O uso social da riqueza em João Calvino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25686 |
Resumo: | No pensamento social de Calvino a causa do caos econômico, da ganância e injustiça social é o pecado que entrou no mundo através da Queda no Édem. Mas a obra de Cristo, através da sua Igreja, é responsável pela reorganização moral e social da humanidade caída. Calvino denuncia o perigo espiritual das riquezas, a moderação e o dever à assistência social (dar esmolas). O que deve perdurar em qualquer transação econômica, deve ser, sempre: a honestidade, o amor, a moderação, a ética cristã e a caridade. É a mordomia cristã levada a sério. Para ele o homem exerce sua plena humanidade quando trabalha. O dinheiro, a riqueza e os bens econômicos são colocados à disposição do ser humano para a organização de sua vida e da sociedade, o qual é solidariamente responsável. Calvino combatia a teologia medieval da opção pela pobreza no ascetismo monástico. Para ele a vida material está intrinsecamente ligada à vida espiritual. A formação humanista de Calvino, a sua piedade, erudição e experiência nas instituições que atuou (Academia de Genebra, o Hospital Geral e o Fundo Francês) foram determinantes para a implantação da Reforma. Ela mudou a atitude para com o dinheiro e a pobreza. A caridade é um dever, um privilégio recompensável, é uma responsabilidade social de todos. O conceito de Calvino sobre o uso social da riqueza deve nos atingir por inteiro, em todas as áreas da nossa vida, no âmbito espiritual e material. |
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Calvino combatia a teologia medieval da opção pela pobreza no ascetismo monástico. Para ele a vida material está intrinsecamente ligada à vida espiritual. A formação humanista de Calvino, a sua piedade, erudição e experiência nas instituições que atuou (Academia de Genebra, o Hospital Geral e o Fundo Francês) foram determinantes para a implantação da Reforma. Ela mudou a atitude para com o dinheiro e a pobreza. A caridade é um dever, um privilégio recompensável, é uma responsabilidade social de todos. O conceito de Calvino sobre o uso social da riqueza deve nos atingir por inteiro, em todas as áreas da nossa vida, no âmbito espiritual e material.In the social thought of Calvin, the cause of economic chaos, greed and social injustice in the sin which came into the world through the Fall in the Eden. But the work of Christ, through His church is responsible for the social and moral reorganization of the fallen society. Calvin denounces the spiritual danger of wealth, the moderation and the obligation to social assistance (giving donation). What should remain at any economical transaction, should be, always: honesty, love, moderation, christian conduct and charity. It is the christian way of living taken seriously. For him, the man carries out his complete humanity while working. The money, wealth and economic possessions are put at the human being disposition for the organization of his life and of society, which is solidarily responsible. Calvin used to combat the medieval theology of the optin for poverty in the monastic asceticism. For him the material life is intrinsically connected to the spiritual life. The humanist formation of Calvin, his piety, erutition and all the experience in the institutions he acted in (Genebra Academy, General Hospital and the French Fund) were determinat for the implantation of the Reform. It changed the attitude concerning money and poverty. Charity is a duty, a rewarding privilege, it is a social responsability of everyone. Calvin´s concept about the social use of wealth must reach us, in all areas of our life, in both spiritual and material ambit.application/pdfGONÇALVES, Cláudio César. O uso social da riqueza em João Calvino. 2006. 175 f. Dissertação (Mestrado em Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25686porUniversidade Presbiteriana MackenzieJoão Calvinoreformahistória econômicariquezaresponsabilidade socialJohn Calvinreformeconomywealthpovertysocial responsabilityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA::HISTORIA DA TEOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4740/Claudio%20Cesar%20GoncalvesCR2006.pdf.jpgO uso social da riqueza em João Calvinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIELiberal, Márcia Mello Costa dehttp://lattes.cnpq.br/7710283260920359Rago Filho, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/9120766131080415BRReligiãoUPMCiências da ReligiãoORIGINALClaudio Cesar GoncalvesCR2006.pdfClaudio Cesar GoncalvesCR2006.pdfapplication/pdf491716https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d29e5527-e570-437f-9df2-3221b2b57c4c/download4fbe76615ba6dcc26fcc8c58d8490e84MD51TEXTClaudio Cesar GoncalvesCR2006.pdf.txtClaudio Cesar GoncalvesCR2006.pdf.txtExtracted texttext/plain366618https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a47619a1-32d3-4bb1-93e5-63eb3cc8119f/download9465497519a3171cff09c5006f41a076MD52THUMBNAILClaudio Cesar GoncalvesCR2006.pdf.jpgClaudio Cesar GoncalvesCR2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b44ac1ee-02e7-4fa4-874f-af35e80c2d64/download845bc0d151a603ff8b7c24ae6a20b712MD5310899/256862022-03-14 18:21:14.992oai:dspace.mackenzie.br:10899/25686https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:21:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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