Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575 |
Resumo: | Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização. |
id |
UPM_e516ed811dc3c92bbb440f331b3d7a42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/22575 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7613176591861089Marra, Silvia CristinaMasini, Elcie Aparecida Fortes Salzanohttp://lattes.cnpq.br/70265490909206162016-03-15T19:40:22Z2020-03-19T15:20:09Z2007-08-142020-03-19T15:20:09Z2006-03-13Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização.The objective of the present study is to verify the telling tales as a strategy to language stimulation of children with brain paralysis and mental disabilities, in fonoaudiological practice. This study includes a review of the concepts of stories, tales, telling tales, types of narrative, language, brain paralysis and mental disabilities. It describes the telling tales attending process of 4 children, 2 male and 2 female, age from 4 to 5 years, with brain paralysis and mental disabilities, from the Fonoaudiological Mental Dificiency Outpatient of Casas Andre Luiz, during five months. These children were in the company of their mothers. The meetings were recorded and the data were analysed regarding the recorded meetings, the registered observations and the answers to the two questionaires applied to the mothers. The first one was applied in the begining of the study with questions about themselves and the second one was applied in the end of the study with questions about their children. The results showed that the stimulation of language in children with disabilities can be done using the telling tales, regarding the subjects needs. The results also show an improvement in social interactions, in attention, in memory and in vocalization.application/pdfMARRA, Silvia Cristina. Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575porUniversidade Presbiteriana Mackenziehistóriasparalisia cerebraldeficiência mentallinguagemfonoaudiologiatelling talesbrain paralysismental disabilitieslanguagefonoaudiologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/3920/Silvia%20Cristina%20Marra.pdf.jpgContando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIESant´anna, Paulo Afraniohttp://lattes.cnpq.br/5494002245543403Guedes, Zelita Caldeira Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0030052121324047BRPsicologiaUPMDistúrbios do DesenvolvimentoORIGINALSilvia Cristina Marra.pdfSilvia Cristina Marra.pdfapplication/pdf1006048https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/15272254-9824-4581-8435-48298cb9e433/download58d56f91421da4ce5e5c0ed2b27479c4MD51TEXTSilvia Cristina Marra.pdf.txtSilvia Cristina Marra.pdf.txtExtracted texttext/plain336930https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1059814b-6b39-4e6e-ba62-46bfba088fb8/downloadbb1e820c13dd97dc7ca78f38ce696d19MD52THUMBNAILSilvia Cristina Marra.pdf.jpgSilvia Cristina Marra.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1170https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e10bc53-5fe7-46d8-b4d3-d8f1df8ff347/downloada94bd7ae68be9ca18d0f3e985a71ad98MD5310899/225752022-03-14 15:40:33.898oai:dspace.mackenzie.br:10899/22575https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T15:40:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem |
title |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem |
spellingShingle |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem Marra, Silvia Cristina histórias paralisia cerebral deficiência mental linguagem fonoaudiologia telling tales brain paralysis mental disabilities language fonoaudiology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem |
title_full |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem |
title_fullStr |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem |
title_full_unstemmed |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem |
title_sort |
Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem |
author |
Marra, Silvia Cristina |
author_facet |
Marra, Silvia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7613176591861089 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marra, Silvia Cristina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7026549090920616 |
contributor_str_mv |
Masini, Elcie Aparecida Fortes Salzano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
histórias paralisia cerebral deficiência mental linguagem fonoaudiologia |
topic |
histórias paralisia cerebral deficiência mental linguagem fonoaudiologia telling tales brain paralysis mental disabilities language fonoaudiology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
telling tales brain paralysis mental disabilities language fonoaudiology |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Este estudo objetivou verificar a possibilidade de utilizar a contação de histórias como estratégia de estimulação de linguagem, de crianças com paralisia cerebral e deficiência mental, na atuação fonoaudiológica. Inclui a fundamentação desta dissertação revisão teórica sobre as concepções de histórias, fábulas, contação de histórias, narrativa presente na formação do homem, concepção de linguagem, paralisia cerebral e deficiência mental. Descreve o contexto de atendimento a quatro crianças entre 4 e 5 anos, duas do sexo feminino e duas do sexo masculino, com paralisia cerebral e deficiência mental, acompanhadas de suas mães, durante cinco meses em oito encontros quinzenais para contação de histórias, previamente adaptadas e moldadas às necessidades específicas destas crianças atendidas no setor de Fonoaudiologia do Ambulatório de Deficiência Mental das Casas André Luiz. A coleta e os registros de dados foram realizados por meio da filmagem dos encontros, com observações anotadas no momento da contação e complementados pelas respostas das mães a dois questionários, um inicial referente a elas e outro final referente aos seus filhos. A análise dos dados, realizada confrontando expectativas familiares iniciais com constatações finais e recortes de episódios dos atendimentos, mostrou que a estimulação da linguagem de crianças deficientes pode ser feita através da contação de histórias, desde que haja algumas adaptações e modificações com base nas necessidades dos sujeitos. Os resultados apontam para uma melhora na interação social, na intenção comunicativa, na atenção, memória e vocalização. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-14 2020-03-19T15:20:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:40:22Z 2020-03-19T15:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARRA, Silvia Cristina. Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575 |
identifier_str_mv |
MARRA, Silvia Cristina. Contando histórias para crianças com deficiências: uma possibilidade de atuação fonoaudiológica na estimulação da linguagem. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/22575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/15272254-9824-4581-8435-48298cb9e433/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1059814b-6b39-4e6e-ba62-46bfba088fb8/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1e10bc53-5fe7-46d8-b4d3-d8f1df8ff347/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58d56f91421da4ce5e5c0ed2b27479c4 bb1e820c13dd97dc7ca78f38ce696d19 a94bd7ae68be9ca18d0f3e985a71ad98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820023574102016 |