A indústria do esporte eletrônico e sua representatividade no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29212 |
Resumo: | O Esporte Eletrônico, também conhecido como eSports, é uma modalidade de competição de jogos, online. No Brasil, tanto seu número de entusiastas, quanto os investimentos neste mercado têm aumentado progressivamente, havendo potencial para destaque mundial. Entretanto há lacunas que impedem ou atrasam o crescimento desse mercado. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar o potencial da indústria do eSports no Brasil, tendo como objetivos específicos caracterizar o perfil de consumidor e dos jogadores e ex-jogadores de eSports no Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com um jogador, um locutor e um gestor deste ramo. Segundo os entrevistados, a falta de maiores investimentos no setor, de profissionais especializados e de uma lei específica para o esporte eletrônico no Brasil são entraves que necessitam ser superados para maior crescimento da indústria de eSports no Brasil. Ressalta-se que mesmo nas condições atuais pouco favoráveis, as audiências de torneios de eSports já se igualam ou superam a de alguns eventos esportivos tradicionais. Foram também elaborados e aplicados um questionário a entusiastas e outro questionário a jogadores e ex-jogadores de eSports. Nas amostras coletadas entusiastas, jogadores e ex-jogadores são em sua maioria homens, jovens, com ensino superior ou pós-graduação, moradores da região Sudeste, com renda domiciliar entre 2 e 10 salários-mínimos e conheceram os eSports por meio de plataformas de streaming ou por meio de amigos e familiares. Outras variáveis destes grupos foram também analisadas nesta pesquisa. |
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Machado, Lucas LopesMoreno, Raphael SilveiraSaroli, Vitor AlbuquerqueCymrot, Raquel2022-05-18T14:20:13Z2022-05-18T14:20:13Z2020-12-09O Esporte Eletrônico, também conhecido como eSports, é uma modalidade de competição de jogos, online. No Brasil, tanto seu número de entusiastas, quanto os investimentos neste mercado têm aumentado progressivamente, havendo potencial para destaque mundial. Entretanto há lacunas que impedem ou atrasam o crescimento desse mercado. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar o potencial da indústria do eSports no Brasil, tendo como objetivos específicos caracterizar o perfil de consumidor e dos jogadores e ex-jogadores de eSports no Brasil. Para tanto, foram realizadas entrevistas com um jogador, um locutor e um gestor deste ramo. Segundo os entrevistados, a falta de maiores investimentos no setor, de profissionais especializados e de uma lei específica para o esporte eletrônico no Brasil são entraves que necessitam ser superados para maior crescimento da indústria de eSports no Brasil. Ressalta-se que mesmo nas condições atuais pouco favoráveis, as audiências de torneios de eSports já se igualam ou superam a de alguns eventos esportivos tradicionais. Foram também elaborados e aplicados um questionário a entusiastas e outro questionário a jogadores e ex-jogadores de eSports. Nas amostras coletadas entusiastas, jogadores e ex-jogadores são em sua maioria homens, jovens, com ensino superior ou pós-graduação, moradores da região Sudeste, com renda domiciliar entre 2 e 10 salários-mínimos e conheceram os eSports por meio de plataformas de streaming ou por meio de amigos e familiares. Outras variáveis destes grupos foram também analisadas nesta pesquisa.Electronic Sport - also known as eSports - is an online game competition mode. In Brazil, both its number of enthusiasts and investments in this market have increased progressively, with potential for worldwide prominence. However, there are gaps that prevent or delay the growth of this market. The general objective of this research was to investigate the potential of the eSports Industry in Brazil, having as specific objectives to characterize the profile of consumers and eSports players and former playes in Brazil. To this end, interviews were conducted with a player, a speaker and a manager in this field. According to the interviewees, the lack of greater investments in the sector, specialized professionals and a specific law for electronic sports in Brazil are obstacles that need to be overcome for greater growth of the eSports industry in Brazil. It´s noted that even in the current unfavorable conditions, eSports tournament audiences already match or surpass that of some traditional sports events. A questionnaire to enthusiasts and another questionnaire to players and former eSports players were also prepared and applied. In the samples collected enthusiasts, players and former players are mostly men, young, with higher education or graduate studies, residents of the Southeast region, with household income between 2 and 10 minimum wages and have met eSports through streaming platforms or through friends and family. Other variables from these groups were also analyzed in this research.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29212Universidade Presbiteriana MackenzieEscola de Engenharia (EE)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesseSportsjogos eletrônicosperfil do consumidorelectronic sportconsumer profileA indústria do esporte eletrônico e sua representatividade no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALLUCAS LOPES MACHADO - PROTEGIDO.pdfLUCAS LOPES MACHADO - PROTEGIDO.pdfLUCAS LOPES MACHADOapplication/pdf569896https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bde6d1d9-f52c-474a-981d-6753f7d05e19/downloadb10f071cd15b7dafc2df7ba9b3494831MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/58087dbf-be4f-4f65-8875-c201bddd1496/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/240849cd-aa3c-40fa-a04d-b1e0ff97e823/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTLUCAS LOPES MACHADO - PROTEGIDO.pdf.txtLUCAS LOPES MACHADO - PROTEGIDO.pdf.txtExtracted texttext/plain68368https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6a20d567-9ccf-49f4-aefc-55e543851622/downloadb3561af438e3f80b1d98272b7a217461MD54THUMBNAILLUCAS LOPES MACHADO - PROTEGIDO.pdf.jpgLUCAS LOPES MACHADO - PROTEGIDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1757https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4e2c5340-8f43-4c93-88ee-eb0dd61e540e/download964cad62aa3e67999ce20547e779504cMD5510899/292122022-07-12 02:02:22.436http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29212https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:02:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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