O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcala, Valter Aparecido
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24894
Resumo: O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos.
id UPM_aeecff9405c702529b9c7fbff3044263
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24894
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/5027900632073057Barcala, Valter AparecidoFeijó, Martin Cezarhttp://lattes.cnpq.br/66246537246562042016-03-15T19:43:48Z2020-05-28T18:11:11Z2008-05-192020-05-28T18:11:11Z2006-08-11O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos.This essay intends to depict the pedagogical workability of the cinema, mainly to the Secondary School students, referring to the movie Eles Não Usam Black-Tie , produced and directed by Leon Hirszman in 1981. Making the analysis and decoupage of the movie, it was delineated a relation between Cinema and History. After the collecting of social and historical facts presented in the movie, it was proposed a methodology of work through cinematographic opus and the historical contextualization concerning about the presented topic. The central purposes of this study are the accomplishments of the integration of the Brazilian cinema to the quotidian of students in their classrooms, becoming the cinema a dynamical tool, allowing a contextualized learning about historical subjects.application/pdfBARCALA, Valter Aparecido. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24894porUniversidade Presbiteriana Mackenziehistóriacinemaeducaçãometodologia de ensinohistorycinemaeducationteaching methodologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4356/Valter%20Aparecido%20Barcala.pdf.jpgO cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszmaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEContier, Arnaldo Darayahttp://lattes.cnpq.br/4480300676683430Frederico, Celsohttp://lattes.cnpq.br/9183961776261635BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALValter Aparecido Barcala.pdfValter Aparecido Barcala.pdfapplication/pdf2724182https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f1ceef6-b4fd-4eea-8aae-83e02cd569da/download113a58e95943ecc7171bb218750655abMD51TEXTValter Aparecido Barcala.pdf.txtValter Aparecido Barcala.pdf.txtExtracted texttext/plain151318https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/04b66974-0d22-48f4-97cd-4c6f7c47c74c/download14b9a2c48b9cb4dd3d1cc3d59c3b2eb3MD52THUMBNAILValter Aparecido Barcala.pdf.jpgValter Aparecido Barcala.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/537a55e4-0bb4-459a-b7ad-4816b0b663b7/download6689449b8a6c50faccbce969774d13dbMD5310899/248942022-03-14 17:25:06.549oai:dspace.mackenzie.br:10899/24894https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:25:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
title O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
spellingShingle O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
Barcala, Valter Aparecido
história
cinema
educação
metodologia de ensino
history
cinema
education
teaching methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
title_full O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
title_fullStr O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
title_full_unstemmed O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
title_sort O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman
author Barcala, Valter Aparecido
author_facet Barcala, Valter Aparecido
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5027900632073057
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcala, Valter Aparecido
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feijó, Martin Cezar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6624653724656204
contributor_str_mv Feijó, Martin Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv história
cinema
educação
metodologia de ensino
topic história
cinema
educação
metodologia de ensino
history
cinema
education
teaching methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv history
cinema
education
teaching methodology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O estudo pretende demonstrar a viabilidade pedagógica do cinema, principalmente para alunos do ensino médio, tendo como referência o filme Eles Não Usam Black-Tie , produzido e dirigido por Leon Hirszman, em 1981. A partir da decupagem e análise do filme, traçou-se uma relação entre a História e o Cinema. Após o arrolamento dos fatos históricos e sociais apresentados no filme, propôs-se uma metodologia de trabalho a partir da obra cinematográfica e a contextualização histórica da temática apresentada. O objetivo central deste trabalho é realizar a integração do cinema nacional ao cotidiano da sala de aula, tornando-o, um instrumento dinâmico que possibilite uma aprendizagem contextualizada dos fatos históricos.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-11
dc.date.available.fl_str_mv 2008-05-19
2020-05-28T18:11:11Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:48Z
2020-05-28T18:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24894
identifier_str_mv BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na escola: uma análise interdisciplinar do filme "Eles não usam Black-Tie , de Leon Hirszman. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8f1ceef6-b4fd-4eea-8aae-83e02cd569da/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/04b66974-0d22-48f4-97cd-4c6f7c47c74c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/537a55e4-0bb4-459a-b7ad-4816b0b663b7/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 113a58e95943ecc7171bb218750655ab
14b9a2c48b9cb4dd3d1cc3d59c3b2eb3
6689449b8a6c50faccbce969774d13db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820019083051008