A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22576 |
Resumo: | Esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos atualmente presentes no sistema de avaliação da aprendizagem, referindo-se basicamente aos alunos com necessidades educacionais especiais e à maneira como estes vêm sendo avaliados na escola regular. Para compreendermos a condição presente, recorremos à história da educação especial e do sistema de avaliação enfatizando a legislação que normatiza o ensino e a prática de avaliação da aprendizagem, tal como ela é executada pelos professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi feita por meio de questionários respondidos por professores de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os resultados sinalizam aspectos contraditórios, particularmente no que se refere à identificação de necessidades educacionais dos alunos, bem como no que tange ao conhecimento de especificidades possíveis no processo de avaliação destes. Evidencia-se assim a importância do processo de repensar a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe comum, considerando-se a real importância de adaptar a avaliação, que possa eventualmente surgir, bem como, a adequação desta. |
id |
UPM_aad5b6c16698e8bec60e8287d47fb58a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/22576 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1534818842120676Araújo, Suzana SoósBecker, Elisabethhttp://lattes.cnpq.br/22722756126525752016-03-15T19:40:22Z2020-03-19T15:20:09Z2007-08-142020-03-19T15:20:09Z2006-04-04Esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos atualmente presentes no sistema de avaliação da aprendizagem, referindo-se basicamente aos alunos com necessidades educacionais especiais e à maneira como estes vêm sendo avaliados na escola regular. Para compreendermos a condição presente, recorremos à história da educação especial e do sistema de avaliação enfatizando a legislação que normatiza o ensino e a prática de avaliação da aprendizagem, tal como ela é executada pelos professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi feita por meio de questionários respondidos por professores de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os resultados sinalizam aspectos contraditórios, particularmente no que se refere à identificação de necessidades educacionais dos alunos, bem como no que tange ao conhecimento de especificidades possíveis no processo de avaliação destes. Evidencia-se assim a importância do processo de repensar a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe comum, considerando-se a real importância de adaptar a avaliação, que possa eventualmente surgir, bem como, a adequação desta.This research pretend contributing as a reflection over some dilemmas currently present in the learning evaluation system, regarding basically to the students with special necessities and how they has been evaluated at the regular school. To understand the current situation, we go back to the history of special education and the related evaluation system, emphasizing the legislation which drives the teaching and the evaluation method of learning, as used by the teachers of the São Paulo State Public Schools. The research, as a qualitative kind and explorer nature, has been made using questionnaires filled by teachers of the 5th grade of the Fundamental Course of a public school. The results put in relief contradictory aspects, particularly in the way they are connected to the identification of educational necessities of the pupils, as well as related to the knowledge of these who are specific in the process of their evaluation. To sum up, this is the requirements of the learning process with students dealing with special education necessities in regular classroom, as though the adaptation during the evaluation according to its importance.application/pdfARAÚJO, Suzana Soós. A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22576porUniversidade Presbiteriana Mackenzieavaliação escolarnecessidades educacionais especiaiseducação especialschool evaluationspecial education necessitiesspecial educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3929/Suzana%20Soos%20Araujo.pdf.jpgA avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comuminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEBRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALSuzana Soos Araujo.pdfSuzana Soos Araujo.pdfapplication/pdf499562https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e25a34a6-a6dd-4c00-b804-d0ab32faf8d6/download9955e056296826f5a87091bed16d93cbMD5-110899/225762022-03-14 10:02:40.424oai:dspace.mackenzie.br:10899/22576https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T10:02:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum |
title |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum |
spellingShingle |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum Araújo, Suzana Soós avaliação escolar necessidades educacionais especiais educação especial school evaluation special education necessities special education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum |
title_full |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum |
title_fullStr |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum |
title_full_unstemmed |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum |
title_sort |
A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum |
author |
Araújo, Suzana Soós |
author_facet |
Araújo, Suzana Soós |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1534818842120676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Suzana Soós |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Elisabeth |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2272275612652575 |
contributor_str_mv |
Becker, Elisabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação escolar necessidades educacionais especiais educação especial |
topic |
avaliação escolar necessidades educacionais especiais educação especial school evaluation special education necessities special education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
school evaluation special education necessities special education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Esta pesquisa pretende contribuir para a reflexão sobre alguns dilemas epistemológicos e éticos atualmente presentes no sistema de avaliação da aprendizagem, referindo-se basicamente aos alunos com necessidades educacionais especiais e à maneira como estes vêm sendo avaliados na escola regular. Para compreendermos a condição presente, recorremos à história da educação especial e do sistema de avaliação enfatizando a legislação que normatiza o ensino e a prática de avaliação da aprendizagem, tal como ela é executada pelos professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi feita por meio de questionários respondidos por professores de 5ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual. Os resultados sinalizam aspectos contraditórios, particularmente no que se refere à identificação de necessidades educacionais dos alunos, bem como no que tange ao conhecimento de especificidades possíveis no processo de avaliação destes. Evidencia-se assim a importância do processo de repensar a avaliação da aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais matriculados em classe comum, considerando-se a real importância de adaptar a avaliação, que possa eventualmente surgir, bem como, a adequação desta. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-04 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-14 2020-03-19T15:20:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:40:22Z 2020-03-19T15:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Suzana Soós. A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22576 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Suzana Soós. A avaliação da aprendizagem no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais na classe comum. 2006. 86 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e25a34a6-a6dd-4c00-b804-d0ab32faf8d6/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9955e056296826f5a87091bed16d93cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820001038106624 |