Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Janete de Andrade
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142
Resumo: O ensino da leitura e da escrita tem ocupado o centro das discussões sobre as questões que afetam a educação nas últimas décadas. Em todos os níveis de ensino experimentam-se novas propostas com vistas à superação desses problemas. Considerando essa realidade, o trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, para verificar em que medida a intertextualidade pode constituir-se em recurso que favorece a produção de texto, nas classes da EJA. Para o estudo do tema recorre a Delors, Morin, Freire e Bakhtin e aos documentos oficiais DCNs e PCNs. Desenvolvida em forma de oficina de produção de texto, centrada em temas transversais, parte da leitura de materiais escritos e imagens de obras de arte para constituir intertextos. Os textos produzidos refletem uma conscientização sobre as questões ambientais, sociais e culturais presentes nas comunidades e melhor desempenho lingüístico. A análise dos textos indica a ocorrência da intertextualidade implícita e explícita, o que possibilita ao aluno a construção de textos significativos. Conclui pelo desenvolvimento do trabalho por projetos na escola, mediado pelas linguagens, numa abordagem interdisciplinar, intertextual e contextualizada.
id UPM_aa96439d7e1bbaa6c67bef943eb2a4b1
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25142
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/6024055344777721Sartori, Janete de AndradePinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/55101095998767242016-04-18T21:43:56Z2020-05-28T18:12:10Z2009-12-022020-05-28T18:12:10Z2009-06-02O ensino da leitura e da escrita tem ocupado o centro das discussões sobre as questões que afetam a educação nas últimas décadas. Em todos os níveis de ensino experimentam-se novas propostas com vistas à superação desses problemas. Considerando essa realidade, o trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, para verificar em que medida a intertextualidade pode constituir-se em recurso que favorece a produção de texto, nas classes da EJA. Para o estudo do tema recorre a Delors, Morin, Freire e Bakhtin e aos documentos oficiais DCNs e PCNs. Desenvolvida em forma de oficina de produção de texto, centrada em temas transversais, parte da leitura de materiais escritos e imagens de obras de arte para constituir intertextos. Os textos produzidos refletem uma conscientização sobre as questões ambientais, sociais e culturais presentes nas comunidades e melhor desempenho lingüístico. A análise dos textos indica a ocorrência da intertextualidade implícita e explícita, o que possibilita ao aluno a construção de textos significativos. Conclui pelo desenvolvimento do trabalho por projetos na escola, mediado pelas linguagens, numa abordagem interdisciplinar, intertextual e contextualizada.In the last decades,the teaching of reading and writing has been the center of debate concerning questions of education. At all levels of education, new proposals were presented in trying to overcome these problems. Considering this reality, the work presents a qualitative research, of a case-study type, so as to verify to what extent inter-textuality can be a solution to help text production in EJA classes. To study the subject, the work turns to Delors, Morin, Freire and Bakhtin and to official documents - DCNs and PCNs. Developed in the form of text production workshop, centered on transversal themes, it starts off in reading of written material and images of works of art, to construct intertexts. The produced texts reflect an awareness about ecological, social and cultural questions existing in communities and also of a better linguistic performance. The analysis of the texts indicates incidence of implicit and explicit inter-textuality, that enables the student to build meaningful texts. It concludes for the development of work projects in the school, mediated by language in an inter-disciplinary approach, Inter-textual and contextual.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação de jovenseducação de adultosprojetosprodução de textointertextualidadeeducation of youngeducation of adultsprojectstext productionintertextualityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESIntertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRLetrasUPMLetrasORIGINALJanete de Andrade Sartori....pdfJanete de Andrade Sartori....pdfJanete Sartoriapplication/pdf5910935https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b15ac6c7-b31f-4f9b-bf07-a93b7ec163ee/downloadf88a6f3fffa353347e2e6d62376e96c1MD51TEXTJanete de Andrade Sartori....pdf.txtJanete de Andrade Sartori....pdf.txtExtracted texttext/plain320799https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/edec7015-a607-4513-bc74-70b5ac87f2ec/download8e7bee856ab81be64d3103d0f51317a3MD54THUMBNAILJanete de Andrade Sartori....pdf.jpgJanete de Andrade Sartori....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1b1a5c0e-c647-4372-a11e-bf43e0d318cd/download2220a9baeaf9d7ddac22f735263fa339MD5510899/251422022-03-14 17:47:13.784oai:dspace.mackenzie.br:10899/25142https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
title Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
spellingShingle Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
Sartori, Janete de Andrade
educação de jovens
educação de adultos
projetos
produção de texto
intertextualidade
education of young
education of adults
projects
text production
intertextuality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
title_full Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
title_fullStr Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
title_sort Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
author Sartori, Janete de Andrade
author_facet Sartori, Janete de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6024055344777721
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Janete de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Elisa Guimarães
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5510109599876724
contributor_str_mv Pinto, Elisa Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens
educação de adultos
projetos
produção de texto
intertextualidade
topic educação de jovens
educação de adultos
projetos
produção de texto
intertextualidade
education of young
education of adults
projects
text production
intertextuality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv education of young
education of adults
projects
text production
intertextuality
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O ensino da leitura e da escrita tem ocupado o centro das discussões sobre as questões que afetam a educação nas últimas décadas. Em todos os níveis de ensino experimentam-se novas propostas com vistas à superação desses problemas. Considerando essa realidade, o trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, para verificar em que medida a intertextualidade pode constituir-se em recurso que favorece a produção de texto, nas classes da EJA. Para o estudo do tema recorre a Delors, Morin, Freire e Bakhtin e aos documentos oficiais DCNs e PCNs. Desenvolvida em forma de oficina de produção de texto, centrada em temas transversais, parte da leitura de materiais escritos e imagens de obras de arte para constituir intertextos. Os textos produzidos refletem uma conscientização sobre as questões ambientais, sociais e culturais presentes nas comunidades e melhor desempenho lingüístico. A análise dos textos indica a ocorrência da intertextualidade implícita e explícita, o que possibilita ao aluno a construção de textos significativos. Conclui pelo desenvolvimento do trabalho por projetos na escola, mediado pelas linguagens, numa abordagem interdisciplinar, intertextual e contextualizada.
publishDate 2009
dc.date.available.fl_str_mv 2009-12-02
2020-05-28T18:12:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-18T21:43:56Z
2020-05-28T18:12:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b15ac6c7-b31f-4f9b-bf07-a93b7ec163ee/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/edec7015-a607-4513-bc74-70b5ac87f2ec/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1b1a5c0e-c647-4372-a11e-bf43e0d318cd/download
bitstream.checksum.fl_str_mv f88a6f3fffa353347e2e6d62376e96c1
8e7bee856ab81be64d3103d0f51317a3
2220a9baeaf9d7ddac22f735263fa339
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820027445444608