Costuras urbanas : transpondo as barreiras da caminhabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21072 |
Resumo: | O tecido urbano de São Paulo tem um aspecto fragmentado, caracterizado pelo recorte causado pelas grandes vias radiais da cidade, como as grandes avenidas e marginais. Esse desenho da cidade deu-se de maneira progressiva ao longo da história, baseado em uma lógica rodoviarista e progressista, de priorização do sistema rodoviário no espaço público. Desta forma, esse estudo irá fazer uma análise do desenvolvimento urbano de São Paulo, que se baseia nessa lógica automotiva, com intenção de perceber de que maneira a mobilidade, as formas de deslocamento, as transposições, os espaços entre lugares, ou seja, os percursos da cidade, alteram as relações humanas com a cidade. É discutido também a importância da qualificação desses percursos, as inter-relações do pedestre com a rua, e do resgate da preocupação com a escala local para a dinâmica urbana das cidades. |
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