Jornalismo e cinema: a conexão entre o mundo das notícias e a jornada do herói
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29460 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo observar a possibilidade de se fazer uma análise do jornalismo, contemplando suas diferentes formas de atuação, a partir de filmes que a profissão é parte significativa no enredo. O tema da representação do jornalista no cinema mostra-se relevante pelo significativo papel desta mídia na cultura e como suas produções podem ser projeções de diferentes pessoas, em diferentes lugares, em diferentes épocas, sobre diferentes assuntos. Para atingir este fim, são usadas formas de pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, visando uma investigação mais detalhada e a extração do máximo possível de um material relativamente restrito. Os autores Joseph Campbell e Carl Jung foram os principais usados na discussão dos arquétipos. Nelson Traquina e Ciro Marcondes Filho foram utilizados por seus conceitos sobre as diferentes maneiras de se praticar jornalismo. As ideias de Skip Young serviram para compreender o comportamento do público em relação ao cinema. A pesquisa foi separada em segmentos principais que suportam a análise última: uma breve história do jornalismo no cinema, uma seção sobre arquétipos que moldam nossos pensamentos e os produtos que criamos, uma reflexão sobre as diferentes visões sobre a prática jornalística em si e as mudanças no papel do jornalista com o passar do tempo, e, por fim, a análise sobre os filmes selecionados, separados pela imagem geral que apresentam sobre o jornalista. A pesquisa culminou em uma reflexão sobre o equilíbrio dos aspectos cinematográficos e da realidade para a disseminação da mensagem que os artistas gostariam de passar sobre o jornalismo. |
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Valle, William Lima doHarris, Hugo de Almeida2022-05-24T13:49:33Z2022-05-24T13:49:33Z2019-07Este trabalho tem como objetivo observar a possibilidade de se fazer uma análise do jornalismo, contemplando suas diferentes formas de atuação, a partir de filmes que a profissão é parte significativa no enredo. O tema da representação do jornalista no cinema mostra-se relevante pelo significativo papel desta mídia na cultura e como suas produções podem ser projeções de diferentes pessoas, em diferentes lugares, em diferentes épocas, sobre diferentes assuntos. Para atingir este fim, são usadas formas de pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, visando uma investigação mais detalhada e a extração do máximo possível de um material relativamente restrito. Os autores Joseph Campbell e Carl Jung foram os principais usados na discussão dos arquétipos. Nelson Traquina e Ciro Marcondes Filho foram utilizados por seus conceitos sobre as diferentes maneiras de se praticar jornalismo. As ideias de Skip Young serviram para compreender o comportamento do público em relação ao cinema. A pesquisa foi separada em segmentos principais que suportam a análise última: uma breve história do jornalismo no cinema, uma seção sobre arquétipos que moldam nossos pensamentos e os produtos que criamos, uma reflexão sobre as diferentes visões sobre a prática jornalística em si e as mudanças no papel do jornalista com o passar do tempo, e, por fim, a análise sobre os filmes selecionados, separados pela imagem geral que apresentam sobre o jornalista. A pesquisa culminou em uma reflexão sobre o equilíbrio dos aspectos cinematográficos e da realidade para a disseminação da mensagem que os artistas gostariam de passar sobre o jornalismo.This paper aims to observe the possibility of making an analysis of journalism, contemplating its different forms of performance, from films that the profession is a significant part in the plot. The theme of the journalist's representation in cinema is relevant because of the significant role of this media in culture and how their productions can be projections of different people, in different places, at different times, on different subjects. To this end, forms of qualitative research and content analysis are used, using more detailed investigation and maximum possible extraction of a relatively restricted material. The authors Joseph Campbell and Carl Jung were the main ones used in the discussion of archetypes. Nelson Traquina and Ciro Marcondes Filho were used for their concepts of different ways of practicing journalism. Skip Young's ideas served to understand the behavior of the public regarding cinema. The research was separated in the key segments supporting the ultimate analysis: a brief history of film journalism, a section on archetypes that shape our thoughts and the products we create, a reflection on the different views on journalistic practice itself and the changes in the role of the journalist over time, and, finally, the analysis of the selected films, separated by the general image they present about the journalist. The research culminated in a reflection on the balance of cinematic aspects and reality for the dissemination of the message that artists would like to convey about journalism.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/29460Universidade Presbiteriana MackenzieCentro de Comunicação e Letras (CCL)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessjornalismocinemaarquétiposjournalismcinemaarchetypesJornalismo e cinema: a conexão entre o mundo das notícias e a jornada do heróiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALWilliam Lima do Valle....pdfWilliam Lima do Valle....pdfWilliam Lima do Valleapplication/pdf375779https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9a5b71cc-87ff-42b9-81ff-17cc876b5a43/download335f946474e0bb74d45c1080a3f637caMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/996575d1-0531-4d20-a954-2d446bb7774a/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fbb616f0-0e8e-485a-9c23-1adfaf3b9fca/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTWilliam Lima do Valle....pdf.txtWilliam Lima do Valle....pdf.txtExtracted texttext/plain145683https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/41552307-ed48-463c-af67-2e725201f071/download0d60f129d143c66b0e7a3a5836267a9eMD54THUMBNAILWilliam Lima do Valle....pdf.jpgWilliam Lima do Valle....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31f6d946-b2b2-4d0f-a458-caa40e743bee/downloadf2c47c202ada65d73590beab5fd1235fMD5510899/294602022-07-12 02:07:19.746http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/29460https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-07-12T02:07:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)falseTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqiAobyBhdXRvciAoZXMpIG91IG8gdGl0dWxhciBkb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IpIGNvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG8gZGlyZWl0byBuw6NvLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBzZXUgdHJhYmFsaG8gKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3VtbykgcG9yIHRvZG8gbyBtdW5kbyBubyBmb3JtYXRvIGltcHJlc3NvIGUgZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mgw6F1ZGlvIG91IHbDrWRlby4KClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBQcmVzYml0ZXJpYW5hIE1hY2tlbnppZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4KClZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIHNldSB0cmFiYWxobyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc2V1IHRyYWJhbGhvIGNvbnRlbmhhIG1hdGVyaWFsIHF1ZSB2b2PDqiBuw6NvIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvY8OqIGRlY2xhcmFyIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZG8gc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRvLgoKQ0FTTyBPIFRSQUJBTEhPIE9SQSBERVBPU0lUQURPIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPIE9SR0FOSVNNTyBRVUUgTsODTyBTRUpBIEEgVU5JVkVSU0lEQURFIFBSRVNCSVRFUklBTkEgTUFDS0VOWklFLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIFByZXNiaXRlcmlhbmEgTWFja2VuemllIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBkZXRlbnRvcihlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRvIHNldSB0cmFiYWxobywgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBhbMOpbSBkYXF1ZWxhcyBjb25jZWRpZGFzIHBvciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo= |
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