Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23238 |
Resumo: | Os desafios que se impõem ao planeta neste início de século XXI, requerem das organizações um novo olhar sobre seu funcionamento e as conseqüências de suas atividades, como vêm apontando autores de diferentes áreas das ciências humanas e sociais. As organizações agem em seu cotidiano por meio de seus stakeholders, que se relacionam em interações mediadas por linguagem, de forma estratégica ou comunicativa, visando à obtenção de recursos necessários à sua participação em ambientes competitivos. Um dos aspectos que subjazem às ações de entidades sociais são valores. Definimos valores relativos à competição organizacional (VRCO) como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, que consistem em princípios-meta, que orientam as ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos em ambiente competitivo. Este estudo visou compreender como os VRCO se reproduzem nas interações entre stakeholders de organizações que atuam em economia de mercado. A pesquisa foi realizada sob a ótica da psicologia social sociológica, mediante a abordagem do interacionismo simbólico, em uma das maiores empresas coligadas ao projeto da Economia de Comunhão na liberdade (EdC), no Brasil. Configurando um estudo de caso, de natureza exploratório-descritivo-explicativa, os dados foram coletados mediante entrevistas, observação participante, conversas espontâneas e documentos, e a análise e interpretação dos resultados, inspiradas na pragmática e na hermenêutica. Vis-à-vis o recorte teórico, os resultados sugerem os valores relativos à competição organizacional como sendo fruto da busca de equilíbrio dinâmico entre as visões de mundo do fundador − do mundo como deveria ser e do mundo como ele é − e, as necessidades da organização, ora privilegiando ações estratégicas, ora baseadas em entendimento. Os VRCO foram definidos em função de diferentes stakeholders, revelando anti-valores e, ao mesmo tempo em que são produzidos nas interações, reproduzem os aspectos culturais das sociedades das quais os stakeholders fazem parte. |
id |
UPM_ae0e46d15773a19772bd53f957b3df2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23238 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/2179893747302901Domenico, Silvia Marcia Russi deTeixeira, Maria Luisa Mendeshttp://lattes.cnpq.br/83370971241621172016-03-15T19:31:13Z2020-05-28T18:02:50Z2007-08-022020-05-28T18:02:50Z2007-06-29Os desafios que se impõem ao planeta neste início de século XXI, requerem das organizações um novo olhar sobre seu funcionamento e as conseqüências de suas atividades, como vêm apontando autores de diferentes áreas das ciências humanas e sociais. As organizações agem em seu cotidiano por meio de seus stakeholders, que se relacionam em interações mediadas por linguagem, de forma estratégica ou comunicativa, visando à obtenção de recursos necessários à sua participação em ambientes competitivos. Um dos aspectos que subjazem às ações de entidades sociais são valores. Definimos valores relativos à competição organizacional (VRCO) como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, que consistem em princípios-meta, que orientam as ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos em ambiente competitivo. Este estudo visou compreender como os VRCO se reproduzem nas interações entre stakeholders de organizações que atuam em economia de mercado. A pesquisa foi realizada sob a ótica da psicologia social sociológica, mediante a abordagem do interacionismo simbólico, em uma das maiores empresas coligadas ao projeto da Economia de Comunhão na liberdade (EdC), no Brasil. Configurando um estudo de caso, de natureza exploratório-descritivo-explicativa, os dados foram coletados mediante entrevistas, observação participante, conversas espontâneas e documentos, e a análise e interpretação dos resultados, inspiradas na pragmática e na hermenêutica. Vis-à-vis o recorte teórico, os resultados sugerem os valores relativos à competição organizacional como sendo fruto da busca de equilíbrio dinâmico entre as visões de mundo do fundador − do mundo como deveria ser e do mundo como ele é − e, as necessidades da organização, ora privilegiando ações estratégicas, ora baseadas em entendimento. Os VRCO foram definidos em função de diferentes stakeholders, revelando anti-valores e, ao mesmo tempo em que são produzidos nas interações, reproduzem os aspectos culturais das sociedades das quais os stakeholders fazem parte.The challenges that are imposed on the planet in the beginning of the twenty first century require a new overlook by the organizations about the way companies work and the consequences of their activities, as pointed out by the authors from different areas of human and social sciences. Organizations act daily through their stakeholders, whose relations happen in interactions mediated by language, which can be strategic or communicative, aiming to obtain the necessary resources for their participation in competitive environments. One of the aspects that is underlying the actions of social entities are values. Values Related to Organizational Competion (VROC) are defined as beliefs, socially constructed, that are significant for an individual or group, which consist in principle-goals that rule the social actions between stakeholders, aiming to obtain resources in a competitive environment. This study seeks to understand how Values Related to Organizational Competition (VROC) are reproduced in interactions between stakeholders of organizations that act in market economy. The research was performed under the approach of sociological social psychology, through the approach of symbolic interactionism, in one of the biggest associated companies to the project of economy of communion (EoC), in Brazil. Configuring a case study, with exploratory-descriptive-explicative nature, the data were collected through interviews, participant observation, naturally occurring talk and texts; and the analysis and interpretation of results were inspired in the pragmatic and hermeneutics. Vis-à-vis the theoretical approach, the results suggested the Values Related to Organizational Competition (VROC) as a result of the search for dynamic balance between the founder s visions of the world the world as it should be and the world as it is and the necessities of the organization, at times privileging strategic actions, and at other times based in understanding. The VROC were defined in function of different stakeholders, revealing anti-values and, at the same time that they are produced in interactions, they reproduce the cultural aspects of societies in which the stakeholders take part.application/pdfDOMENICO, Silvia Marcia Russi de. Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders. 2007. 251 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23238porUniversidade Presbiteriana Mackenzievalores relativos à competição organizacionalação comunicativaeconomia de comunhãovalues related to organizational competitioncommunicative actioneconomy of communionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3125/Silvia%20Marcia%20Domenico.pdf.jpgValores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholdersValores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholdersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEHanashiro, Darcy Mitiko Morihttp://lattes.cnpq.br/8193396073610884Gouvêa, Ricardo Quadroshttp://lattes.cnpq.br/0739272940424108Estramiana, José Luis Álvarohttp://lattes.cnpq.br/4581025341714476Paz, Maria das Graças Torres dahttp://lattes.cnpq.br/8085242299782374BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALSilvia Marcia Domenico.pdfSilvia Marcia Domenico.pdfapplication/pdf1602855https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/63fe9d3f-b276-49ba-b4c2-d7f72a3b3271/downloada115d1a83a1851a2caef77418300e973MD51TEXTSilvia Marcia Domenico.pdf.txtSilvia Marcia Domenico.pdf.txtExtracted texttext/plain605003https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1c7b0d76-ceea-4803-ac5c-d763879d5850/download014ccb51d5525d46c28e0a677c3df024MD52THUMBNAILSilvia Marcia Domenico.pdf.jpgSilvia Marcia Domenico.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/55c893ab-26f8-4349-8f2d-17f58613d081/downloadc1373a7b50e7b3e72aaa34c849b783c0MD5310899/232382022-03-14 16:03:33.933oai:dspace.mackenzie.br:10899/23238https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:03:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders |
title |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders |
spellingShingle |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders Domenico, Silvia Marcia Russi de valores relativos à competição organizacional ação comunicativa economia de comunhão values related to organizational competition communicative action economy of communion CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders |
title_full |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders |
title_fullStr |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders |
title_full_unstemmed |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders |
title_sort |
Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders |
author |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
author_facet |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2179893747302901 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Luisa Mendes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8337097124162117 |
contributor_str_mv |
Teixeira, Maria Luisa Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
valores relativos à competição organizacional ação comunicativa economia de comunhão |
topic |
valores relativos à competição organizacional ação comunicativa economia de comunhão values related to organizational competition communicative action economy of communion CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
values related to organizational competition communicative action economy of communion |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Os desafios que se impõem ao planeta neste início de século XXI, requerem das organizações um novo olhar sobre seu funcionamento e as conseqüências de suas atividades, como vêm apontando autores de diferentes áreas das ciências humanas e sociais. As organizações agem em seu cotidiano por meio de seus stakeholders, que se relacionam em interações mediadas por linguagem, de forma estratégica ou comunicativa, visando à obtenção de recursos necessários à sua participação em ambientes competitivos. Um dos aspectos que subjazem às ações de entidades sociais são valores. Definimos valores relativos à competição organizacional (VRCO) como crenças socialmente construídas, que possuem significado para um indivíduo ou grupo, que consistem em princípios-meta, que orientam as ações sociais entre stakeholders, visando à obtenção de recursos em ambiente competitivo. Este estudo visou compreender como os VRCO se reproduzem nas interações entre stakeholders de organizações que atuam em economia de mercado. A pesquisa foi realizada sob a ótica da psicologia social sociológica, mediante a abordagem do interacionismo simbólico, em uma das maiores empresas coligadas ao projeto da Economia de Comunhão na liberdade (EdC), no Brasil. Configurando um estudo de caso, de natureza exploratório-descritivo-explicativa, os dados foram coletados mediante entrevistas, observação participante, conversas espontâneas e documentos, e a análise e interpretação dos resultados, inspiradas na pragmática e na hermenêutica. Vis-à-vis o recorte teórico, os resultados sugerem os valores relativos à competição organizacional como sendo fruto da busca de equilíbrio dinâmico entre as visões de mundo do fundador − do mundo como deveria ser e do mundo como ele é − e, as necessidades da organização, ora privilegiando ações estratégicas, ora baseadas em entendimento. Os VRCO foram definidos em função de diferentes stakeholders, revelando anti-valores e, ao mesmo tempo em que são produzidos nas interações, reproduzem os aspectos culturais das sociedades das quais os stakeholders fazem parte. |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-02 2020-05-28T18:02:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:31:13Z 2020-05-28T18:02:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOMENICO, Silvia Marcia Russi de. Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders. 2007. 251 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23238 |
identifier_str_mv |
DOMENICO, Silvia Marcia Russi de. Valores relativos à competição organizacional e interações entre stakeholders. 2007. 251 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/63fe9d3f-b276-49ba-b4c2-d7f72a3b3271/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1c7b0d76-ceea-4803-ac5c-d763879d5850/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/55c893ab-26f8-4349-8f2d-17f58613d081/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a115d1a83a1851a2caef77418300e973 014ccb51d5525d46c28e0a677c3df024 c1373a7b50e7b3e72aaa34c849b783c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820043225464832 |