Costuras urbanas : transpondo as barreiras da caminhabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Migottto, Gabriella dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21072
Resumo: O tecido urbano de São Paulo tem um aspecto fragmentado, caracterizado pelo recorte causado pelas grandes vias radiais da cidade, como as grandes avenidas e marginais. Esse desenho da cidade deu-se de maneira progressiva ao longo da história, baseado em uma lógica rodoviarista e progressista, de priorização do sistema rodoviário no espaço público. Desta forma, esse estudo irá fazer uma análise do desenvolvimento urbano de São Paulo, que se baseia nessa lógica automotiva, com intenção de perceber de que maneira a mobilidade, as formas de deslocamento, as transposições, os espaços entre lugares, ou seja, os percursos da cidade, alteram as relações humanas com a cidade. É discutido também a importância da qualificação desses percursos, as inter-relações do pedestre com a rua, e do resgate da preocupação com a escala local para a dinâmica urbana das cidades.
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