O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Fabricio Alé
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228
Resumo: Este trabalho abordará a definição do conceito agostiniano de liberdade da vontade, investigando as contribuições para o aprimoramento do pensamento teológico e filosófico cristão. Creio que este trabalho se justifica por quatro motivos principais. Em primeiro lugar, por ser um tema teológico contemporâneo, uma vez que há clara divergência de entendimento sobre o livre arbítrio entre as denominações que seguem as linhas de pensamento calvinista e arminiana. Em segundo lugar, por possuir caráter apologético, visto que o pensamento moderno, predominantemente, defende os conceitos de autonomia da razão e liberdade absoluta da vontade, os quais contrariam o entendimento bíblico de Agostinho sobre a condição humana pós-adâmica. Em terceiro lugar, pelo aspecto doutrinário, pois a questão da liberdade da vontade está no centro das discussões doutrinárias do cristianismo. O conceito de liberdade da vontade tem repercussão sobre a antropologia bíblica (extensão da natureza pecaminosa), harmatologia (amplitude dos efeitos do pecado), soterologia (irrestibilidade da graça, efeitos da redenção e santificação), teontologia (atributo da soberania de Deus). Em terceiro lugar, por apresentar caráter doxológico, tendo em vista que o conceito de liberdade da vontade interfere diretamento na forma como glorificamos o nome do Senhor. Quanto mais autonomia de vontade for concedida ao homem, a doutrina se revestirá de menos caráter doxólogico, caracterizando-se como teocêntrica ou antropocêntrica. A tese é que, no entendimento de Agostinho, liberdade da vontade é a faculdade interna que inclina a pessoa a escolher entre o bem e o mal, sendo insuficiente para se aproximar dos bens superiores sem o auxílio divino. Neste contexto, a salvação do homem e a vida de retidão só podem ser alcançadas mediante a graça concedida por Deus.
id UPM_ae0b3687aedb01ef9826fca27376c5c6
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/39228
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Gomes, Fabricio AléCardoso, Dario de AraújoCardoso, Dario de Araújo2024-08-30T18:44:43Z2024-08-30T18:44:43Z2023-12-05Este trabalho abordará a definição do conceito agostiniano de liberdade da vontade, investigando as contribuições para o aprimoramento do pensamento teológico e filosófico cristão. Creio que este trabalho se justifica por quatro motivos principais. Em primeiro lugar, por ser um tema teológico contemporâneo, uma vez que há clara divergência de entendimento sobre o livre arbítrio entre as denominações que seguem as linhas de pensamento calvinista e arminiana. Em segundo lugar, por possuir caráter apologético, visto que o pensamento moderno, predominantemente, defende os conceitos de autonomia da razão e liberdade absoluta da vontade, os quais contrariam o entendimento bíblico de Agostinho sobre a condição humana pós-adâmica. Em terceiro lugar, pelo aspecto doutrinário, pois a questão da liberdade da vontade está no centro das discussões doutrinárias do cristianismo. O conceito de liberdade da vontade tem repercussão sobre a antropologia bíblica (extensão da natureza pecaminosa), harmatologia (amplitude dos efeitos do pecado), soterologia (irrestibilidade da graça, efeitos da redenção e santificação), teontologia (atributo da soberania de Deus). Em terceiro lugar, por apresentar caráter doxológico, tendo em vista que o conceito de liberdade da vontade interfere diretamento na forma como glorificamos o nome do Senhor. Quanto mais autonomia de vontade for concedida ao homem, a doutrina se revestirá de menos caráter doxólogico, caracterizando-se como teocêntrica ou antropocêntrica. A tese é que, no entendimento de Agostinho, liberdade da vontade é a faculdade interna que inclina a pessoa a escolher entre o bem e o mal, sendo insuficiente para se aproximar dos bens superiores sem o auxílio divino. Neste contexto, a salvação do homem e a vida de retidão só podem ser alcançadas mediante a graça concedida por Deus.This work will address the definition of the Augustinian concept of freedom of the will, investigating its contributions to the enhancement of Christian theological and philosophical thought. I believe this work is justified for four main reasons. Firstly, it is a contemporary theological theme, as there is a clear divergence of understanding on free will among denominations that follow Calvinistic and Arminian lines of thought. Secondly, it has an apologetic character, as modern thought predominantly defends the concepts of the autonomy of reason and absolute freedom of the will, which contradict Augustine's biblical understanding of the post-Adam human condition. Thirdly, it has a doctrinal aspect because the question of free will is at the center of doctrinal discussions in Christianity. The concept of free will has repercussions on biblical anthropology (the extent of sinful nature), hamartiology (the breadth of the effects of sin), soteriology (the irresistibility of grace, effects of redemption and sanctification), and theontology (the attribute of God's sovereignty). Fourthly, it has a doxological character, considering that the concept of free will directly influences how we glorify the name of the Lord. The more autonomy of will is granted to humanity, the less doxological character the doctrine will have, characterizing it as either theocentric or anthropocentric. The thesis is that, in Augustine's understanding, free will is the internal faculty that inclines a person to choose between good and evil, being insufficient to approach higher goods without divine assistance. In this context, human salvation and a life of righteousness can only be achieved through the grace granted by God.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228Agostinholivre-arbítrioliberdade da vontadeAugustinefree willfreedom of willO conceito de liberdade da vontade na obra agostinianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCentro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ)ORIGINALFabricio Alé Gomes.pdfFabricio Alé Gomes.pdfapplication/pdf713848https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/506b6be5-da7b-49f8-92dc-a6fad338206d/download29bb160e3fbab0f180ebf81919cf0a52MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65584eca-ab37-4e36-bf82-ec68a98830ad/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD52TEXTFabricio Alé Gomes.pdf.txtFabricio Alé Gomes.pdf.txtExtracted texttext/plain150444https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cdddd5f-40c1-4faa-9637-36bf4bfe2a2d/download0d2be0c133fde5d2d3d9353c166778aaMD53THUMBNAILFabricio Alé Gomes.pdf.jpgFabricio Alé Gomes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2360https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b0e8e57-b273-48f6-8fd8-e8c31b845cc1/download415209e1f088bcebc00f6ff510235871MD5410899/392282024-08-31 03:03:54.678oai:dspace.mackenzie.br:10899/39228https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772024-08-31T03:03:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
title O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
spellingShingle O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
Gomes, Fabricio Alé
Agostinho
livre-arbítrio
liberdade da vontade
Augustine
free will
freedom of will
title_short O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
title_full O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
title_fullStr O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
title_full_unstemmed O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
title_sort O conceito de liberdade da vontade na obra agostiniana
author Gomes, Fabricio Alé
author_facet Gomes, Fabricio Alé
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Fabricio Alé
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Dario de Araújo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Dario de Araújo
contributor_str_mv Cardoso, Dario de Araújo
Cardoso, Dario de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Agostinho
livre-arbítrio
liberdade da vontade
Augustine
free will
freedom of will
topic Agostinho
livre-arbítrio
liberdade da vontade
Augustine
free will
freedom of will
description Este trabalho abordará a definição do conceito agostiniano de liberdade da vontade, investigando as contribuições para o aprimoramento do pensamento teológico e filosófico cristão. Creio que este trabalho se justifica por quatro motivos principais. Em primeiro lugar, por ser um tema teológico contemporâneo, uma vez que há clara divergência de entendimento sobre o livre arbítrio entre as denominações que seguem as linhas de pensamento calvinista e arminiana. Em segundo lugar, por possuir caráter apologético, visto que o pensamento moderno, predominantemente, defende os conceitos de autonomia da razão e liberdade absoluta da vontade, os quais contrariam o entendimento bíblico de Agostinho sobre a condição humana pós-adâmica. Em terceiro lugar, pelo aspecto doutrinário, pois a questão da liberdade da vontade está no centro das discussões doutrinárias do cristianismo. O conceito de liberdade da vontade tem repercussão sobre a antropologia bíblica (extensão da natureza pecaminosa), harmatologia (amplitude dos efeitos do pecado), soterologia (irrestibilidade da graça, efeitos da redenção e santificação), teontologia (atributo da soberania de Deus). Em terceiro lugar, por apresentar caráter doxológico, tendo em vista que o conceito de liberdade da vontade interfere diretamento na forma como glorificamos o nome do Senhor. Quanto mais autonomia de vontade for concedida ao homem, a doutrina se revestirá de menos caráter doxólogico, caracterizando-se como teocêntrica ou antropocêntrica. A tese é que, no entendimento de Agostinho, liberdade da vontade é a faculdade interna que inclina a pessoa a escolher entre o bem e o mal, sendo insuficiente para se aproximar dos bens superiores sem o auxílio divino. Neste contexto, a salvação do homem e a vida de retidão só podem ser alcançadas mediante a graça concedida por Deus.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-08-30T18:44:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-08-30T18:44:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/506b6be5-da7b-49f8-92dc-a6fad338206d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65584eca-ab37-4e36-bf82-ec68a98830ad/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1cdddd5f-40c1-4faa-9637-36bf4bfe2a2d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/5b0e8e57-b273-48f6-8fd8-e8c31b845cc1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 29bb160e3fbab0f180ebf81919cf0a52
f0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16
0d2be0c133fde5d2d3d9353c166778aa
415209e1f088bcebc00f6ff510235871
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820046932180992