Discurso político e discurso religioso evangélico: intersecções semióticas de discursos de Jair Messias Bolsonaro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33748 |
Resumo: | O Brasil foi forjado culturalmente de acordo com uma cultura judaico-cristã. Com as leis que seguimos, com as festividades e os feriados que guardamos, nota-se que essa formação seguiu — e ainda segue — essa cultura. Em vista disso, por mais que muitas mudanças são visíveis no que tange ao aspecto de vida dos brasileiros nos últimos anos, ainda temos bem claro esse estilo de vida condizente com essa cultura. Assim, podemos ver os costumes que norteiam essa cultura sendo não apenas fortemente enraizados como também meio de discursos, inclusive os políticos. Na tentativa de vencer eleições, candidatos usam em seus discursos políticos aspectos de discursos religiosos, ou seja, utilizam-se de uma sacralização do discurso político, defendendo o que grupos religiosos baseados na cultura judaico-cristã entendem como o melhor para o país. Em vista desse contexto, este trabalho busca analisar como, em seus discursos políticos, Jair Messias Bolsonaro se apropria de aspectos religiosos, visando a alcançar, principalmente, os evangélicos, que são o foco de pesquisa de nosso trabalho. O objetivo desta pesquisa, portanto, é apresentar como o discurso político tem se apropriado de termos religiosos para o convencimento de eleitores, enquanto os objetivos específicos desdobram-se em: i) verificar como esse convencimento foi construído visando especificamente o grupo evangélico; ii) analisar se tal convencimento pode ser ferramenta suficiente para a eleição de um político; iii) apontar os caminhos utilizados para se chegar a esse convencimento; e iv) apontar, se nesses discursos, aparecem tentativa de troca de favores entre o candidato Jair Messias Bolsonaro e os líderes evangélicos. Sob esse intuito, o arcabouço teórico se fundamenta em essência nos estudos semióticos de Algirdas Julius Greimas, cujos aprofundamentos e contribuições sustentam as análises. Diante da análise de três discursos de Jair Messias Bolsonaro — 1) o discurso do candidato Jair Messias Bolsonaro para a eleição presidencial; 2) o discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro em uma homenagem a um músico; e 3) o discurso do candidato à reeleição presidente Jair Messias Bolsonaro —, observa-se que Jair Messias Bolsonaro, nos três discursos, mesmo em situações diferentes, manteve a mesma base discursiva de convencimento no intuito de agradar e aumentar o número de seus eleitores, principalmente no meio evangélico. Por fim, as conclusões alcançadas nos apresentam uma hipótese que, apesar de sair derrotado na última eleição, diferentemente do que ocorreu na primeira, os resultados da votação, em números, mostraram que Bolsonaro teve um aumento no convencimento de seus eleitores evangélicos (bem como no convencimento dos não evangélicos), isto é, ele soube convencer esse grupo específico (com potencial para aumentar) por meio de seus discursos o que poderá, mostrar, assim, uma possível consolidação do “bolsonarismo” nos próximos pleitos. |
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Rios , Helio SalesBarros, Diana Luz Pessoa de2023-12-07T19:11:29Z2023-12-07T19:11:29Z2023-11-29O Brasil foi forjado culturalmente de acordo com uma cultura judaico-cristã. Com as leis que seguimos, com as festividades e os feriados que guardamos, nota-se que essa formação seguiu — e ainda segue — essa cultura. Em vista disso, por mais que muitas mudanças são visíveis no que tange ao aspecto de vida dos brasileiros nos últimos anos, ainda temos bem claro esse estilo de vida condizente com essa cultura. Assim, podemos ver os costumes que norteiam essa cultura sendo não apenas fortemente enraizados como também meio de discursos, inclusive os políticos. Na tentativa de vencer eleições, candidatos usam em seus discursos políticos aspectos de discursos religiosos, ou seja, utilizam-se de uma sacralização do discurso político, defendendo o que grupos religiosos baseados na cultura judaico-cristã entendem como o melhor para o país. Em vista desse contexto, este trabalho busca analisar como, em seus discursos políticos, Jair Messias Bolsonaro se apropria de aspectos religiosos, visando a alcançar, principalmente, os evangélicos, que são o foco de pesquisa de nosso trabalho. O objetivo desta pesquisa, portanto, é apresentar como o discurso político tem se apropriado de termos religiosos para o convencimento de eleitores, enquanto os objetivos específicos desdobram-se em: i) verificar como esse convencimento foi construído visando especificamente o grupo evangélico; ii) analisar se tal convencimento pode ser ferramenta suficiente para a eleição de um político; iii) apontar os caminhos utilizados para se chegar a esse convencimento; e iv) apontar, se nesses discursos, aparecem tentativa de troca de favores entre o candidato Jair Messias Bolsonaro e os líderes evangélicos. Sob esse intuito, o arcabouço teórico se fundamenta em essência nos estudos semióticos de Algirdas Julius Greimas, cujos aprofundamentos e contribuições sustentam as análises. Diante da análise de três discursos de Jair Messias Bolsonaro — 1) o discurso do candidato Jair Messias Bolsonaro para a eleição presidencial; 2) o discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro em uma homenagem a um músico; e 3) o discurso do candidato à reeleição presidente Jair Messias Bolsonaro —, observa-se que Jair Messias Bolsonaro, nos três discursos, mesmo em situações diferentes, manteve a mesma base discursiva de convencimento no intuito de agradar e aumentar o número de seus eleitores, principalmente no meio evangélico. Por fim, as conclusões alcançadas nos apresentam uma hipótese que, apesar de sair derrotado na última eleição, diferentemente do que ocorreu na primeira, os resultados da votação, em números, mostraram que Bolsonaro teve um aumento no convencimento de seus eleitores evangélicos (bem como no convencimento dos não evangélicos), isto é, ele soube convencer esse grupo específico (com potencial para aumentar) por meio de seus discursos o que poderá, mostrar, assim, uma possível consolidação do “bolsonarismo” nos próximos pleitos.https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/33748Universidade Presbiteriana Mackenziediscurso políticodiscurso religiosoDeuspátriafamília e liberdadeJair Messias BolsonaroDiscurso político e discurso religioso evangélico: intersecções semióticas de discursos de Jair Messias Bolsonaroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://lattes.cnpq.br/4742321400577426https://orcid.org/0000-0001-5182-6767http://lattes.cnpq.br/1195155764737557Bueno, Alexandre Marcelohttp://lattes.cnpq.br/4102309176261051https://orcid.org/0000-0002-0798-3615Cardoso, Dario de Araújohttp://lattes.cnpq.br/0321924440998430https://orcid.org/0000-0001-6130-1518Campos, Norma Discini dehttp://lattes.cnpq.br/0026069375576358Cortina, Arnaldohttp://lattes.cnpq.br/3620363368809340https://orcid.org/0000-0001-9404-8352Brazil was culturally forged according to a Judeo-Christian culture. With the laws we follow, with the festivities and holidays we keep, it is clear that this cultural formation followed — and still follows — this culture. In view of this, even though many changes are visible in terms of the way of life of Brazilians in recent years, we still have a very clear lifestyle that is consistent with this culture. Thus, we can see the customs that guide this culture being not only strongly rooted but also a means of discourse, including political ones. In an attempt to win elections, candidates use aspects of religious speeches in their political speeches, that is, they use a sacralization of political speech, defending what religious groups based on Judeo Christian culture understand as the best for the country. In view of this context, this work seeks to analyze how, in his political speeches, Jair Messias Bolsonaro appropriates religious aspects, aiming to reach, mainly, evangelicals, who will be the research focus of our work. The objective of this research is to present how the political discourse has appropriated religious terms to convince voters, while the specific objectives are: i) to verify how this conviction takes place in the evangelical group; ii) analyze whether such persuasion can be a sufficient tool for electing a politician ; iii) point out the paths used to reach this conviction; iv) point out, if in these speeches, there appears an attempt to exchange favors between candidate Jair Messias Bolsonaro and evangelical leaders. For this purpose, the theoretical framework is essentially based on the semiotic studies of Algirdas Julius Greimas, whose contributions and insights support the analyses. Upon analyzing three speeches by Jair Messias Bolsonaro — 1) Speech by candidate Jair Messias Bolsonaro for the presidential election; 2) Speech by President Jair Messias Bolsonaro in homage to a musician; and 3) Speech by candidate for re-election President Jair Messias Bolsonaro —, it was observed that Jair Messias Bolsonaro in the three speeches, even in different situations, maintained the same discursive basis of persuasion in order to please and increase the number of his voters, especially in the evangelical milieu. Finally, the conclusions reached present us with a hypothesis that, despite being defeated in the last election, unlike what happened in the first, the voting results, in numbers, showed that Bolsonaro had an increase in the conviction of his evangelical voters (as well as in convincing non-evangelicals), that is, he knew how to convince this specific group (with the potential to increase) through his speeches, which could thus show a possible consolidation of “Bolsonarism” in the next elections.politicaldiscoursereligiousdiscourseGodfatherlandfamily and freedomBrasilCentro de Comunicação e Letras (CCL)UPMLetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82269https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8ae2e58e-8673-49c4-88a3-58300f0b79bc/downloadf0d4931322d30f6d2ee9ebafdf037c16MD51ORIGINALHelio Sales Rios.pdfHelio Sales Rios.pdfapplication/pdf2917748https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a0f34b5f-9fbf-490e-92e2-1a4bbd83ec13/download36001120df92ebe37cd88f8128a56f48MD52TEXTHelio Sales Rios.pdf.txtHelio Sales Rios.pdf.txtExtracted texttext/plain572075https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/64879dec-dce5-445a-ba38-1b1ddc2e7880/download4bf2d218b6a565c0991c46eaa3c12ab2MD53THUMBNAILHelio Sales Rios.pdf.jpgHelio Sales Rios.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2479https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/fe4bb419-049e-4c61-bb11-484da657aa69/downloadafa1c5af3562095bf6c0ce1316b174baMD5410899/337482023-12-08 01:00:30.047oai:dspace.mackenzie.br:10899/33748https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-12-08T01:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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