O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228 |
Resumo: | Este trabalho abordará a definição do conceito agostiniano de liberdade da vontade, investigando as contribuições para o aprimoramento do pensamento teológico e filosófico cristão. Creio que este trabalho se justifica por quatro motivos principais. Em primeiro lugar, por ser um tema teológico contemporâneo, uma vez que há clara divergência de entendimento sobre o livre arbítrio entre as denominações que seguem as linhas de pensamento calvinista e arminiana. Em segundo lugar, por possuir caráter apologético, visto que o pensamento moderno, predominantemente, defende os conceitos de autonomia da razão e liberdade absoluta da vontade, os quais contrariam o entendimento bíblico de Agostinho sobre a condição humana pós-adâmica. Em terceiro lugar, pelo aspecto doutrinário, pois a questão da liberdade da vontade está no centro das discussões doutrinárias do cristianismo. O conceito de liberdade da vontade tem repercussão sobre a antropologia bíblica (extensão da natureza pecaminosa), harmatologia (amplitude dos efeitos do pecado), soterologia (irrestibilidade da graça, efeitos da redenção e santificação), teontologia (atributo da soberania de Deus). Em terceiro lugar, por apresentar caráter doxológico, tendo em vista que o conceito de liberdade da vontade interfere diretamento na forma como glorificamos o nome do Senhor. Quanto mais autonomia de vontade for concedida ao homem, a doutrina se revestirá de menos caráter doxólogico, caracterizando-se como teocêntrica ou antropocêntrica. A tese é que, no entendimento de Agostinho, liberdade da vontade é a faculdade interna que inclina a pessoa a escolher entre o bem e o mal, sendo insuficiente para se aproximar dos bens superiores sem o auxílio divino. Neste contexto, a salvação do homem e a vida de retidão só podem ser alcançadas mediante a graça concedida por Deus. |
id |
UPM_ae0b3687aedb01ef9826fca27376c5c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/39228 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Gomes, Fabricio AléCardoso, Dario de AraújoCardoso, Dario de Araújo2024-08-30T18:44:43Z2024-08-30T18:44:43Z2023-12-05Este trabalho abordará a definição do conceito agostiniano de liberdade da vontade, investigando as contribuições para o aprimoramento do pensamento teológico e filosófico cristão. Creio que este trabalho se justifica por quatro motivos principais. Em primeiro lugar, por ser um tema teológico contemporâneo, uma vez que há clara divergência de entendimento sobre o livre arbítrio entre as denominações que seguem as linhas de pensamento calvinista e arminiana. Em segundo lugar, por possuir caráter apologético, visto que o pensamento moderno, predominantemente, defende os conceitos de autonomia da razão e liberdade absoluta da vontade, os quais contrariam o entendimento bíblico de Agostinho sobre a condição humana pós-adâmica. Em terceiro lugar, pelo aspecto doutrinário, pois a questão da liberdade da vontade está no centro das discussões doutrinárias do cristianismo. O conceito de liberdade da vontade tem repercussão sobre a antropologia bíblica (extensão da natureza pecaminosa), harmatologia (amplitude dos efeitos do pecado), soterologia (irrestibilidade da graça, efeitos da redenção e santificação), teontologia (atributo da soberania de Deus). Em terceiro lugar, por apresentar caráter doxológico, tendo em vista que o conceito de liberdade da vontade interfere diretamento na forma como glorificamos o nome do Senhor. Quanto mais autonomia de vontade for concedida ao homem, a doutrina se revestirá de menos caráter doxólogico, caracterizando-se como teocêntrica ou antropocêntrica. A tese é que, no entendimento de Agostinho, liberdade da vontade é a faculdade interna que inclina a pessoa a escolher entre o bem e o mal, sendo insuficiente para se aproximar dos bens superiores sem o auxílio divino. Neste contexto, a salvação do homem e a vida de retidão só podem ser alcançadas mediante a graça concedida por Deus.This work will address the definition of the Augustinian concept of freedom of the will, investigating its contributions to the enhancement of Christian theological and philosophical thought. I believe this work is justified for four main reasons. Firstly, it is a contemporary theological theme, as there is a clear divergence of understanding on free will among denominations that follow Calvinistic and Arminian lines of thought. Secondly, it has an apologetic character, as modern thought predominantly defends the concepts of the autonomy of reason and absolute freedom of the will, which contradict Augustine's biblical understanding of the post-Adam human condition. Thirdly, it has a doctrinal aspect because the question of free will is at the center of doctrinal discussions in Christianity. The concept of free will has repercussions on biblical anthropology (the extent of sinful nature), hamartiology (the breadth of the effects of sin), soteriology (the irresistibility of grace, effects of redemption and sanctification), and theontology (the attribute of God's sovereignty). Fourthly, it has a doxological character, considering that the concept of free will directly influences how we glorify the name of the Lord. The more autonomy of will is granted to humanity, the less doxological character the doctrine will have, characterizing it as either theocentric or anthropocentric. The thesis is that, in Augustine's understanding, free will is the internal faculty that inclines a person to choose between good and evil, being insufficient to approach higher goods without divine assistance. In this context, human salvation and a life of righteousness can only be achieved through the grace granted by God.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228Agostinholivre-arbítrioliberdade da vontadeAugustinefree willfreedom of willO conceito de liberdade da vontade na obra agostinianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCentro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)ORIGINALFabricio Alé Gomes.pdfFabricio Alé Gomes.pdfapplication/pdf713848https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/506b6be5-da7b-49f8-92dc-a6fad338206d/download29bb160e3fbab0f180ebf81919cf0a52MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65584eca-ab37-4e36-bf82-ec68a98830ad/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTFabricio Alé Gomes.pdf.txtFabricio Alé Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain150444https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cdddd5f-40c1-4faa-9637-36bf4bfe2a2d/download0d2be0c133fde5d2d3d9353c166778aaMD53THUMBNAILFabricio Alé Gomes.pdf.jpgFabricio Alé Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2360https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b0e8e57-b273-48f6-8fd8-e8c31b845cc1/download415209e1f088bcebc00f6ff510235871MD5410899/392282024-08-31 03:03:54.678oai:dspace.mackenzie.br:10899/39228https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-08-31T03:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana |
title |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana |
spellingShingle |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana Gomes, Fabricio Alé Agostinho livre-arbítrio liberdade da vontade Augustine free will freedom of will |
title_short |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana |
title_full |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana |
title_fullStr |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana |
title_full_unstemmed |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana |
title_sort |
O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana |
author |
Gomes, Fabricio Alé |
author_facet |
Gomes, Fabricio Alé |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Fabricio Alé |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Dario de Araújo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cardoso, Dario de Araújo |
contributor_str_mv |
Cardoso, Dario de Araújo Cardoso, Dario de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agostinho livre-arbítrio liberdade da vontade Augustine free will freedom of will |
topic |
Agostinho livre-arbítrio liberdade da vontade Augustine free will freedom of will |
description |
Este trabalho abordará a definição do conceito agostiniano de liberdade da vontade, investigando as contribuições para o aprimoramento do pensamento teológico e filosófico cristão. Creio que este trabalho se justifica por quatro motivos principais. Em primeiro lugar, por ser um tema teológico contemporâneo, uma vez que há clara divergência de entendimento sobre o livre arbítrio entre as denominações que seguem as linhas de pensamento calvinista e arminiana. Em segundo lugar, por possuir caráter apologético, visto que o pensamento moderno, predominantemente, defende os conceitos de autonomia da razão e liberdade absoluta da vontade, os quais contrariam o entendimento bíblico de Agostinho sobre a condição humana pós-adâmica. Em terceiro lugar, pelo aspecto doutrinário, pois a questão da liberdade da vontade está no centro das discussões doutrinárias do cristianismo. O conceito de liberdade da vontade tem repercussão sobre a antropologia bíblica (extensão da natureza pecaminosa), harmatologia (amplitude dos efeitos do pecado), soterologia (irrestibilidade da graça, efeitos da redenção e santificação), teontologia (atributo da soberania de Deus). Em terceiro lugar, por apresentar caráter doxológico, tendo em vista que o conceito de liberdade da vontade interfere diretamento na forma como glorificamos o nome do Senhor. Quanto mais autonomia de vontade for concedida ao homem, a doutrina se revestirá de menos caráter doxólogico, caracterizando-se como teocêntrica ou antropocêntrica. A tese é que, no entendimento de Agostinho, liberdade da vontade é a faculdade interna que inclina a pessoa a escolher entre o bem e o mal, sendo insuficiente para se aproximar dos bens superiores sem o auxílio divino. Neste contexto, a salvação do homem e a vida de retidão só podem ser alcançadas mediante a graça concedida por Deus. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-08-30T18:44:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-08-30T18:44:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228 |
url |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/506b6be5-da7b-49f8-92dc-a6fad338206d/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65584eca-ab37-4e36-bf82-ec68a98830ad/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cdddd5f-40c1-4faa-9637-36bf4bfe2a2d/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b0e8e57-b273-48f6-8fd8-e8c31b845cc1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29bb160e3fbab0f180ebf81919cf0a52 f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16 0d2be0c133fde5d2d3d9353c166778aa 415209e1f088bcebc00f6ff510235871 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820046932180992 |