Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251 |
Resumo: | A popularização do comércio eletrônico em meio a era digital, trouxe consigo comodidades aos consumidores, uma vez que possibilita que compras sejam feitas com maior agilidade e praticidade. Neste contexto, que parece inseguro aqueles que nunca realizaram uma compra online, compradores tendem da avaliar produtos recebidos, deixando publica suas impressões nas redes Porem, por não estar claro ao certo de que forma as avaliações impactam na venda de um produto, este trabalho visou realizar uma analise de sentimento de um e-Commerce a fim de entender a relação entre avaliação e performance de vendas, contribuindo para a melhoria de desempenho empresarial como também cientıfico, ao disponibilizar ferramentas que permitam analises neste e em outros contextos. Buscando entender as relações entre as variáveis citadas, a abordagem apresentou como resultado tendências de vendas baseadas nas polaridades das avaliações feitas em um período de tempo. |
id |
UPM_a01026f0cce46d773034ab512a98af46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/31251 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Alonso, Guilherme IglesiasLetícia, Panegossi TonioloFábio, Silva Lopes2023-02-06T18:46:04Z2023-02-06T18:46:04Z2022-12-09A popularização do comércio eletrônico em meio a era digital, trouxe consigo comodidades aos consumidores, uma vez que possibilita que compras sejam feitas com maior agilidade e praticidade. Neste contexto, que parece inseguro aqueles que nunca realizaram uma compra online, compradores tendem da avaliar produtos recebidos, deixando publica suas impressões nas redes Porem, por não estar claro ao certo de que forma as avaliações impactam na venda de um produto, este trabalho visou realizar uma analise de sentimento de um e-Commerce a fim de entender a relação entre avaliação e performance de vendas, contribuindo para a melhoria de desempenho empresarial como também cientıfico, ao disponibilizar ferramentas que permitam analises neste e em outros contextos. Buscando entender as relações entre as variáveis citadas, a abordagem apresentou como resultado tendências de vendas baseadas nas polaridades das avaliações feitas em um período de tempo.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Computação e Informática (FCI)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesse-commerceanalise de sentimentostext miningavaliação de produtosAnalise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINAL1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdfGuilherme Iglesias Alonso, Letícia Panegossi Tonioloapplication/pdf737652https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d7e34ba-738c-4eaa-a0c2-6c9e083926ff/download5cb11ff9d9b927ac80915327087a2d83MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5314ebb-d89c-48fb-81ec-c736942412b3/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02d21b41-09aa-4eaa-bf3f-9ab8445f4d06/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD55TEXT1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.txt1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.txtExtracted texttext/plain49191https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8a7f4dad-16fb-43ae-8ea9-826c3c25eef1/download07db12c0ee857a09a967170ea40f63bdMD56THUMBNAIL1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.jpg1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d4c3875b-6fbb-450a-a34d-514acaca4f62/download4d6e51606d2f4f533f0fb706b2f5d22cMD5710899/312512023-02-07 01:02:17.452http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/31251https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-02-07T01:02:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)falseTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBzZXUgdHJhYmFsaG8gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc2V1IHRyYWJhbGhvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmFyIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRvLgoKQ0FTTyBPIFRSQUJBTEhPIE9SQSBERVBPU0lUQURPIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgVU5JVkVSU0lEQURFIFBSRVNCSVRFUklBTkEgTUFDS0VOWklFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRvIHNldSB0cmFiYWxobywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo= |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining |
title |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining |
spellingShingle |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining Alonso, Guilherme Iglesias e-commerce analise de sentimentos text mining avaliação de produtos |
title_short |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining |
title_full |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining |
title_fullStr |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining |
title_full_unstemmed |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining |
title_sort |
Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining |
author |
Alonso, Guilherme Iglesias |
author_facet |
Alonso, Guilherme Iglesias Letícia, Panegossi Toniolo |
author_role |
author |
author2 |
Letícia, Panegossi Toniolo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso, Guilherme Iglesias Letícia, Panegossi Toniolo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fábio, Silva Lopes |
contributor_str_mv |
Fábio, Silva Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-commerce analise de sentimentos text mining avaliação de produtos |
topic |
e-commerce analise de sentimentos text mining avaliação de produtos |
description |
A popularização do comércio eletrônico em meio a era digital, trouxe consigo comodidades aos consumidores, uma vez que possibilita que compras sejam feitas com maior agilidade e praticidade. Neste contexto, que parece inseguro aqueles que nunca realizaram uma compra online, compradores tendem da avaliar produtos recebidos, deixando publica suas impressões nas redes Porem, por não estar claro ao certo de que forma as avaliações impactam na venda de um produto, este trabalho visou realizar uma analise de sentimento de um e-Commerce a fim de entender a relação entre avaliação e performance de vendas, contribuindo para a melhoria de desempenho empresarial como também cientıfico, ao disponibilizar ferramentas que permitam analises neste e em outros contextos. Buscando entender as relações entre as variáveis citadas, a abordagem apresentou como resultado tendências de vendas baseadas nas polaridades das avaliações feitas em um período de tempo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-06T18:46:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-06T18:46:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Computação e Informática (FCI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d7e34ba-738c-4eaa-a0c2-6c9e083926ff/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5314ebb-d89c-48fb-81ec-c736942412b3/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02d21b41-09aa-4eaa-bf3f-9ab8445f4d06/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8a7f4dad-16fb-43ae-8ea9-826c3c25eef1/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d4c3875b-6fbb-450a-a34d-514acaca4f62/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5cb11ff9d9b927ac80915327087a2d83 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57 07db12c0ee857a09a967170ea40f63bd 4d6e51606d2f4f533f0fb706b2f5d22c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820015206465536 |