Avaliação do equilíbrio estático de crianças e adolescentes com síndrome de down
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22609 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio estático de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, e verificar a influencia da visão no equilíbrio estático. Participaram do estudo 11 crianças e adolescentes com SD e 14 crianças e adolescentes neurologicamente normais, que compuseram o grupo controle. Durante as filmagens os participantes se mantiveram na posição ortostática com os braços posicionados ao lado do corpo com os pés paralelos sobre uma superfície plana, olhando para um alvo posicionado na parede frontal da sala na altura dos olhos. As crianças de ambos os grupos foram filmadas na vista anterior (plano frontal) e na vista de perfil direito (plano sagital) nas condições com visão e sem visão. Nas filmagens na condição de olhos fechados, foi utilizado um óculos de natação totalmente vedado, com a finalidade do participante não ter nenhuma informação visual. O instrumento utilizado foi a Biofotogrametria Computadorizada que serviu como referência angular para verificar as oscilações do corpo em equilíbrio estático. Os resultados deste estudo mostraram que as crianças e adolescentes com SD oscilam mais que o grupo controle e, quando a informação visual é manipulada às oscilações tanto ântero-posterior como latero-lateral mostraram fortes indícios (p<0,01) da existência de diferenças quando comparadas com as crianças do grupo controle. |
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http://lattes.cnpq.br/6553900966729412Meneghetti, Cristiane Helita ZorelAssis, Silvana Maria Blascovi dehttp://lattes.cnpq.br/11019740747195862016-03-15T19:40:31Z2020-03-19T15:20:14Z2008-08-202020-03-19T15:20:14Z2008-06-09O objetivo deste estudo foi avaliar o equilíbrio estático de crianças e adolescentes com Síndrome de Down, e verificar a influencia da visão no equilíbrio estático. Participaram do estudo 11 crianças e adolescentes com SD e 14 crianças e adolescentes neurologicamente normais, que compuseram o grupo controle. Durante as filmagens os participantes se mantiveram na posição ortostática com os braços posicionados ao lado do corpo com os pés paralelos sobre uma superfície plana, olhando para um alvo posicionado na parede frontal da sala na altura dos olhos. As crianças de ambos os grupos foram filmadas na vista anterior (plano frontal) e na vista de perfil direito (plano sagital) nas condições com visão e sem visão. Nas filmagens na condição de olhos fechados, foi utilizado um óculos de natação totalmente vedado, com a finalidade do participante não ter nenhuma informação visual. O instrumento utilizado foi a Biofotogrametria Computadorizada que serviu como referência angular para verificar as oscilações do corpo em equilíbrio estático. Os resultados deste estudo mostraram que as crianças e adolescentes com SD oscilam mais que o grupo controle e, quando a informação visual é manipulada às oscilações tanto ântero-posterior como latero-lateral mostraram fortes indícios (p<0,01) da existência de diferenças quando comparadas com as crianças do grupo controle.The aim of this study was to evaluate the static balance in children and adolescents with Down Syndrome, and verify visual influence in the static balance. The study sample consisted of 11 children and adolescents with Down Syndrome and 14 healthy children and adolescents, in the control group. During the vídeo takes all the subjects were instructed to stay in the orthostatic position with the arms along the body and feet parallel in a flat surface, looking at a target set at the eyes height on the wall in front os them. Children of both groups were filmed in anterior view (frontal view) and right side view (sagittal view) in these two conditions: with and without vision. During the video takes with the eyes closed, it was used a swimming goggle completely sealed,with the purpose of not allowing the subject to have any visual information. The instument used was the Computerized Biophotogrammetry which served as angular reference to verify the body oscillations in the static balance. The results of this study showed that children and adolescents with Down Syndrome oscillate more than the control group and when the visual information is manipulated both anteroposterior and side-to-side oscillations showed strong evidences (p<0,01) of the presence of differences between children with Down Syndrome and the children in the control group.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfMENEGHETTI, Cristiane Helita Zorel. Avaliação do equilíbrio estático de crianças e adolescentes com síndrome de down. 2008. 65 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São paulo, 2008.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22609porUniversidade Presbiteriana Mackenziesíndrome de downavaliaçãoequilíbrio estáticobiofotogrametriadown syndromeevaluationstatic balancecomputerized biophotogrammetryCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3962/Cristiane%20Helita%20Zorel%20Meneghetti.pdf.jpgAvaliação do equilíbrio estático de crianças e adolescentes com síndrome de downinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEDeloroso, Frederico Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/7940626824255655Rodrigues, Graciele Massolihttp://lattes.cnpq.br/2769145171001675BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALCristiane Helita Zorel Meneghetti.pdfCristiane Helita Zorel Meneghetti.pdfapplication/pdf644994https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d19cecb8-3858-43b1-a4cc-68bfbf8af9af/download512d2688545d854f91fc423a8b039bb7MD51TEXTCristiane Helita Zorel Meneghetti.pdf.txtCristiane Helita Zorel Meneghetti.pdf.txtExtracted texttext/plain102237https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aea5d056-4eda-4789-b4b6-bf2d194be0c5/download602aa59d35d6067229cd2862b2cb3638MD52THUMBNAILCristiane Helita Zorel Meneghetti.pdf.jpgCristiane Helita Zorel Meneghetti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3c6e1471-b45d-44ac-9f4a-833e1f16a913/download6d9cd2ac92fea5a6fb4ba8685cf471e9MD5310899/226092022-03-14 15:41:33.232oai:dspace.mackenzie.br:10899/22609https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:41:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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