Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso, Guilherme Iglesias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Letícia, Panegossi Toniolo
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251
Resumo: A popularização do comércio eletrônico em meio a era digital, trouxe consigo comodidades aos consumidores, uma vez que possibilita que compras sejam feitas com maior agilidade e praticidade. Neste contexto, que parece inseguro aqueles que nunca realizaram uma compra online, compradores tendem da avaliar produtos recebidos, deixando publica suas impressões nas redes Porem, por não estar claro ao certo de que forma as avaliações impactam na venda de um produto, este trabalho visou realizar uma analise de sentimento de um e-Commerce a fim de entender a relação entre avaliação e performance de vendas, contribuindo para a melhoria de desempenho empresarial como também cientıfico, ao disponibilizar ferramentas que permitam analises neste e em outros contextos. Buscando entender as relações entre as variáveis citadas, a abordagem apresentou como resultado tendências de vendas baseadas nas polaridades das avaliações feitas em um período de tempo.
id UPM_a01026f0cce46d773034ab512a98af46
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/31251
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Alonso, Guilherme IglesiasLetícia, Panegossi TonioloFábio, Silva Lopes2023-02-06T18:46:04Z2023-02-06T18:46:04Z2022-12-09A popularização do comércio eletrônico em meio a era digital, trouxe consigo comodidades aos consumidores, uma vez que possibilita que compras sejam feitas com maior agilidade e praticidade. Neste contexto, que parece inseguro aqueles que nunca realizaram uma compra online, compradores tendem da avaliar produtos recebidos, deixando publica suas impressões nas redes Porem, por não estar claro ao certo de que forma as avaliações impactam na venda de um produto, este trabalho visou realizar uma analise de sentimento de um e-Commerce a fim de entender a relação entre avaliação e performance de vendas, contribuindo para a melhoria de desempenho empresarial como também cientıfico, ao disponibilizar ferramentas que permitam analises neste e em outros contextos. Buscando entender as relações entre as variáveis citadas, a abordagem apresentou como resultado tendências de vendas baseadas nas polaridades das avaliações feitas em um período de tempo.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Computação e Informática (FCI)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesse-commerceanalise de sentimentostext miningavaliação de produtosAnalise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINAL1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdfGuilherme Iglesias Alonso, Letícia Panegossi Tonioloapplication/pdf737652https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d7e34ba-738c-4eaa-a0c2-6c9e083926ff/download5cb11ff9d9b927ac80915327087a2d83MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5314ebb-d89c-48fb-81ec-c736942412b3/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02d21b41-09aa-4eaa-bf3f-9ab8445f4d06/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD55TEXT1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.txt1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.txtExtracted texttext/plain49191https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8a7f4dad-16fb-43ae-8ea9-826c3c25eef1/download07db12c0ee857a09a967170ea40f63bdMD56THUMBNAIL1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.jpg1117-Artigo Final-5214-1-4-20221209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d4c3875b-6fbb-450a-a34d-514acaca4f62/download4d6e51606d2f4f533f0fb706b2f5d22cMD5710899/312512023-02-07 01:02:17.452http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/31251https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-02-07T01:02:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
title Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
spellingShingle Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
Alonso, Guilherme Iglesias
e-commerce
analise de sentimentos
text mining
avaliação de produtos
title_short Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
title_full Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
title_fullStr Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
title_full_unstemmed Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
title_sort Analise de sentimento: um estudo de performance entre comentários e vendas de produtos em um e-commerce pautado em text mining
author Alonso, Guilherme Iglesias
author_facet Alonso, Guilherme Iglesias
Letícia, Panegossi Toniolo
author_role author
author2 Letícia, Panegossi Toniolo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso, Guilherme Iglesias
Letícia, Panegossi Toniolo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fábio, Silva Lopes
contributor_str_mv Fábio, Silva Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv e-commerce
analise de sentimentos
text mining
avaliação de produtos
topic e-commerce
analise de sentimentos
text mining
avaliação de produtos
description A popularização do comércio eletrônico em meio a era digital, trouxe consigo comodidades aos consumidores, uma vez que possibilita que compras sejam feitas com maior agilidade e praticidade. Neste contexto, que parece inseguro aqueles que nunca realizaram uma compra online, compradores tendem da avaliar produtos recebidos, deixando publica suas impressões nas redes Porem, por não estar claro ao certo de que forma as avaliações impactam na venda de um produto, este trabalho visou realizar uma analise de sentimento de um e-Commerce a fim de entender a relação entre avaliação e performance de vendas, contribuindo para a melhoria de desempenho empresarial como também cientıfico, ao disponibilizar ferramentas que permitam analises neste e em outros contextos. Buscando entender as relações entre as variáveis citadas, a abordagem apresentou como resultado tendências de vendas baseadas nas polaridades das avaliações feitas em um período de tempo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-06T18:46:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-06T18:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Computação e Informática (FCI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8d7e34ba-738c-4eaa-a0c2-6c9e083926ff/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c5314ebb-d89c-48fb-81ec-c736942412b3/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02d21b41-09aa-4eaa-bf3f-9ab8445f4d06/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8a7f4dad-16fb-43ae-8ea9-826c3c25eef1/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d4c3875b-6fbb-450a-a34d-514acaca4f62/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 5cb11ff9d9b927ac80915327087a2d83
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
07db12c0ee857a09a967170ea40f63bd
4d6e51606d2f4f533f0fb706b2f5d22c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820015206465536