Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marra, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575
Resumo: Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização.
id UPM_e516ed811dc3c92bbb440f331b3d7a42
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/22575
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/7613176591861089Marra, Silvia CristinaMasini, Elcie Aparecida Fortes Salzanohttp://lattes.cnpq.br/70265490909206162016-03-15T19:40:22Z2020-03-19T15:20:09Z2007-08-142020-03-19T15:20:09Z2006-03-13Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização.The objective of the present study is to verify the telling tales as a strategy to language stimulation of children with brain paralysis and mental disabilities, in fonoaudiological practice. This study includes a review of the concepts of stories, tales, telling tales, types of narrative, language, brain paralysis and mental disabilities. It describes the telling tales attending process of 4 children, 2 male and 2 female, age from 4 to 5 years, with brain paralysis and mental disabilities, from the Fonoaudiological Mental Dificiency Outpatient of Casas Andre Luiz, during five months. These children were in the company of their mothers. The meetings were recorded and the data were analysed regarding the recorded meetings, the registered observations and the answers to the two questionaires applied to the mothers. The first one was applied in the begining of the study with questions about themselves and the second one was applied in the end of the study with questions about their children. The results showed that the stimulation of language in children with disabilities can be done using the telling tales, regarding the subjects needs. The results also show an improvement in social interactions, in attention, in memory and in vocalization.application/pdfMARRA, Silvia Cristina. Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575porUniversidade Presbiteriana Mackenziehistóriasparalisia cerebraldeficiência mentallinguagemfonoaudiologiatelling talesbrain paralysismental disabilitieslanguagefonoaudiologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3920/Silvia%20Cristina%20Marra.pdf.jpgContando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESant´anna, Paulo Afraniohttp://lattes.cnpq.br/5494002245543403Guedes, Zelita Caldeira Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0030052121324047BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALSilvia Cristina Marra.pdfSilvia Cristina Marra.pdfapplication/pdf1006048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/15272254-9824-4581-8435-48298cb9e433/download58d56f91421da4ce5e5c0ed2b27479c4MD51TEXTSilvia Cristina Marra.pdf.txtSilvia Cristina Marra.pdf.txtExtracted texttext/plain336930https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1059814b-6b39-4e6e-ba62-46bfba088fb8/downloadbb1e820c13dd97dc7ca78f38ce696d19MD52THUMBNAILSilvia Cristina Marra.pdf.jpgSilvia Cristina Marra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e10bc53-5fe7-46d8-b4d3-d8f1df8ff347/downloada94bd7ae68be9ca18d0f3e985a71ad98MD5310899/225752022-03-14 15:40:33.898oai:dspace.mackenzie.br:10899/22575https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:40:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
title Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
spellingShingle Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
Marra, Silvia Cristina
histórias
paralisia cerebral
deficiência mental
linguagem
fonoaudiologia
telling tales
brain paralysis
mental disabilities
language
fonoaudiology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
title_full Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
title_fullStr Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
title_full_unstemmed Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
title_sort Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
author Marra, Silvia Cristina
author_facet Marra, Silvia Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7613176591861089
dc.contributor.author.fl_str_mv Marra, Silvia Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7026549090920616
contributor_str_mv Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano
dc.subject.por.fl_str_mv histórias
paralisia cerebral
deficiência mental
linguagem
fonoaudiologia
topic histórias
paralisia cerebral
deficiência mental
linguagem
fonoaudiologia
telling tales
brain paralysis
mental disabilities
language
fonoaudiology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv telling tales
brain paralysis
mental disabilities
language
fonoaudiology
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-13
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-14
2020-03-19T15:20:09Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:40:22Z
2020-03-19T15:20:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARRA, Silvia Cristina. Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575
identifier_str_mv MARRA, Silvia Cristina. Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/15272254-9824-4581-8435-48298cb9e433/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1059814b-6b39-4e6e-ba62-46bfba088fb8/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e10bc53-5fe7-46d8-b4d3-d8f1df8ff347/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 58d56f91421da4ce5e5c0ed2b27479c4
bb1e820c13dd97dc7ca78f38ce696d19
a94bd7ae68be9ca18d0f3e985a71ad98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820023574102016