Desafios da transição energética na mobilidade urbana no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazuco, Paulo Ricardo da Veiga
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33706
Resumo: O mundo já está vivendo a transição energética em diversos setores da economia, desde indústria buscando ser mais sustentável ao investir em fontes de energias renováveis próprias, até domicílios que já fazem investimentos em placas solares para poupar energia vinda da rua. Com o setor automotivo não é diferente. A redução da pegada de carbono está estritamente ligada a distribuição de mercadorias e mobilidade urbana, afetando diretamente a mudança climática e problemas locais de grandes cidades. Muitos países já impõem medidas para restringir os motores tradicionais com alta emissão de carbono e incentivar a venda e produção dos veículos zero emissões. Porém, não é simples essa revolução na mobilidade. Para os países desenvolvidos torna-se algo mais fácil, sem grandes problemas socioeconômicos como entrave na adoção de políticas públicas, mas quando observados os países mais pobres, a facilidade no acesso a nova tecnologia é prejudicada. Esse é o caso do Brasil, sendo um dos países mais avançados em biocombustíveis, tendo a Petrobras como sua principal estatal no ramo do petróleo, possuindo diversos problemas estruturais, essa discussão acaba sendo deixada de lado. Para suportar a mudança inerente a transição energética, o país precisa ter uma estrutura de geração e distribuição apropriada para conseguir suprir o incremento na demanda por energia elétrica. Toda uma rede de recarga nas estradas e cidades também é necessária para dar segurança ao consumidor no momento de adquirir um novo veículo. Apenas incentivos fiscais não é suficiente para incrementar as vendas e dar como resolvido o problema de emissão vinda da mobilidade. Desigualdade social é outro problema pois limita o acesso a boa parte da população, principalmente tratando-se de uma nova tecnologia com alto custo. Portanto, a discussão será justamente entender os problemas, dificuldades e visualizar a atual situação do mercado automotivo brasileiro e de outros países ao redor do mundo, comparando e buscando relações entre as diferentes variáveis analisadas. Além de buscar entender o impacto no setor petrolífero e analisar quando começará a ser afetado pela transição energética.
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Para os países desenvolvidos torna-se algo mais fácil, sem grandes problemas socioeconômicos como entrave na adoção de políticas públicas, mas quando observados os países mais pobres, a facilidade no acesso a nova tecnologia é prejudicada. Esse é o caso do Brasil, sendo um dos países mais avançados em biocombustíveis, tendo a Petrobras como sua principal estatal no ramo do petróleo, possuindo diversos problemas estruturais, essa discussão acaba sendo deixada de lado. Para suportar a mudança inerente a transição energética, o país precisa ter uma estrutura de geração e distribuição apropriada para conseguir suprir o incremento na demanda por energia elétrica. Toda uma rede de recarga nas estradas e cidades também é necessária para dar segurança ao consumidor no momento de adquirir um novo veículo. Apenas incentivos fiscais não é suficiente para incrementar as vendas e dar como resolvido o problema de emissão vinda da mobilidade. 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