objetivo geral deste trabalho consiste em propor uma intervenção no bairro do Bixiga que contribua para a geração de urbanidade, confira caminhabilidade e que dê suporte às festas de rua, incluindo o carnaval, numa tentativa de potencializar as apropriações e festejos que ali acontecem com tanta força e que são reflexo das manifestações culturais no bairro. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os três universos que compõem o trabalho – espaços públicos e sua apropriação, principalmente em São Paulo, carnaval de rua e o bairro do Bixiga – e também uma pesquisa a campo, culminando numa proposta projetual. Ao fim do desenvolvimento deste trabalho, percebe-se como as políticas públicas podem atuar sobre o ambiente urbano de forma excludente, tanto no que diz respeito à morfologia da cidade, quanto à comportamentos sociais, e como as manifestações culturais, por vezes tolhidas por tais políticas, servem de instrumento de afirmação e resistência de diversos grupos a esse modelo. Percebe-se também a força e a importância dos ativismos urbanos, incluindo a retomada do carnaval de rua, num movimento maior de reapropriação dos espaços públicos e de tentativa de mudança na lógica do pensar a cidade. Nota-se, ainda, a recorrente tendência de limitar e mercantilizar apropriações culturais espontâneas que se popularizam, assim como conclui-se que o olhar crítico ao longo da história para tais movimentos num território pode servir de instrumento para colocar em pauta a discussão da marginalização de grupos e culturas que merecem ser valorizadas
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Tais movimentos, apesar de terem um grande valor imaterial e relevância histórica, são diversas vezes reprimidos por políticas públicas, que acabam por gerar consequências como a descaracterização e a perda de espaço e, portanto, de grupos na sociedade. O objetivo geral deste trabalho consiste em propor uma intervenção no bairro do Bixiga que contribua para a geração de urbanidade, confira caminhabilidade e que dê suporte às festas de rua, incluindo o carnaval, numa tentativa de potencializar as apropriações e festejos que ali acontecem com tanta força e que são reflexo das manifestações culturais no bairro. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica sobre os três universos que compõem o trabalho – espaços públicos e sua apropriação, principalmente em São Paulo, carnaval de rua e o bairro do Bixiga – e também uma pesquisa a campo, culminando numa proposta projetual. Ao fim do desenvolvimento deste trabalho, percebe-se como as políticas públicas podem atuar sobre o ambiente urbano de forma excludente, tanto no que diz respeito à morfologia da cidade, quanto à comportamentos sociais, e como as manifestações culturais, por vezes tolhidas por tais políticas, servem de instrumento de afirmação e resistência de diversos grupos a esse modelo. Percebe-se também a força e a importância dos ativismos urbanos, incluindo a retomada do carnaval de rua, num movimento maior de reapropriação dos espaços públicos e de tentativa de mudança na lógica do pensar a cidade. Nota-se, ainda, a recorrente tendência de limitar e mercantilizar apropriações culturais espontâneas que se popularizam, assim como conclui-se que o olhar crítico ao longo da história para tais movimentos num território pode servir de instrumento para colocar em pauta a discussão da marginalização de grupos e culturas que merecem ser valorizadasUniversidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessespaço públicocarnaval de ruaBixigamanifestações culturaisativismos urbanosDe volta á folia: o carnaval de rua e o Bixiga na retomada dos espaços públicos em São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALSAMIRA ABDELNUR CHAMMA.....pdfSAMIRA ABDELNUR CHAMMA.....pdfSamira Abdelnur Chammaapplication/pdf16898400https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28231/1/SAMIRA%20ABDELNUR%20CHAMMA.....pdfdae2e239d1c4d61454fa162109e1d9b2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28231/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28231/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTSAMIRA ABDELNUR CHAMMA.....pdf.txtSAMIRA ABDELNUR CHAMMA.....pdf.txtExtracted texttext/plain128395https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28231/4/SAMIRA%20ABDELNUR%20CHAMMA.....pdf.txt5002f284faa4315259cf1d39c2404381MD54THUMBNAILSAMIRA ABDELNUR CHAMMA.....pdf.jpgSAMIRA ABDELNUR CHAMMA.....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3503https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28231/5/SAMIRA%20ABDELNUR%20CHAMMA.....pdf.jpgcbaa4473613afafceef4b4468a404ae2MD5510899/282312021-11-23 03:00:44.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
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