Estudo sobre a resistência dos teatros independentes do Bixiga para a realização do documentário “evoé”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29546 |
Resumo: | Acesso online:https://youtu.be/g4KbrWsS-Ug |
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Sá, Lorena Trevelin deSantoro, André Cioli T.2022-06-15T12:42:33Z2022-06-15T12:42:33Z2019-07Acesso online:https://youtu.be/g4KbrWsS-UgO Bixiga é um bairro não oficial localizado dentro do Bela Vista (São Paulo). Suas demarcações foram criadas no imaginário de seus habitantes a partir do afeto. Atualmente é conhecido pela forte cultura e comunidade italiana que o habita, mas sua origem vem de muito antes, do rio Saracura, quilombo que recebeu como lar os afrodescendentes que chegaram em São Paulo. O ambiente miscigenado fez-se polo cultural, foi chamando a atenção da classe artística e, com o passar do tempo, o Bixiga já abrigava o TBC, o Oficina e muitos outros teatros fundamentais para a história do teatro brasileiro. Com o foco cultural de São Paulo localizado no Bixiga, chegou também a especulação imobiliária, a indústria cultural, a desvalorização da arte e outros problemas que são enfrentados diariamente pelos espaços culturais. Muitos teatros independentes foram fechados e, os que ainda conseguem se manter, têm um longo passado e presente de muita luta. Esse trabalho pretende descortinar o cotidiano de resistência e a importância social desses ambientes através de imagens do presente.Bixiga is an unofficial neighborhood located within Bela Vista (São Paulo). Its demarcations were created in the imagination of its inhabitants from affection. It is currently known for its strong Italian culture and community, but its origin dates from long ago, from the Saracura River, a quilombo that welcomed Afro-descendants who arrived in São Paulo. The mixed environment became a cultural hub, and it started to draw the attention of the artistic class and, over the time, Bixiga hosted TBC, Oficina and many other theaters that were fundamental to the history of Brazilian theater. With São Paulo's cultural focus located in Bixiga, real estate speculation, cultural industry, devaluation of art and other problems that are faced daily by cultural spaces have also appeared. Many independent theaters have been closed, and those who can still keep up have a long past and present filled with a lot of struggle. This paper aims to unveil the daily resistance and the social importance of these environments through images of the present.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29546Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessteatro independenteBixigaculturadocumentárioindependent theaterBixigaculturedocumentaryEstudo sobre a resistência dos teatros independentes do Bixiga para a realização do documentário “evoé”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALLorena_Trevelin de Sá....pdfLorena_Trevelin de Sá....pdfLorena Trevelin de Sá...application/pdf8419614https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e3e4c9e7-4af5-4343-89e5-92db17c99c93/download6c450c372e729e3ef328aaad4666c197MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1d705d60-0d0b-40f7-a164-fe12025b5b99/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/388875bf-15e2-4586-8e62-ddb80cce3736/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTLorena_Trevelin de Sá....pdf.txtLorena_Trevelin de Sá....pdf.txtExtracted texttext/plain34969https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4a3d5b74-4f98-476c-bb48-a670e5fdedef/downloadbfc73e5ea5488fa6eccc1150e98636c5MD54THUMBNAILLorena_Trevelin de Sá....pdf.jpgLorena_Trevelin de Sá....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1160https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8b2b1471-c489-449d-890b-0db25c7cfac2/downloadd29424a48fd5c8a80d1bdf59895dc87dMD5510899/295462022-07-12 02:10:33.222http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29546https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:10:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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