O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Gabriel Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28697
Resumo: A história dos videogames nos mostra como um grupo de homens, em diferentes gerações, foi capaz de tornar uma fonte de entretenimento, outrora simples, na multibilionária indústria gamer, cujo poderio financeiro supera até mesmo outras indústrias do setor, tais como a fílmica e a musical. Todavia, esse mesmo grupo de homens foi responsável, direta ou indiretamente, por imprimir, nos games, os ideais machistas e sexistas de suas gerações, que perduram até hoje. O presente trabalho busca, por meio da semiótica greimasiana, compreender como se dá o discurso preconceituoso e intolerante para com a mulher, mas que também pode servir de base para estudos focados em outras minorias, no universo gamer. Analisamos três games da franquia Tomb Raider, de épocas diferentes, para verificar se houve mudança no tipo de representação da protagonista, e comentamos a respeito da presença feminina tanto em outros games quanto na própria indústria e/ou como público consumidor desse tipo de entretenimento, que atinge, em 2020/2021, sua nona geração. Constatamos, como resultado desta pesquisa, que há um processo gradual para que os games sejam mais inclusivos e menos intolerantes, mas que ainda há muito a ser feito.
id UPM_dcc464d1bfd890f7e45d1c2045a05fe0
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/28697
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling Novaes, Gabriel BatistaBarros, Diana Luz Pessoa de2022-01-26T19:05:00Z2022-01-26T19:05:00Z2021-05-06https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28697A história dos videogames nos mostra como um grupo de homens, em diferentes gerações, foi capaz de tornar uma fonte de entretenimento, outrora simples, na multibilionária indústria gamer, cujo poderio financeiro supera até mesmo outras indústrias do setor, tais como a fílmica e a musical. Todavia, esse mesmo grupo de homens foi responsável, direta ou indiretamente, por imprimir, nos games, os ideais machistas e sexistas de suas gerações, que perduram até hoje. O presente trabalho busca, por meio da semiótica greimasiana, compreender como se dá o discurso preconceituoso e intolerante para com a mulher, mas que também pode servir de base para estudos focados em outras minorias, no universo gamer. Analisamos três games da franquia Tomb Raider, de épocas diferentes, para verificar se houve mudança no tipo de representação da protagonista, e comentamos a respeito da presença feminina tanto em outros games quanto na própria indústria e/ou como público consumidor desse tipo de entretenimento, que atinge, em 2020/2021, sua nona geração. Constatamos, como resultado desta pesquisa, que há um processo gradual para que os games sejam mais inclusivos e menos intolerantes, mas que ainda há muito a ser feito.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelUniversidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesssemiótica greimasianagamesdiscurso preconceituosointolerânciafeminismoO feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426http://lattes.cnpq.br/6820875792315384Bueno, Alexandre MarceloLima, Eliane Soares deVideo game’s history has shown us how a group of men, across many generations, was capable of transforming a simple entertainment into the multibillionaire gaming industry, which has enough financial power to overshadow the film and music industries in gross income. However, this same group was also responsible for imprinting, either directly or indirectly, their sexist beliefs into videogames, which is still present. Based on this, the current job’s aim is to comprehend how discriminatory and intolerant discourses happen against women in the gaming world, though it can also be expanded to studies including other groups. By using Greimas’ Semiotics, we analyzed three games from the Tomb Raider’s franchise from different generations, looking for changes made, over time, on how female characters are represented in each of them, as well as how present they are in other games, the gaming industry, and the gaming community. Even though gaming has recently reached its ninth generation, we conclude that changes, aiming at more inclusive and less intolerant games, are growing steadily, albeit slowly, and that there’s still a lot more to do to make the gaming community a better place for everyone.greimas’ semioticsgamingintolerancediscriminatory discoursefeminismBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESORIGINALGabriel Batista Novaes.pdfGabriel Batista Novaes.pdfGabriel Batista Novaesapplication/pdf7479526https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/1/Gabriel%20Batista%20Novaes.pdf2a83578933dac66925fadc3af01a7808MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/3/license.txtfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTGabriel Batista Novaes.pdf.txtGabriel Batista Novaes.pdf.txtExtracted texttext/plain300426https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/4/Gabriel%20Batista%20Novaes.pdf.txt37a1709fe474af081efc5806d9b305b7MD54THUMBNAILGabriel Batista Novaes.pdf.jpgGabriel Batista Novaes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/5/Gabriel%20Batista%20Novaes.pdf.jpgb2226ab70f33b96325d5f34f9428fe16MD5510899/286972022-01-27 03:01:09.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
title O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
spellingShingle O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
Novaes, Gabriel Batista
semiótica greimasiana
games
discurso preconceituoso
intolerância
feminismo
title_short O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
title_full O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
title_fullStr O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
title_full_unstemmed O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
title_sort O feminino nos games: preconceito e representatividade da mulher, na perspectiva da semiótica discursiva
author Novaes, Gabriel Batista
author_facet Novaes, Gabriel Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Gabriel Batista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
contributor_str_mv Barros, Diana Luz Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica greimasiana
games
discurso preconceituoso
intolerância
feminismo
topic semiótica greimasiana
games
discurso preconceituoso
intolerância
feminismo
description A história dos videogames nos mostra como um grupo de homens, em diferentes gerações, foi capaz de tornar uma fonte de entretenimento, outrora simples, na multibilionária indústria gamer, cujo poderio financeiro supera até mesmo outras indústrias do setor, tais como a fílmica e a musical. Todavia, esse mesmo grupo de homens foi responsável, direta ou indiretamente, por imprimir, nos games, os ideais machistas e sexistas de suas gerações, que perduram até hoje. O presente trabalho busca, por meio da semiótica greimasiana, compreender como se dá o discurso preconceituoso e intolerante para com a mulher, mas que também pode servir de base para estudos focados em outras minorias, no universo gamer. Analisamos três games da franquia Tomb Raider, de épocas diferentes, para verificar se houve mudança no tipo de representação da protagonista, e comentamos a respeito da presença feminina tanto em outros games quanto na própria indústria e/ou como público consumidor desse tipo de entretenimento, que atinge, em 2020/2021, sua nona geração. Constatamos, como resultado desta pesquisa, que há um processo gradual para que os games sejam mais inclusivos e menos intolerantes, mas que ainda há muito a ser feito.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-26T19:05:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-26T19:05:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28697
url https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/28697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/1/Gabriel%20Batista%20Novaes.pdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/2/license_rdf
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/3/license.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/4/Gabriel%20Batista%20Novaes.pdf.txt
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/28697/5/Gabriel%20Batista%20Novaes.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a83578933dac66925fadc3af01a7808
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
fb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57
37a1709fe474af081efc5806d9b305b7
b2226ab70f33b96325d5f34f9428fe16
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177221861081088