Desenvolvimento e aplicação de programa de orientações para manejo comportamental de crianças e adolescentes com síndrome de Williams em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Solange de Freitas Branco
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22484
Resumo: A Síndrome de Williams (SW) é uma doença genética cujo quadro clínico pressupõe a deficiência intelectual em graus variados assim como outros déficits de linguagem, comunicação e problemas de comportamento. Isto determina que alunos com SW tenham uma condição especial de alfabetização no ensino regular. Uma das especificidades deste manejo se associa com a comorbidade neuropsiquiátrica de maior incidência na síndrome: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Neste contexto se localiza o presente estudo cujo objetivo geral foi desenvolver e avaliar a eficácia de um guia de orientação para professores sobre estratégias de manejo dos comportamentos de desatenção e hiperatividade em crianças e adolescentes com Síndrome de Williams. A amostra foi composta por 10 participantes. Cinco são crianças com diagnóstico clínico e citogenético-molecular de Síndrome de Williams com indicadores de desatenção e hiperatividade, conforme avaliação padronizada com uso do Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6 18). Os cinco participantes restantes foram seus professores respectivos. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) Inventário de comportamentos para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. Formulário para professores (TRF 6/18), b) Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade de Benczik: Versão de Professores; c) Questionário para verificação no professor de conhecimentos gerais sobre a Síndrome de Williams; d) Guia de orientações a professores para manejo comportamental de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams em sala de aula. O estudo foi desenvolvido em três fases: Fase I: avaliação inicial mediante uso dos instrumentos acima; Fase II: implementação do guia de orientações a professores para manejo comportamental das crianças e adolescentes em sala de aula com duração de quatro meses e acompanhamento quinzenal junto ao professor da aplicação do guia e, Fase III: avaliação final de padrões comportamentais de desatenção e hiperatividade/impulsividade. Os principais resultados mostraram caso-a-caso que todas as crianças, com exceção da criança número 4, diminuíram os problemas de comportamento conforme a escala Benczik. Já estes mesmos resultados não se verificaram com a mesma estabilidade em todas as crianças mediante aplicação do TRF/6-18. As estratégias do guia parecem ter sido seguidas adequadamente pelos professores de três das cinco crianças, sendo justificado que a impossibilidade de cumprimento de outras estratégias deu-se pela rigidez da rotina escolar e cronograma de aulas, a falta de tempo, falta de material pedagógico adequado às necessidades específicas de escolarização da criança e falta de apoio familiar, dentre outros. Conclui-se que o guia de orientações desenvolvido pode ser uma tentativa de manejo de contingências de baixo custo que, pelos resultados obtidos, pode ser utilizada pelos professores de acordo com as orientações estabelecidas o que mostra sua viabilidade de uso no contexto de sala de aula da amostra envolvida.
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A amostra foi composta por 10 participantes. Cinco são crianças com diagnóstico clínico e citogenético-molecular de Síndrome de Williams com indicadores de desatenção e hiperatividade, conforme avaliação padronizada com uso do Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes de 6 a 18 anos (CBCL/6 18). Os cinco participantes restantes foram seus professores respectivos. Os instrumentos de coleta de dados foram: a) Inventário de comportamentos para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. Formulário para professores (TRF 6/18), b) Escala de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade de Benczik: Versão de Professores; c) Questionário para verificação no professor de conhecimentos gerais sobre a Síndrome de Williams; d) Guia de orientações a professores para manejo comportamental de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams em sala de aula. O estudo foi desenvolvido em três fases: Fase I: avaliação inicial mediante uso dos instrumentos acima; Fase II: implementação do guia de orientações a professores para manejo comportamental das crianças e adolescentes em sala de aula com duração de quatro meses e acompanhamento quinzenal junto ao professor da aplicação do guia e, Fase III: avaliação final de padrões comportamentais de desatenção e hiperatividade/impulsividade. Os principais resultados mostraram caso-a-caso que todas as crianças, com exceção da criança número 4, diminuíram os problemas de comportamento conforme a escala Benczik. Já estes mesmos resultados não se verificaram com a mesma estabilidade em todas as crianças mediante aplicação do TRF/6-18. As estratégias do guia parecem ter sido seguidas adequadamente pelos professores de três das cinco crianças, sendo justificado que a impossibilidade de cumprimento de outras estratégias deu-se pela rigidez da rotina escolar e cronograma de aulas, a falta de tempo, falta de material pedagógico adequado às necessidades específicas de escolarização da criança e falta de apoio familiar, dentre outros. Conclui-se que o guia de orientações desenvolvido pode ser uma tentativa de manejo de contingências de baixo custo que, pelos resultados obtidos, pode ser utilizada pelos professores de acordo com as orientações estabelecidas o que mostra sua viabilidade de uso no contexto de sala de aula da amostra envolvida.Williams Syndrome (WS) is a genetic disorder with a clinical frame that presupposes intellectual disability in various degrees as well as other language and communication deficits and behavior problems. This determines that students with WS have a special alphabetization condition in regular schools. One of the specificities to handle it is the neuropsychiatric comorbidity of greatest incidence: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The present study is introduced in this context and has as its general objective to develop and assess the efficiency of an orientation guide to teachers on the strategies of handling inattention and hyperactivity behaviors in children and adolescents with Williams Syndrome. The sample was composed of 10 participants. Five are children with clinical and cytogenetic-molecular diagnosis of Williams Syndrome with indicators of inattention and hyperactivity, according to standard assessment through Child Behavior Checklist (CBCL/6-18). The five remaining participants were the respective teachers. The instruments used to data collection were: a) Teacher‟s Report Form for Ages 6-18 (TRF 6/18); b) Attention Deficit Hyperactivity Disorder Scale of Benczik: teacher‟s version; c) Questionnaire to assess teachers‟ general knowledge on Williams Syndrome; d) Orientation guide to teachers for behavioral handling of children and adolescents with Williams Syndrome in the classroom. The study was developed in three phases: Phase I: initial assessment with the use of the aforementioned instruments; Phase II: implementation of the orientation guide to teachers for behavioral handling of children and adolescents in the classroom, with duration of four months and fortnight follow-up with the teacher of the application of the guide and, Phase III: final assessment of behavioral patterns of inattention and hyperactivity / impulsiveness. The main results demonstrate that all children, except for child number 4, had less behavior problems, according to Benczik Scale. These results are not observed with the same stability in all children when TRF/6-18 is used. The strategies of the guide seem to have been followed properly by three out of five teachers. Some of the reasons to the impossibility to apply other strategies were: the rigidity of the school‟s routine and the classes‟ schedule, lack of time, lack of pedagogical material suitable to the specific needs of the child‟s schooling, lack of parental support, among others. We conclude that the orientation guide developed can be a low-cost alternative to handle the contingencies and, considering the results achieved, it can be used by teachers according to the orientations established, what shows its use feasibility in the classroom context of the sample in case.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22484porUniversidade Presbiteriana MackenzieSíndrome de Williamsproblemas de comportamentomanejo de contingênciascontrole de estímulosWilliams Syndromebehavior problemsstimuli controlhandling contingenciesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3737/Solange%20de%20Freitas%20Branco%20Lima.pdf.jpgDesenvolvimento e aplicação de programa de orientações para manejo comportamental de crianças e adolescentes com síndrome de Williams em sala de aulaDevelopment and application of an orientation program to handle Williams Syndrome children and adolescents in the classroominfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECarreiro, Luiz Renato Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0203967709311323Marinotti, Miriamhttp://lattes.cnpq.br/2453001346862545BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALSolange de Freitas Branco Lima.pdfSolange de Freitas Branco Lima.pdfapplication/pdf3256644https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d18ee6af-c438-411c-9c12-4f2de8e40079/downloadb58cec8bb8826685bf6dcc120ee5926cMD51TEXTSolange de Freitas Branco Lima.pdf.txtSolange de Freitas Branco Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain199866https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/77ede7a6-082b-4988-879f-081a917101f1/downloada6191a7b54eeedf8e788c596c843d878MD52THUMBNAILSolange de Freitas Branco Lima.pdf.jpgSolange de Freitas Branco Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1290https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a7d4271d-dcf4-4b26-9ad9-202b5197c682/download10228306b2fc4b94923d2a3e5a01fe5eMD5310899/224842022-03-14 15:36:38.573oai:dspace.mackenzie.br:10899/22484https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:36:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
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