Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142 |
Resumo: | O ensino da leitura e da escrita tem ocupado o centro das discussões sobre as questões que afetam a educação nas últimas décadas. Em todos os níveis de ensino experimentam-se novas propostas com vistas à superação desses problemas. Considerando essa realidade, o trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, para verificar em que medida a intertextualidade pode constituir-se em recurso que favorece a produção de texto, nas classes da EJA. Para o estudo do tema recorre a Delors, Morin, Freire e Bakhtin e aos documentos oficiais DCNs e PCNs. Desenvolvida em forma de oficina de produção de texto, centrada em temas transversais, parte da leitura de materiais escritos e imagens de obras de arte para constituir intertextos. Os textos produzidos refletem uma conscientização sobre as questões ambientais, sociais e culturais presentes nas comunidades e melhor desempenho lingüístico. A análise dos textos indica a ocorrência da intertextualidade implícita e explícita, o que possibilita ao aluno a construção de textos significativos. Conclui pelo desenvolvimento do trabalho por projetos na escola, mediado pelas linguagens, numa abordagem interdisciplinar, intertextual e contextualizada. |
id |
UPM_aa96439d7e1bbaa6c67bef943eb2a4b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25142 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/6024055344777721Sartori, Janete de AndradePinto, Elisa Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/55101095998767242016-04-18T21:43:56Z2020-05-28T18:12:10Z2009-12-022020-05-28T18:12:10Z2009-06-02O ensino da leitura e da escrita tem ocupado o centro das discussões sobre as questões que afetam a educação nas últimas décadas. Em todos os níveis de ensino experimentam-se novas propostas com vistas à superação desses problemas. Considerando essa realidade, o trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, para verificar em que medida a intertextualidade pode constituir-se em recurso que favorece a produção de texto, nas classes da EJA. Para o estudo do tema recorre a Delors, Morin, Freire e Bakhtin e aos documentos oficiais DCNs e PCNs. Desenvolvida em forma de oficina de produção de texto, centrada em temas transversais, parte da leitura de materiais escritos e imagens de obras de arte para constituir intertextos. Os textos produzidos refletem uma conscientização sobre as questões ambientais, sociais e culturais presentes nas comunidades e melhor desempenho lingüístico. A análise dos textos indica a ocorrência da intertextualidade implícita e explícita, o que possibilita ao aluno a construção de textos significativos. Conclui pelo desenvolvimento do trabalho por projetos na escola, mediado pelas linguagens, numa abordagem interdisciplinar, intertextual e contextualizada.In the last decades,the teaching of reading and writing has been the center of debate concerning questions of education. At all levels of education, new proposals were presented in trying to overcome these problems. Considering this reality, the work presents a qualitative research, of a case-study type, so as to verify to what extent inter-textuality can be a solution to help text production in EJA classes. To study the subject, the work turns to Delors, Morin, Freire and Bakhtin and to official documents - DCNs and PCNs. Developed in the form of text production workshop, centered on transversal themes, it starts off in reading of written material and images of works of art, to construct intertexts. The produced texts reflect an awareness about ecological, social and cultural questions existing in communities and also of a better linguistic performance. The analysis of the texts indicates incidence of implicit and explicit inter-textuality, that enables the student to build meaningful texts. It concludes for the development of work projects in the school, mediated by language in an inter-disciplinary approach, Inter-textual and contextual.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142porUniversidade Presbiteriana Mackenzieeducação de jovenseducação de adultosprojetosprodução de textointertextualidadeeducation of youngeducation of adultsprojectstext productionintertextualityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESIntertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRLetrasUPMLetrasORIGINALJanete de Andrade Sartori....pdfJanete de Andrade Sartori....pdfJanete Sartoriapplication/pdf5910935https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b15ac6c7-b31f-4f9b-bf07-a93b7ec163ee/downloadf88a6f3fffa353347e2e6d62376e96c1MD51TEXTJanete de Andrade Sartori....pdf.txtJanete de Andrade Sartori....pdf.txtExtracted texttext/plain320799https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/edec7015-a607-4513-bc74-70b5ac87f2ec/download8e7bee856ab81be64d3103d0f51317a3MD54THUMBNAILJanete de Andrade Sartori....pdf.jpgJanete de Andrade Sartori....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1225https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1b1a5c0e-c647-4372-a11e-bf43e0d318cd/download2220a9baeaf9d7ddac22f735263fa339MD5510899/251422022-03-14 17:47:13.784oai:dspace.mackenzie.br:10899/25142https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:47:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos |
title |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos Sartori, Janete de Andrade educação de jovens educação de adultos projetos produção de texto intertextualidade education of young education of adults projects text production intertextuality CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos |
title_full |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos |
title_sort |
Intertextualidade nas letras e nas artes: um recurso à educação de jovens e adultos |
author |
Sartori, Janete de Andrade |
author_facet |
Sartori, Janete de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6024055344777721 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sartori, Janete de Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Elisa Guimarães |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5510109599876724 |
contributor_str_mv |
Pinto, Elisa Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens educação de adultos projetos produção de texto intertextualidade |
topic |
educação de jovens educação de adultos projetos produção de texto intertextualidade education of young education of adults projects text production intertextuality CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
education of young education of adults projects text production intertextuality |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O ensino da leitura e da escrita tem ocupado o centro das discussões sobre as questões que afetam a educação nas últimas décadas. Em todos os níveis de ensino experimentam-se novas propostas com vistas à superação desses problemas. Considerando essa realidade, o trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, para verificar em que medida a intertextualidade pode constituir-se em recurso que favorece a produção de texto, nas classes da EJA. Para o estudo do tema recorre a Delors, Morin, Freire e Bakhtin e aos documentos oficiais DCNs e PCNs. Desenvolvida em forma de oficina de produção de texto, centrada em temas transversais, parte da leitura de materiais escritos e imagens de obras de arte para constituir intertextos. Os textos produzidos refletem uma conscientização sobre as questões ambientais, sociais e culturais presentes nas comunidades e melhor desempenho lingüístico. A análise dos textos indica a ocorrência da intertextualidade implícita e explícita, o que possibilita ao aluno a construção de textos significativos. Conclui pelo desenvolvimento do trabalho por projetos na escola, mediado pelas linguagens, numa abordagem interdisciplinar, intertextual e contextualizada. |
publishDate |
2009 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-12-02 2020-05-28T18:12:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-18T21:43:56Z 2020-05-28T18:12:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b15ac6c7-b31f-4f9b-bf07-a93b7ec163ee/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/edec7015-a607-4513-bc74-70b5ac87f2ec/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1b1a5c0e-c647-4372-a11e-bf43e0d318cd/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f88a6f3fffa353347e2e6d62376e96c1 8e7bee856ab81be64d3103d0f51317a3 2220a9baeaf9d7ddac22f735263fa339 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820027445444608 |