Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25256
Resumo: This paper aims to study the usage of American TV series in English as a foreign language classes through the gathering of chunks of language. Though we start this dissertation from the description of the communicative and its innovative principles by presenting the communicative competence and its four divisions strategic, grammatical, discursive and sociolinguistic based on researches like Hymes (1972), Brown (2000), Richards (2006), Richards e Roberts (1986) and Savignon (1983; 1991). Besides we describe the importance of the realia in a communicative class. As well as we discuss the lesson of the communicative approach and the four abilities reading, writing, speaking and listening. Still talking about the communicative lesson we discuss about teaching grammar, vocabulary and culture. The choice of using TV series is justified because they are a rich source both linguistic and cultural of the English language (North American) and we can find a plenty of examples chunks of language, collocations, phrasal verbs, and idioms. In our analysis we gathered not only the linguistics but also the cultural references of the first episode of Gilmore Girls by using software known as Unitex® that searches the chunks in the script selected and finally we propose some activities based on the analysis.
id UPM_dc45c20ef943d10607e6ae76421718cb
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25256
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-03-15T19:45:24Z2020-05-28T18:12:59Z2011-12-012020-05-28T18:12:59Z2011-10-14RAMALHO, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos. Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira. 2011. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25256This paper aims to study the usage of American TV series in English as a foreign language classes through the gathering of chunks of language. Though we start this dissertation from the description of the communicative and its innovative principles by presenting the communicative competence and its four divisions strategic, grammatical, discursive and sociolinguistic based on researches like Hymes (1972), Brown (2000), Richards (2006), Richards e Roberts (1986) and Savignon (1983; 1991). Besides we describe the importance of the realia in a communicative class. As well as we discuss the lesson of the communicative approach and the four abilities reading, writing, speaking and listening. Still talking about the communicative lesson we discuss about teaching grammar, vocabulary and culture. The choice of using TV series is justified because they are a rich source both linguistic and cultural of the English language (North American) and we can find a plenty of examples chunks of language, collocations, phrasal verbs, and idioms. In our analysis we gathered not only the linguistics but also the cultural references of the first episode of Gilmore Girls by using software known as Unitex® that searches the chunks in the script selected and finally we propose some activities based on the analysis.Este trabalho tem como objetivo estudar o uso de seriados de televisão norte-americanos em aulas de inglês como língua estrangeira por meio do levantamento dos chunks da língua inglesa. Iniciamos, então, esta dissertação pela descrição da CLT e seus preceitos inovadores apresentando competência comunicativa e suas quatro subdivisões competência estratégica, gramatical, discursiva e sociolinguística com base nos estudos de pesquisadores como Hymes (1972), Brown (2000), Richards (2006), Richards e Roberts (1986), Savignon (1983; 1991). Além disso, em nossa pesquisa, descrevemos o uso de realia em sala de aula, e em nosso recorte optamos pelos seriados norte-americanos. Ainda falando sobre a CLT, discorremos acerca da aula comunicativa apresentando suas características, bem como discutimos as quarto habilidades linguísticas: a leitura (reading), a escrita (writing), a habilidade oral (speaking) e habilidade de ouvir (listening), tratamos, igualmente, do ensino de gramática (teaching grammar), de vocabulário (teaching vocabulary), e cultura acompanhadas de sugestões de atividades relacionadas ao uso de seriados. A justificativa da escolha de seriados norte-americanos deu-se por se tratar de uma rica fonte cultural e linguística e dos chunks da língua inglesa e suas subdivisões collocations, phrasal verbs e idioms está centrado na cultura americana. Em nossa análise, fizemos o levantamento das referências culturais e linguísticas de um episódio do seriado Gilmore Girls - Pilot (Episódio Piloto) - utilizando o programa de computador Unitex® que realiza uma varredura no texto e localiza os chunks of language no roteiro do episódio e, por fim apresentamos algumas atividades baseadas na análise feita.application/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrascommunicative language teaching (CLT)realiaculturachunks of languageGilmore GirlsCommunicative Language Teaching (CLT)realiaculturechunks of languageGilmore GirlsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTeaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHanna, Vera Lúcia Harabagihttp://lattes.cnpq.br/7378861073762519Brito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Soares, Maria Fachinhttp://lattes.cnpq.br/7964905832936986http://lattes.cnpq.br/4881523984319166Ramalho, Mainly Reinhardt Vieira dos Santoshttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4370/Mainly%20Reinhardt%20Vieira%20dos%20Santos%20Ramalho.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2123/1/Mainly%20Reinhardt%20Vieira%20dos%20Santos%20Ramalho.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/252562020-05-28 15:12:59.266Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
title Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
spellingShingle Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
Ramalho, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos
communicative language teaching (CLT)
realia
cultura
chunks of language
Gilmore Girls
Communicative Language Teaching (CLT)
realia
culture
chunks of language
Gilmore Girls
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
title_full Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
title_fullStr Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
title_sort Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira
author Ramalho, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos
author_facet Ramalho, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hanna, Vera Lúcia Harabagi
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7378861073762519
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soares, Maria Fachin
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7964905832936986
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4881523984319166
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos
contributor_str_mv Hanna, Vera Lúcia Harabagi
Brito, Regina Helena Pires de
Soares, Maria Fachin
dc.subject.por.fl_str_mv communicative language teaching (CLT)
realia
cultura
chunks of language
Gilmore Girls
topic communicative language teaching (CLT)
realia
cultura
chunks of language
Gilmore Girls
Communicative Language Teaching (CLT)
realia
culture
chunks of language
Gilmore Girls
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Communicative Language Teaching (CLT)
realia
culture
chunks of language
Gilmore Girls
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This paper aims to study the usage of American TV series in English as a foreign language classes through the gathering of chunks of language. Though we start this dissertation from the description of the communicative and its innovative principles by presenting the communicative competence and its four divisions strategic, grammatical, discursive and sociolinguistic based on researches like Hymes (1972), Brown (2000), Richards (2006), Richards e Roberts (1986) and Savignon (1983; 1991). Besides we describe the importance of the realia in a communicative class. As well as we discuss the lesson of the communicative approach and the four abilities reading, writing, speaking and listening. Still talking about the communicative lesson we discuss about teaching grammar, vocabulary and culture. The choice of using TV series is justified because they are a rich source both linguistic and cultural of the English language (North American) and we can find a plenty of examples chunks of language, collocations, phrasal verbs, and idioms. In our analysis we gathered not only the linguistics but also the cultural references of the first episode of Gilmore Girls by using software known as Unitex® that searches the chunks in the script selected and finally we propose some activities based on the analysis.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-01
2020-05-28T18:12:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:24Z
2020-05-28T18:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RAMALHO, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos. Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira. 2011. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25256
identifier_str_mv RAMALHO, Mainly Reinhardt Vieira dos Santos. Teaching chunks of language: um trabalho com o seriado Gilmore Girls em aulas de inglês como língua estrangeira. 2011. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177233619812352